A questão da educação sexual no ambiente escolar em Moçambique: um caso de estudo envolvendo professores e alunos da escola secundária 7 de abril na cidade de Chimoio
Dhimma barnoota saalqunnamtii naannoo mana barumsaa Mozaambiik
Keywords:
Educação, Sexualidade, Professores, Alunos, EscolaAbstract
O presente estudo versa em prol da educação sexual no ambiente escolar: um caso de estudo envolvendo professores e alunos da escola secundaria 7 de abril na cidade de Chimoio. O estudo objetivou compreender as formas de Educação sexual que tem sido desenvolvida no meio escolar, ampliando a compreensão sobre a necessidade de promover uma formação adequada para aperfeiçoar o conhecimento acadêmico dos professores. Para isto, foi empregada uma metodologia essencialmente mista qualitativa e os dados foram coletados através de um questionário com perguntas fechadas para os alunos e uma entrevista semiestruturada para os professores, ao qual responderam 10 professores e 20 alunos. O estudo demonstrou que os alunos sentem carência no desenvolvimento adequado e mais contínuo em sala de aula, apresentando inúmeras dúvidas sobre o tema. Os resultados das entrevistas aplicadas para os professores indicam que eles têm conhecimento sobre o assunto, mas a maioria sente necessidade de cursos de capacitação para melhorar o conhecimento do assunto. Logo, verifica-se a necessidade de implementação e desenvolvimento de cursos de formação, juntamente com a ampliação da sensibilidade e interesse por parte dos professores em aprender e dialogar sobre o tema.
***
Qorannoon ammaa kun barnoota saalqunnamtii naannoo mana barumsaa keessatti guddisuuf kan akeekedha: qorannoo haalaa barsiisotaa fi barattoota mana barumsaa sadarkaa lammaffaa 7 de Abril magaalaa Chimoio keessatti hirmaachise. Qorannoon kun gosoota barnoota saalqunnamtii manneen barnootaa keessatti qophaa’an hubachuuf kan kaayyeffate yoo ta’u, beekumsa barnootaa barsiisotaa fooyyessuuf leenjii gahaa ta’e guddisuun barbaachisaa ta’uu hubannoo babal’isuun kan kaayyeffate ture. Kanaafis mala qulqullinaa bu’uuraan walmakaa ta’e fayyadamuun odeeffannoon karaa gaaffilee barattootaaf gaaffilee cufamanii fi af-gaaffii walakkaa caaseffama qabuun barsiisotaaf taasifamuun kan walitti qabame yoo ta’u, barsiisonni 10 fi barattoonni 20 deebii kennaniiru. Qorannoon kun barattoonni daree keessatti guddina gahaa fi walitti fufiinsa qabu dhabuun akka itti dhaga’amu kan agarsiisu yoo ta’u, mata duree kana irratti shakkii hedduu dhiyeessa. Bu’aan gaaffilee barsiisota irratti hojiirra oolan dhimmicha irratti beekumsa akka qabanitti akka of ilaalan kan agarsiisu yoo ta’u, namoonni af-gaaffii godhaman harki caalaan isaanii garuu barnoota kana caalaatti hubachuuf leenjii barbaachisaa ta’uu isaa itti dhaga’ama. Kanaafuu, miiraa fi fedhii gama barsiisonni mata duree kana barachuu fi mari’achuu irratti qaban dabaluu cinaatti, koorsii leenjii hojiirra oolchuu fi qopheessuun barbaachisaa ta’uu ibsameera.
Downloads
References
BATISTA, Cláudia Aparecida. Educação e sexualidade: um diálogo com educadores. São Paulo: Ícone, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
DINIS, Neves; LUZ, Antônio. Educação sexual na perspectiva histórico-cultural. Educar, Curitiba, n.30, p. 77-87, 2007.
LEÃO, Augusto. Estudo analítico-descritivo do curso de Pedagogia da UNESP de Araraquara quanto à inserção das temáticas de sexualidade e orientação sexual na formação de seus alunos. 350f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2009.
MALINA, Robert; BOUCHARD, Claude; Bar-or, O. Crescimento, maturação e atividade física. São Paulo: Phorte, 2009.
MORAES, Mastro. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. São Paulo: Papirus, 2015.
NOVAK, Elaine. Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual com adolescentes. 38 f. Monografia. (Especialização em Ensino de Ciências) Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2013.
OLIVEIRA, Bertucci. Qual a sua formação, professor? São Paulo: Papirus, 1994.
PINTO, Venâncio. Sexualidade na escola: discursos de alunos, mães e professores. 177 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica), Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2016.
PUERTO, Castiano. Educação sexual e a escola. Lisboa: Editora ID Books, 2009
QUIRINO, George. Prática docente em sexualidade e educação sexual no espaço escolar. Curitiba: Appris, 2014.
RIBEIRO, Paulo; SOUZA, Diniz. Falando com professores das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade na sala de aula: a presença do discurso biológico. Enseñanza de las Ciencias, vol.21, nº1, p. 67-75, 2003.
SAVEGNAGO, Saurito; ARPINI, Delcio. Conversando sobre sexualidade na família: olhares de meninas de grupo populares. Caderno de Pesquisa. São Paulo, Vol. 43, n° 150, 2013.
SILVEIRA, Denise; CÓRDOVA, Fernanda. Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2009.
TIBA, Ilidio. Adolescência: O despertador do sexo. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.
TIBALLI, Elianda, Arantes; CHAVES, Sandramara M. Concepções e práticas em formação de professores diferentes olhares. Porto Alegre: Alternativa, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).