7.As competências éticas e deontológicas adquiridas pelos graduados dos Institutos de Formação de Professores: Estudo de uma Instituição de Formação de Professores Primários da cidade de Nampula
Masuwelo ni makhalelo ni ihakhi awishutti anipwanyaya mmascolani mwa osoma miteko soossomiha. Ossuwelihiwa wa nipuro nimossa ninìxuttihuwa anamassoma opurussore opirimària ya opoma ya Wamphula
Keywords:
Formação, Professor, Ética, Competências, Deontologia profisssionalAbstract
Este artigo trata das competências éticas e deontológicas adquiridas pelos graduados nos Institutos de Formação de Professores e tem como substrato a indissociabilidade destas com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Parte da certeza de que a profissionalidade do professor não se limita apenas a aspectos técnicos, mas também de um desenvolvimento profissional ético que reflita sobre a função da educação e os meios necessários para o alcance da sua finalidade. Tendo como foco a formação dos professores primários, analisa de que modo as competências éticas e deontológicas previstas nos currículos são transmitidas pelos formadores e realmente assimiladas pelos formandos. Constitui objetivo geral analisar as competências adquiridas pelos graduados; e os específicos prendem-se em identificar as competências éticas e deontológicas no currículo de formação de professores; descrever a atuação ética e deontológica dos graduados resultantes da formação profissional; analisar a influência das competências éticas e deontológicas no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa justifica-se pelo crescente distanciamento entre o ensino e os resultados de aprendizagem, evidenciado por alunos que terminam o ensino primário e ingressam no ensino secundário com dificuldades de leitura e escrita e raciocínio lógico. Inscrito no paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, o trabalho de investigação foi realizado num Instituto de Formação de Professores da cidade de Nampula, mediante a análise documental, entrevistas a sete formandos e sete formadores e observação não participante de quatro aulas de professores em exercício. Os resultados indicam que os valores éticos e deontológicos são superficialmente transmitidos e parcialmente assimilados pelos formandos, havendo, assim, a necessidade de uma estrita aproximação entre a dimensão pragmática e teleológica da profissão docente, o enriquecimento dos conteúdos e a atribuição de mais tempo de lecionação à disciplina, que permita uma melhor assimilação dos valores éticos e deontológicos relacionados à profissão docente.
***
Muuluulo (emakhuwa): Mutthokoso ola onilamula masuwelo a makhalelo ni ihakhi anaxikola aniphuraaya Mmaxikolani mwa Osoma Miteko. Nookhala nlutte nihiivalaanya masuwelo awo ni ophureya wa mwiiriira a osoma ni a oxutta. Vaaminiwaka wiira musuwanyeyo a opurusoori khoniluluwana paahi ni mavarelo miteko, masi tho onniluluwana ni osuwanyeya waya mukhalelo onooniherya maphattuwelo aya exikola ni ikaruma sinivareliwa muteko wiira ophiiwe okhomoni. Otthareleliwaka oxuttihiwa mapurusoori a opirimaariya, annithokosiwa mananna masuwelo a makhalelo ni ihaki siniwehereriwa moosomani mananna xeeni anamaxuttiha anisomihaaya ni anaxikola anisuwelaaya. Muphavelo muulupale a mutthaka ola othokosa masuwelo a makhalelo ni ihaki siphuriwe ni mapurusoori masya ni vaniphaveliwa othoonyiwa soosuweliwa sa makhalelo ni ihakhi sooniheriwe mooxuttani wa mapurusoori, othalakasa mooniheryo a makhalelo ni ihakhi a mapurusoori masya sinirwa mooxuttani muteko, othokosa maluluwanelo a masuwelo a makhalelo ni ihakhi mmwiiriirani mwa osoma ni oxutta. Muthokoso ola onnireerela okhala wiira osoma ni maphurelo aya khaniluluwana, ntoko vanoonihereyaaya anaxikola anikhuma opirimaariya erowaka ohoolo ni mikacamiho sa osoma, olepa ni mikacamiho sa akhili. Ola olemphwe ottharihelaka mitaphulelo sa ovirikana ni olamula ekeekhayi, muteko a othokosa ovariwe Muxikola Mooxutta Oprusoori opooma ya Wamphula, owehawehaka sa olemphwa, sa okohiwa sa anamaxutta athanu ni anli, anamaxuttiha tho athanu ni anli ni muwehaweho oohiira mpantta wa masomiheryo maxexe a mapurusoori. Muthokoso ola nto onnooniherya wiira eparipari ya makhalelo ni ihaki khisinisuwanyeya masumiheriwo aya ni osuweliwa waya ni anamaxutta, ti vo, vanireerelaaya, makhalelo oowaattamaniha mithaphulelo ni ekeekhayi eniphaveliwa ni muteko a opurusoori, oririmiha sa osoma ni ovaha okathi munxeene sa osomiha wa khula itisipiliina, okathi onivaha oxutta saana iparipari sa makhalelo ni ihapari siniluluwana ni muteko a opurusoori.
Downloads
References
Agibo, J. M. (2007). A Formação de professores para o ensino básico em Moçambique: análise do modelo de formação 10ª+1 ano. Caso dos Institutos de Formação de Professores da província de Nampula (2007-2016). Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Nampula.
Alarcão, I. (1996). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora.
Alarcão, I.; Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração: uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
Brito, J. H. S. (2007). Ética das profissões. Braga. UCP-Faculdade de Filosofia.
Camargo, M. (2010). Fundamentos de ética geral e profissional. 9.ed. Rio de Janeiro: Vozes.
Donaciano, B. (2006). A formação de professores primários em Moçambique: Desenvolvimento da Competência Docente dos Formandos durante o Estágio, no Modelo 10ª+1+1, Mestrado em Educação/Currículo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Convênio com a Universidade Pedagógica de Maputo.
Lodi, L. H. (Coord). (2007). Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação.
Martini, C. M. (1993). Viagem pelo vocabulário da Ética. São Paulo: UNIP.
Mazula, B. (2005). Ética, educação e criação de riqueza. Uma reflexão epistemológica. Maputo: Imprensa Universitária.
MINED (1999). Plano curricular do ensino básico-objectivos, políticas, estrutura, plano de estudos e estratégias de implementação. Maputo: INLD.
MINED (2006). Plano curricular de formação de professores primários. Maputo: INDE.
MINED (2012). Módulo de educação patriótica, ética e deontologia profissional. formação de professores do ensino primário. Maputo: INDE.
MINED (2012). Plano estratégico da educação 2012-2016. Maputo: INDE.
MINEDH (2019). Plano curricular de formação de professores primários e educadores de adultos. Maputo: INDE.
Monteiro, A. R. (2004). Educação & Deontologia. Lisboa: Escolar Editora.
Monteiro, A. R. (2005). Deontologia das profissões da educação. Coimbra: Almedina.
Nóvoa, A. (2009). Concepções e práticas de formação contínua de professores. Realidades Perspectivas. Lisboa: Dom Quixote.
Patrício, M. (1993). Lições de axiologia educacional. Temas educacionais. Lisboa: Universidade Aberta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).