28.A literatura afro-brasileira em sala de aula: caminhos para o incentivo da leitura e da história e da cultura

Afro-brazilian literature in the classroom: pathways to encourage reading and history and culture

Authors

  • Ana Lúcia dos Santos Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Keywords:

Literatura, Negro, Racismo, Ensino, Cultura

Abstract

A literatura africana e afro-brasileira é uma ferramenta importante na formação do homem crítico. O ensino médio é o espaço mais adequado para a exploração do potencial do conteúdo textual, a fim de construir identidades livres de preconceito e de discriminação. A pesquisa tem como objetivo debater a relevância da literatura afro-brasileira e africana na construção de identidades críticas e inconformadas com as desigualdades. A pesquisa é de caráter bibliográfico uma vez que a partir de diversas leituras bibliográficas explica os processos de escravização, analisa as práticas racistas em obras e propõe caminhos para um ensino literário que inclui ao invés de segregar brasileiros. A pesquisa se fundamenta na Lei nº 10.639/2003, e Lei nº 7.716/1989, articuladas com revisão bibliográfica de Souza & Lima (2006), Cuti (2011), Albuquerque e Filho (2006), Cadernos Negros (2015), entre outros. Da pesquisa se conclui que há necessidade do professor de literatura aproveitar as diversas obras literárias de temática racista e preconceito com relação ao povo negro para usá-las como instrumento do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e africana. Conclui-se que se deve promover debates entre os alunos do ensino médio para que não façam ENEM apenas, mas também sejam cidadãos de respeito e respeitados pela sociedade e sem discriminação de qualquer tipo, lutando para uma sociedade mais humana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Lúcia dos Santos, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Licenciada em Letras e Língua portuguesa pela Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras, campus dos Malês. Participa e é membro do Grupo de pesquisa “África-Brasil: produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global.” Participou de diversos eventos acadêmico-científicos e projetos de pesquisa. Tem contribuído na formação de jovens estudantes em São Francisco do Conde.

References

ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FILHO, Walter Fraga. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

ALMEIDA, Geraldo Gustavo de. Heróis indígenas do Brasil: memórias sinceras de uma raça. Rio de Janeiro: Livraria Editora Cátedra, 1988.

ALVES, Maria José; TIMBANE; Alexandre António. A importância da literatura africana na transmissão da cultura no ensino médio no Brasil. Revista interfaces. vol.7, nº2, p. 78-85, 2016.

ARAUJO, Emanoel. Negras memórias, O imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão. Estudos Avançados. vol.18, nº 50, p.242- 205. 2004.

BARROS, José D’Assunção. A construção social da Cor: Diferença e desigualdade na formação da Sociedade brasileira. 3.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: vozes, 2014.

BRASIL. CNE/CP 003/2004. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorracias e para o ensino de história e cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, 2004.

BRASIL, LEI nº 10.639/2003. Torna obrigatória o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o médio.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

CADERNOS NEGROS. (Org.). Contos afro-brasileiros. vol. 38. Quilombhoje. São Paulo, 2015.

CORREIO BRASILIENSE. Obra infantil de Monteiro Lobato causa polêmica por racismo. 05/07/2012.

CUTI, Lima Barreto. Retrato do Brasil Negro. São Paulo: Ed. Selo Negro. 2011

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas/Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

IARA, 2012. Instituto vê Racismo na obra de Monteiro Lobato. Disponível em: www.oglobo.globo.com> Acesso em: 30 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

LIMA, Claudia. Reflexão sobre a História do Negro no Brasil, 2008. Disponível em: http://www.claudialima.com.br/artigos.htm. Acesso em: 24 dez. 2019.

LIMA, Tânia; NASCIMENTO, Izabel; OLIVEIRA, Andrey (Org.). Griots – culturas africanas linguagem, memória, imaginário. Natal: Lucgraf, 2009.

MELO, Elisabete; BRAGA, Luciana. História da África e Afro-Brasileira: em busca de nossas origens. São Paulo: Selo Negro, 2010.

MONTEIRO, Lobato. Caçadas de Pedrinho. Vol.3. São Paulo: Editora: globinho, 1933.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2.ed., Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

OLIVEIRA, Beatriz de Sá; Júnior, Henrique Antunes Cunha. A importância da lei federal n°10.639/003. Revista áfrica e Africanidade. Vol.16, nº17. fev./mai.2012.

PEIXOTO, Fabiana de Lima. Literatura Afro-brasileira. 2.ed. Salvador: Ed.UFBA, 2013.

PODER360. Cada vez mais o índio é 1 ser humano igual a nós, diz Bolsonaro. 23 jan. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=WX7Xrs2Y3QY>. Acesso 22 dez.2020.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula e outras obras. Série: Prazer de ler, nº11, 1958.

REGINALDO, Lucilene. Obra infantil de Monteiro Lobato é tão racista quanto o autor, afirma historiadora. Folha de São Paulo. 10. fev. 2019.

RIBEIRO, Rodrigo de Oliveira. Literatura e racismo:uma análise sobre Monteiro Lobato e sua obra. Revista Consultor Jurídico. 12. dez. 2015.

SANTOS, Alê. 2018. Impacto do racismo de Monteiro Lobato sob uma visão pessoal. Disponível em: https://www.diariocenrtodomundo.com.br. Acesso: 9 set. 2019.

SELKE, Ricardo de Castilho. Monteiro Lobato e seus críticos. XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores. Florianópolis. 27-31 jul.2015.

SILVA, Antônio Marcos Barreto et al. (2020). Panorama socioeconômico da população negra da Bahia. Textos para discussão. Salvador: SEI, 2020. Disponívelem:<http://www.sei.ba.gov.br/images/publicacoes/download/textos_discussao/texto_discussao_17.pdf>. Acesso em: 16 dez.2020.

SILVA, Fernanda Pereira de. Super-heróis negros e negras: referências para a educação das relações étnico-raciais e ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. 2018. 156p. (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro, 2018.

SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (Org.). Literatura afro-brasileira. Salvador: Fundação Palmares, 2006.

SOUZA, Wagner Silva de. O perverso Reflexo do Racismo na Literatura Brasileira. 2019. Disponível em: https://biblio.cartacapital.com.br. Acesso em: 21 dez.2020.

TIMBANE, Alexandre António; FEREIRA, Liliana Bispo. A família, a escola e o aluno: quem ensina o que e para quê? JORGE, Welington Junior (Org.). Abordagens teóricas e reflexões sobre a educação presencial a distância e corporativa. Maringá: Uniedusul, 2019. p.198-214.

Published

03-10-2022

How to Cite

Santos, A. L. dos. (2022). 28.A literatura afro-brasileira em sala de aula: caminhos para o incentivo da leitura e da história e da cultura: Afro-brazilian literature in the classroom: pathways to encourage reading and history and culture. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial I), 471–495. etrieved from https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1071