Cenas das vidas culturais indígena, afro-brasileira, africana e timorense em tempos contemporâneos

Autores

  • Itamar Rodrigues Paulino (Org.) Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil
  • Salome Nyambura (Org.) Universidade Kenyatta
  • Augusto da Silva Júnior (Org.) Universidade de Brasilia

Resumo

Este dossiê reúne artigos que procuram apresentar à sociedade elementos compositores das cenas das vidas culturais indígena, afrobrasileira, africana e timorense em tempos contemporâneos. O dossiê é composto de textos articulares que reúne uma gama de temas que permitem um diálogo francamente transdisciplinar sobre a contemporaneidade dos povos de raiz indígena, afrobrasileira, africana e timorense, apontando um cenário diverso e revelador de modos de como esses povos lidam com os mais diversos desafios e avanços no desenvolvimento social, econômico, cultural, ambiental e educacional, e é nesse sentido que o presente dossiê intenta incidir, reunindo 24 artigos com abordagens, tendências e articulações metodológicas, históricas, epistemológicas, estéticas, hermenêuticas e contextos  diversos discutindo os mais variados conjuntos de elementos que compõem o espaço onde as vidas humanas dos mais diversos povos que dão identidade e memória ao Brasil, à África e ao Timor Leste. Os textos articulam temas acadêmicos como literatura, filosofia, cultura, linguística, Sociologia, Direito; e apresentam cenários práticos que atualizam temas como processos de desenvolvimento humano, formação docente, processos de decolonização, enfrentamento à violência sexual de crianças, estudos de organizações festivas pretas na Amazônia, Saneamento básico em países da África, entre outros, colocando na agenda global das pesquisas contemporâneas os processos e trajetos, contextos e narrativas,  arranjos  institucionais e capacidades  estatais,  práticas  e  estratégias associadas ao desenvolvimento das sociedades humanas e as redefinições de seus comportamentos em relação ao meio ambiente, segurança alimentar, mudanças climáticas, democracia, cidadania, expondo questões urgentes como preconceitos, discriminações e intolerâncias frente às diferenças socioculturais; além de promover repensares sobre a relação entre diversidade e desigualdade que persistem em existir entre os povos.

Biografia do Autor

Itamar Rodrigues Paulino (Org.), Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

é graduado em Pedagogia e Filosofia Pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1989), graduado em Teologia pelo Instituto Pontifício Santo Ateneu de Roma (1997), mestrado em filosofia (Epistemologia) pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Teoria Literária (Epistemologia do Romance) pela mesma Universidade (2014). Atualmente é professor e pesquisador do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, atuando na área de formação interdisciplinar nos cursos de graduação e pós-graduação desta Instituição de Ensino Superior. No caso da Pós-Graduação, sua atividade é exercida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), e coordena o Programa de Pesquisa e Extensão em Cultura, Identidade e Memória da Amazônia (Proext-CIMA), ambos programas da UFOPA. Participa do Grupo de Pesquisa CNPQ Estudos da Amazônia, do Grupo de Pesquisa em Epistemologia do Romance, e do Grupo de Pesquisa em Culturas, Identidades e Memórias da Amazônia. A proposta de seu trabalho de pesquisa, ensino e extensão é transdisciplinar e busca vínculos entre culturas, identidades e memórias das comunidades Amazônidas a partir de estudos filosóficos, literários, antropológicos, educação e de artes. Tem realizado trabalhos em comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, apoiando-as no registro e memória de suas identidades culturais. Presta assessoria técnico-científica às cidades do oeste paraense na implantação de seus sistemas municipais de cultura, formação de conselheiros de cultura, orienta em como fazer os planos de cultura e os encaminhamentos de vinculação ao Sistema Nacional de Cultura. Orienta segmentos culturais na organização de suas ações culturais, tais como o Carnapauxis de Óbidos, o artesanato santareno, grupos de música, teatro, entre outros.

Salome Nyambura (Org.), Universidade Kenyatta

Doutora em Sociologia da Educação, é professora na Kenyatta Universidade Kenyatta, Quênia, na Escola de Educação, no Departamento de Fundamentos Educacionais. Ela também é coordenadora de exames do Programa de Líderes em Crescimento da Universidade Kenyatta. 

Augusto da Silva Júnior (Org.), Universidade de Brasilia

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (RJ), é professor da Universidade de Brasília (UnB), e pesquisador do Laboratório Transdisciplinar de Estudos sobre a Performance – TRANSE (UnB).

Downloads

Publicado

02-01-2023

Como Citar

Paulino (Org.), I. R., Nyambura (Org.), S., & Júnior (Org.), A. da S. (2023). Cenas das vidas culturais indígena, afro-brasileira, africana e timorense em tempos contemporâneos. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 10–17. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1187