Lisine yo siyiwa: Wululami ga vanu ni kukhendla leka ndhawuko wa Xiafrika /Justiça social e o kukhendla na tradição africana: reflexões à luz dos princípios de Rawls

Justiça social e o kukhendla na tradição africana: reflexões à luz dos princípios de Rawls

Autores

  • Estrela Rosa Langa Zandamela Universidade Católica de Moçambique - Moçambique
  • Pedrito Carlos Chiposse Cabrão Universidade Zambeze - Moçambique
  • Itélio Joana Muchisse Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Palavras-chave:

Kukhendla, Sinya wa minawu, Tumbunuku

Resumo

A mukwepa lowu wu ti wekisela ka muwula-wulu hi misinya ya minawu ka wuhanhi ga siku gimwe ni gimwane. Kambi, hi kwalahu, hi lavisa ku pimisisa ka kukhendla mayelanu ni misinya ya minawu, ndzene ka ndawuku ya vanu ni ka wona fumu, kota ku ponisa vanu. Hi sukela ka yena John Rawls. Hi lavelela ku vekisa a tiyisu waku: a ta tumbunuku wu ngave wu tekatekisiwa hi vanu makari ka wukungundzwane, hi txigava txa malembe. Kambi, a tumbunuku wave wu kumeka na wu mahisa wululeki ka matiku yo tlalangana, nambi wu kari wu mahisa hambanu hlengeletanu. A zwiwula-wula zwo tsalangana ka mahanhela ya wumunu.  A mukwepa lowu, wu sukela ka misinya ya minawu ya yi mbiri maielanu ni wululami ga wumunu, ku sukela ka buku ga John Rawls “Uma Teoria da Justiça”. A mamahela ya gondzo lowu ma kotekile hi ku sukela ka ku tsuwukela mi hlawutelo na kupatsiwa ka filosofi, ni hi tsuwukisa ko fananisela mi tsalwa ya kukhendla, na hi faninisa wona tumbunuku wo kari, wululekeni ga txitsungu matiku handle. Hita landzisetela tlhokovetelo ni ku hangalasiwa ka zwitirhisiwa. Kambi, hi landzisela ka mi hlamulu ya wona mukwepa lowu, hi txikelile ka magumeselu yaku: a kukhendla ka mahisa a ku a vanu vanga kululeki, nambi ku va hambunhetiwa ka timaka ta wu munu, ndzene ka misinha yo kala vanga yitive, hi timaka ta wukungundzwana ga minawu.

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O artigo diz respeito a questão da justiça social na prática tradicional conhecida por Kukhendla. Objectivo do mesmo é fazer a relação do conhecido fenómeno e os princípios da justiça na teoria da justiça social de John Rawls. O argumento que se procura sustentar é o seguinte: as práticas culturais podem ser legitimadas pelas comunidades por serem praticadas nessas culturas, há muitas gerações, mas elas podem, ao mesmo tempo, estar em conflito com certos princípios da justiça e podem ser causadores de desequilíbrio nas relações sociais, com especial enfoque para o âmbito familiar. A discussão que se levanta é fundamentada sobre os dois Princípios da Justiça, na obra de John Rawls “Uma Teoria da Justiça”. A metodologia usada para o estudo consistiu na análise de conceitos e reflexão filosófica, buscando relacionar a prática do kukhendla com a justiça social e a distribuição de recursos. A partir desta discussão chega-se à conclusão de que a prática do Kukhendla pode influenciar negativamente nas liberdades civis, assim como pode ser impulsionadora de desigualdades sociais alicerçadas em condições, geralmente de corrupção.

Biografia do Autor

Estrela Rosa Langa Zandamela, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde, Mestranda em Direitos Humanos, Justiça e Paz pela Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai; Docente na Universidade São Tomás de Moçambique (Extensão de Xai-Xai).

Pedrito Carlos Chiposse Cabrão, Universidade Zambeze - Moçambique

Bacharelado em Teologia pelo Seminário Maior São Pio X em Maputo, filiado a Pontificium Universidade Urbaniana, Roma – Itália; Bacharelado em Filosofia e Diploma em Estudos Religiosos pelo Saint Bonaventure College, Lusaka em Zâmbia, filiado ao Pontificium Athenaeum Antonianum, Roma – Itália; Doutor em Sociologia pela Universidade do Porto. Pesquisador e Docente da Universidade Zambeze.

Itélio Joana Muchisse , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Licenciado em Ensino de História e Filosofia pela Universidade Save; Mestrando em Direitos Humanos, Justiça e Paz pela Universidade Católica de Moçambique em Xai-Xai; Estudante de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Campus Feira de Santana), Pesquisador, Jornalista e Consultor.

Referências

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MAHUMANE, Jonas Alberto. “Marido Espiritual”. Possessão e Violência Simbólica no Sul de Moçambique. Tese de Doutorado. Universidade Nova de Lisboa: Lisboa, 2015.

PASSADOR, Luiz Henrique. “Eating Alone” or When Modernity Feeds Tradition Money and Magic in Southern Mozambique. Vibrant, v.5, n.2, 2008. p. 177 – 206.

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RAWLS, John. Uma Teoria de Justiça. Trad. de Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

TIVANE, Fernando Félix. A etnografia da “batalha” contra a tradição, a feitiçaria e os espíritos dos ancestrais entre os evangélicos de Maputo, Moçambique. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, 2022.

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Publicado

14-12-2023

Como Citar

Zandamela, E. R. L. ., Cabrão, P. C. C. ., & Muchisse , I. J. . (2023). Lisine yo siyiwa: Wululami ga vanu ni kukhendla leka ndhawuko wa Xiafrika /Justiça social e o kukhendla na tradição africana: reflexões à luz dos princípios de Rawls: Justiça social e o kukhendla na tradição africana: reflexões à luz dos princípios de Rawls. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial II), 453–472. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1523

Edição

Seção

Seção IV - Relatos de Experiências, Fotos, Receitas, Tradições e ritos