A bioética e as atitudes antiéticos de enfermeiros e médicos no atendimento de pacientes na triagem: problemas e caminhos para a melhoria do atendimento público em Moçambique

Bioethics and unethical attitudes of nurses and doctors in the care of patients in triage: problems and ways to improve public care in Mozambique

Authors

Keywords:

Bioética, Atitudes antiéticas, Enfermeiros; Médicos

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar a bioética e as atitudes antiéticas de enfermeiros e médicos no atendimento de pacientes na triagem em Unidades Sanitárias. O problema visava perceber o que está por detrás do comportamento e atitudes antiéticos de enfermeiros e médicos no atendimento de pacientes na triagem em Unidades Sanitárias? A hipótese que norteou o trabalho foi a de que as atitudes antiéticas de enfermeiros e médicos no atendimento de pacientes na triagem estão relacionados com a má formação e perda de valores éticos e deontológicos por parte dos profissionais de saúde. O artigo quanto a natureza é descritivo e quanto aos objetivos é explicativa. O método de procedimento utilizado foi bibliográfico. Os resultados da pesquisa mostram que falar da bioética é preocupar-se com a qualidade no atendimento de pacientes e na condição do bem-estar do ser humano. É permitir que este possa existir com dignidade, em situações que lhe garantam o viver pleno, saudável em convivência com os outros, sem ameaça a sua condição de humano. Assim o cuidado humano permeia todo processo de viver e ser saudável, permitindo que este tenha uma morte digna dentro dos princípios éticos e morais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nídio Alberto Macie, Universidade Aberta ISCED

Mestrando em Saúde Pública na Universidade Aberta UNISCED, Licenciado em Gestão Ambiental.

Narciso Manuel Domingos Rondinho , Universidade Aberta UNISCED

Mestrando do curso de Saúde Pública na Universidade Aberta UNISCED, Médico de Clínica Geral

References

Beauchamp, T. L.; Childress, J F. Princípios de Ética Biomédica. Trad. Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola, 2002.

Clotet, J. Bioética. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2001.

Clotet, J. Bioética: uma aproximação. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2003.

Diniz, D.; Guilhem, D. O que é bioética. São Paulo: Brasiliense, 2008.

Ferreira, R. A. A Pesquisa Científica nas Ciências Socais: caracterização e procedimentos. Recife: UFPE, 1998.

Garrafa, V. Inclusão social no contexto político da bioética. Revista Brasileira de Bioética. Vol.1, nº2, p.122-32, 2005.

Garrafa, V.; Porto, D. Bioética, poder e injustiça: por uma ética de intervenção. In: Garrafa, V. ; Pessini L. (Org.). Bioética: poder e injustiça. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

Jungles, J. R. Bioética: perspectivas e desafios. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

Kipper, D.; Clotet, J. “Princípios da beneficência e não-maleficência”. In: Costa, S. I. F.; Garrafa, V. O. selka, G. (Org.). Iniciação à Bioética. Brasília: CFM, 1998, p.37-51.

Koerich, M.S.; Machado, R. R.; Costa, E. “Ética e Bioética: para dar início à reflexão”. Texto contexto – enfermagem. vol.14, n.1, p. 106-110, 2005.

Machado, M. H.; Costa H. Programa de Saúde da Família no Brasil: algumas considerações sobre o perfil de médicos e enfermeiros. In: Souza, M. F. (Org.). Os sinais vermelhos do PSF. São Paulo: Hucitec; 2002, p. 125– 132.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

Pessini, L.; Barchifontaine, C. de P. de. Problemas atuais da bioética. São Paulo: Loyola, 1991.

Rego, S.; Palácios, M.; Siqueira-Batista, R. Bioética: histórico e conceitos. Bioética para profissionais da saúde [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2009, pp. 13-38.

Zoboli, E. L. C. P.; Sartório, N. A. Bioética e Enfermagem uma interface no cuidado.2009. Disponível em: http://www.scamilo.edu.br/pdf/mundosaude/38/bioeticaeenfermagem. Acesso em: 12 abr. 2022.

Published

30-12-2022

How to Cite

Macie, N. A., & Rondinho , N. M. D. (2022). A bioética e as atitudes antiéticos de enfermeiros e médicos no atendimento de pacientes na triagem: problemas e caminhos para a melhoria do atendimento público em Moçambique: Bioethics and unethical attitudes of nurses and doctors in the care of patients in triage: problems and ways to improve public care in Mozambique. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial II), 96–109. etrieved from https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1164

Issue

Section

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações