Perspectivas e desafios para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no contexto de multilinguismo

Kulilulieka ca katalilo nyi kusesemba, cakulongesa nyi kulilongesa ca laka lia phuthu mu kuhandjeka ca malaka andji handji ekha nyi ekha

Autores

  • Elisandro Luís Fernando Universidade Lueji A'Nkondi, Escola Pedagógica da Lunda-Norte

Palavras-chave:

Multilinguismo, Angola, Ensino-aprendizagem, Língua Portuguesa

Resumo

Quando se deu a introdução dos europeus na foz do rio Zaire, implementou-se uma política que visava unificar as regiões onde os Portugueses estavam mais concentrados, começando pela implementação de uma política linguística consubstanciada na unificação e socialização dos indígenas, no que dizia respeito à língua (aos hábitos e costumes). Com o advento das escolas, o Estado emana a Lei Norton de Matos (Lei n°13, 2001), que negava o ensino e utilização das línguas africanas (angolanas), porquanto, segundo os colonos, na altura, a única forma de os africanos serem civilizados era por meio da instrução desembocada em Língua Portuguesa. O presente artigo é constituído em seis partes principais: (i) o quadro linguístico em Angola: perspectiva histórico-evolutiva do português; (ii) as línguas bantu no panorama linguístico angolano; (iii) contexto sociocultural; (iv) políticas linguísticas e as suas influências no avanço de uma língua; (v) as influências das línguas bantu no contexto de ensino da língua portuguesa e (vi) os novos desafios para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em Angola em contexto de multilinguismo. Todos esses tópicos apresentam uma metodologia qualitativa tendo em vista o objetivo desde trabalho que foi de descrever os desafios que se devem observar no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem da mesma em contexto de várias línguas.

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Mba ha kungila ca akwa phuthu ha musulu wa luiji Zaire, yiatesa malindjekela a kukunga nowo mbunga nyi yifuci yiaco ku sali lize kaphuthu ana kalemena hauji ana kalikungulwila, coco yiaputuka nyi malindjekela a longesa lia laka liyo, ha mangana a kusesembelaho hanga akungulwiloho mbunga nyi minhaci ya akwa liavu, ha kutwala ku laka nyi (yiako ya witiliso) nyi hakuheta ca xikola, kaphuthu lia tumina ximbi yia Norton de Matos (ximbi yia 13/2001), yina kalithuna kulongesa nyi kuhandjika ca malaka akwa cihunda. Ha manajo ano, mbunga akwa África akepe hakepe amanunukine kungila mu yiako yia akwa indele, momo nyi kulita, nyi cikolonia ha ximbu liaco, ngweni mwanda te unatele akwa África apwe mu ulinange te cili mu mwanda wakwa longesela mu limi lia akwa phuthu. Lusango yiono kanatungiwa mu yihanda yisambano. (i) Citango cimako calaka mu Angola: kulifa ca kulongoloka ca cako nyi ufumbuko wa limi lia phuthu; (ii) Malaka a samuthu ha kutwala ku limi handji ku ulilongeselo wa malimi mu Angola; (iii) Undji wa mbunga nyi yiako yiaco; (iv) Malindjekela a ulongeselo nyi uxindjilo ha kuyia ku lutwe ca limwe laka; (v) Kuxindjila ca malaka a samuthu ha kuzazuluka ca longeso lia laka lia phuthu; (vi) Kusosomba ca kufumba nyi kulongoloka ca laka lia phuthu mu Angola nyi ha unji wa uhanjikilo wa malaka. Imako yia lusango yiono mweswe yiapwa kuhandjika ha kutwala ku ximbi yia nyionga litangu lia mangana a ulilongeselo wa malindjekela a yiningi yia milimo. Sango lia mulimo uno lili kulumbunuka sango lia kulimika ca tela kuhengula cinatwala ku uvumbikiso wa mana a kufumba nyi kulongoloka caco ca ihanjeka yia malaka anji.

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Biografia do Autor

Elisandro Luís Fernando, Universidade Lueji A'Nkondi, Escola Pedagógica da Lunda-Norte

Licenciado pela Escola Pedagógica da Lunda-Norte da Universidade LUEJI A’Nkondi, na Especialidade de Ensino de Língua-Portuguesa; Revisor linguístico e autor de alguns ensaios sobre o domínio da leitura publicados no jornal folha 8.

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Publicado

08-09-2024

Como Citar

Fernando, E. L. (2024). Perspectivas e desafios para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no contexto de multilinguismo: Kulilulieka ca katalilo nyi kusesemba, cakulongesa nyi kulilongesa ca laka lia phuthu mu kuhandjeka ca malaka andji handji ekha nyi ekha. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 4(2), 277–293. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1339

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Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações