O papel do Município de Lichinga na gestão de resíduos sólidos urbanos: (Caso dos Bairros de Sanjala e Namacula entre 2013 á 2021)

Nafasi ya Manispaa ya Lichinga katika Usimamizi wa Taka Mijini: (Kesi ya Vitongoji vya Sanjala na Namacula kati ya 2013 hadi 2021)

Autores

  • António Rodrigues Júnior Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane de Lichinga, Lichinga
  • Joaquim MIranda Maloa Rovuma University - Extension of Niassa

Palavras-chave:

O papel. Gestão. Municipio. Resíduos Sólidos. Ambiente e Saúde Publica.

Resumo

A presente artigo tem como objetivo principal de compreender o papel do município no processo de recolha e tratamento de resíduos sólidos nos bairros de Sanjala e Namacula, cidade de Lichinga, entre o período de 2013 á 2017. Por outro lado, o estudo procurou identificar as principais formas de recolha e tratamento de resíduos sólidos nos bairros, analisar as perceções dos funcionários do município e dos moradores sobre a qualidade dos serviços da recolha dos resíduos sólidos nos bairros em estudo. Utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa e para a colecta de dados, utilizou-se a entrevista – semi-estruturada e  observação para recolher informações, onde foram estrevistados 40 individuos de ambos os sexos. Os resultados indicam que o município da cidade de Lichinga não esta a comprir o seu papel proconizado pela Lei n° 2/97 de 18 de Fevereiro que da competências aos municipios para a gesta do saneamento básico e ao mesmo tempo são determinadas as formas e meios para a sua materialização, olhando, para as suas capacidades humanas, materiais, financeiras e patrimoniais, sem se esquecer de respeitar as atribuições e competências entre os órgãos autárquicos a as atribuições e competências de outras pessoas coletivas do direito público. As principais formas de recolha e tratamento de resíduos sólidos nos bairros de Sanjala e Namacula, nao são compativeis com os príncipios de um ambiente saúdavel de recolha e armazenamento dos residuos sólidos. Os funcionários do município declararam que os meios usados pelo município no processo da recolha dos resíduos sólidos são insuficientes para responder as demanda da produção do lixo, o que contribui para a permaneça do lixo por vários dias sem que seja removido e assim perigando a saúde das comunidades e os moradores não estão satisfeitos com a forma como são realizados os serviços da recolha dos resíduos sólidos nos bairros em estudo.  Como conclusão, notamos que o processo de recolha e tratamento de resíduos sólidos nos bairros de Sanjala e Namacula, cidade de Lichinga, ainda é muito fraco, o que permite o lixo produzidos sejam depositados de forma inadequada, sem cuidado algum, sendo essa uma pratica comum de quase a maior parte dos moradores dos bairros estudados.

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Muhtasari (Suaíli): Lengo kuu la makala haya ni kuelewa jukumu la manispaa katika mchakato wa kukusanya na kutibu taka ngumu katika vitongoji vya Sanjala na Namacula, jiji la Lichinga, kati ya 2013 na 2017. Kwa upande mwingine, utafiti ulitafuta kutambua. njia kuu za kukusanya na kutibu taka ngumu katika vitongoji, kuchambua maoni ya maafisa wa manispaa na wakazi kuhusu ubora wa huduma za ukusanyaji wa taka ngumu katika vitongoji vinavyofanyiwa utafiti. Mbinu ya ubora na kiasi ilitumiwa na kwa ukusanyaji wa data, mahojiano na uchunguzi wa nusu muundo ulitumika kukusanya taarifa, ambapo watu 40 wa jinsia zote walihojiwa. Matokeo hayo yanaonesha kuwa manispaa ya mji wa Lichinga haitekelezi wajibu wake uliowekwa na sheria namba 2 ya kutekelezwa kwake, kwa kuangalia uwezo wake wa kiutu, mali, kifedha na kizalendo bila kusahau kuheshimu sifa na uwezo kati ya vyombo vya manispaa na sifa na uwezo wa watu wengine wa kisheria wa sheria ya umma. Njia kuu za kukusanya na kutibu taka ngumu katika vitongoji vya Sanjala na Namacula haziendani na kanuni za mazingira yenye afya kwa ukusanyaji na uhifadhi wa taka ngumu. Viongozi wa Manispaa hiyo walitamka kuwa njia zinazotumiwa na manispaa hiyo katika zoezi la kuzoa taka ngumu hazitoshelezi kukidhi matakwa ya uzalishaji wa taka jambo ambalo linachangia uchafu huo kubaki kwa siku kadhaa bila kuondolewa na hivyo kuhatarisha afya za Jamii na wakazi. hawajaridhishwa na jinsi huduma za ukusanyaji taka ngumu zinavyotekelezwa katika vitongoji vinavyofanyiwa utafiti. Kwa kumalizia, tunaona kuwa mchakato wa ukusanyaji na matibabu ya taka ngumu katika vitongoji vya Sanjala na Namacula, jiji la Lichinga, bado ni dhaifu sana, ambayo inaruhusu taka zinazozalishwa kutupwa kwa njia isiyofaa, bila utunzaji wowote, ambayo ni mazoea. kawaida kwa karibu wakazi wengi wa vitongoji vilivyofanyiwa utafiti.

Biografia do Autor

António Rodrigues Júnior , Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane de Lichinga, Lichinga

Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Lúrio -  Campus de Wanango-Sanga. Licenciado em Administração Pública pelo  Instituto  Superior de Relações Internacionais -ISRI.  

Joaquim MIranda Maloa, Rovuma University - Extension of Niassa

Prof. Auxiliar da Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Pós-Doutor.  Doutor (PhD) em Geografia pela Universidade de São Paulo -USP e Doutor (PhD) em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar – Brasil.

Referências

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Publicado

02-01-2023

Como Citar

Junior, A. R. J. ., & Maloa, J. M. (2023). O papel do Município de Lichinga na gestão de resíduos sólidos urbanos: (Caso dos Bairros de Sanjala e Namacula entre 2013 á 2021): Nafasi ya Manispaa ya Lichinga katika Usimamizi wa Taka Mijini: (Kesi ya Vitongoji vya Sanjala na Namacula kati ya 2013 hadi 2021). NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 403–420. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1086