Análise de estratégias de ensino de alunos surdos com base nas TIC’s Caso da Faculdade de Educação da UEM
Palavras-chave:
Surdo, Educação, Inclusão, Tecnologia, Tic'sResumo
Link do video da Língua Moçambicana de Sinais: https://youtu.be/rrGO3g8VPucO surdo na perspectiva sócio - cultural é um individuo pertencente a uma comunidade de minoria linguística, que usa a língua de sinais para a sua comunicação e no nosso contexto educacional enfrenta muitas dificuldades desde o ensino primário ao superior causada pelas dificuldades na comunicação com as pessoas da comunidade maioritária ouvinte. O presente trabalho tem por objectivo analisar as estratégias de ensino utilizadas com base nas TIC’s para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos matriculados no ensino superior em Moçambique. Durante a realização optamos por abordagem qualitativa, com os métodos de pesquisa acção e história de vida, na pesquisa descritiva, onde evidenciamos os estudantes surdos no ensino superior. Neste estudo nosso principal foco foi perceber como as TIC podem ajudar no processo educativo e que ferramentas e recursos favorecem os alunos surdos. Apesar dos avanços alcançados com mais de duas décadas de inclusão, o sistema de ensino para surdos continua com certas restrições pela falta de proficiência linguística dos professores na comunicação com alunos surdos e falta de recurso e meios de ensino que facilitem os processo ensino e aprendizagem. Neste estudo, percebemos que a perspectiva sócio cultural é adequando para caracterizar as pessoas surdas sempre que pretendemos intervir no contexto educativo e a educação para estes alunos deve ter em conta as suas especificidades, não abandonando as características das suas comunidades minoritárias linguísticas. Com o avanço tecnológico, aliado a evolução da indústria de telefonia móvel e o desenvolvimento gerações dos sistemas de comunicação, o sistema educativo poderá beneficias de maiores impulsos na elaboração de recursos e meios didácticos para a inclusão e melhoria do ensino dos alunos surdos no ensino superior em Moçambique.
Downloads
Referências
ZANDAMELA, Nehemia Gilberto Raul. Análise de estratégias de ensino de alunos surdos com base nas TIC’s Caso da Faculdade de Educação da UEM. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), vol.1, nº Especial, p.422-423, dez.2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).