A complexidade dos princípios éticos nos laboratórios clínicos dos hospitais públicos na cidade de Nampula (Nampula) e distrito de Cahora Bassa (Tete)

The complexity of ethical principles in the clinical laboratories of public hospitals in the city of Nampula (Nampula) and the district of Cahora Bassa (Tete)

Autores

  • Henrique Samuel Xai-Xai Universidade Aberta ISCED-Moçambique
  • Jaime Rui Chicra Universidade Aberta ISCED
  • João Manuel Universidade Aberta ISCED

Palavras-chave:

Princípios Éticos, Laboratórios Clínicos, Cahora-Bassa, Nampula

Resumo

O Laboratório de análises clínicas é um sector importante e faz parte integrante e é crucial na assistência de saúde em todo mundo. No que diz respeito a realização de exames laboratoriais para fins de diagnóstico, tratamento e monitoramento de diversas doenças. O presente trabalho aborda a complexidade dos princípios éticos nos Laboratórios de Análises Clínicas dos Hospitais Públicos em Moçambique, especificamente nas províncias de Tete e Nampula. É uma pesquisa de campo que se baseou na colecta e análise de dados por meio de entrevistas. A pesquisa incluiu uma fundamentação baseada em bibliografias disponíveis. Devido a complexidade dos exames laboratoriais, vários erros ocorrem durante os procedimentos em diversas fases, desde o preparo do paciente até a emissão dos resultados. A maior parte destes erros violam os princípios éticos comprometendo a decisão final do médico e o prejuízo do paciente. Neste contexto, o presente artigo faz menção de alguns desses erros éticos que ocorrem nos laboratórios dos Hospitais públicos concretamente em Tete, Distrito de Cahora Bassa e na cidade de Nampula. Da pesquisa se conclui que os princípios éticos dentro dos Laboratórios Clínicos estão relacionados directamente com as condições físicas em que os laboratórios se encontram, conduta dos provedores de saúde, incumprimento dos procedimentos laboratoriais nas três fases (pré-analítica, analítica e pós-analítica), fornecimento dos consumíveis em quantidades não suficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Samuel Xai-Xai, Universidade Aberta ISCED-Moçambique

Licenciado em Biologia pela Universidade Católica de Moçambique; Mestrando em Saúde Pública na Universidade Aberta do ISCED, Moçambique;

Jaime Rui Chicra , Universidade Aberta ISCED

Licenciado em Tecnologia Biomédica e Laboratorial pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde de Maputo; Mestrando em Saúde Pública na Universidade Aberta do ISCED, Moçambique

João Manuel, Universidade Aberta ISCED

Licenciatura em Medicina Dentária na Universidade Lúrio; Mestrando em Saúde Pública na Universidade Aberta do ISCED, Moçambique

Referências

AGARWAL, S. K.. Water pollution. Nova Délhi, s.e., 2009.

AGUIAR, C. Laboratórios de análises clínicas com sistemas de gestão da qualidade e acreditados em Moçambique. In: 2º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa. XXI Jornadas Científicas do Cológio da Especialidade de Análises Clínica e Genética Humana da Ordem dos Farmacéuticos. Maputo, 2017.

ANUNCIAÇÃO, A. L.; ZOBOLI, L. Hospital: valores éticos que expressam sua missão. Revista Assoc Med Bras. São Paulo, vol.54, nº6, p.522-528, 2008.

CHONGO, P. L. Utilizando o modelo de melhoria – ciclo de PDCA. 2017. Disponível em: http://congqualab-ins.co.mz/wp-content/uploads/2019/06/CURSO-8-Melhoria-cont%C3%ADnua.pdf. Acesso em: 02 abr.2022.

FREITAS, G. P. C. Contribuição para o custo unitário das análises laboratoriais e sua comparação com a tabela de procedimentos da Associação Médica Brasileira, em um laboratório de pequeno porte. Dissertação. 213f. Faculdade de Ciências Farmacéuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

HOSPITAL DAS CLINICAS. Guia de boas práticas laboratoriais. São Paulo: LIM, 2015.

LUMERTZ, E. S. S.; MACHADO, G. B. Bioética e Biodireito: origem, princípios e fundamentos. Revista do Ministério Público do RS, Porto Alegre, nº 81, set. 2016, p. 107-126.

MANUAL DO PARTICIPANTE. Fortalecimento da Gestão dos Laboratórios para Acreditação, Maputo, s.e., 2018.

PORTAL EDUCAÇÃO. O Respeito às Normas de Conduta em Laboratórios Clínicos, Brasil, 2022. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/o-respeito-as-normas-de-conduta-em-laboratorios-clinicos/19424. Acesso em: 02 abr.2022.

QUEIROZ, P. R. M. O conceito liberdade em Aristóteles e no existencialismo de Sartre, Anápolis. 2010. Disponível em: https://www.catolicadeanapolis.edu.br/revmagistro/wp-content/uploads/2013/05/O-CONCEITO-LIBERDADE-EM-ARIST%c3%93TELE.pdf Acesso em: 02 abr. 2022.

SDSMAS (Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social). (2022). Relatório das Actividades Realizadas nos Laboratórios de Análises Clínicas do Distrito de Nampula de Janeiro a Dezembro de 2020/2021, Nampula.

SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. (1997). O conceito de saúde, Brasil. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/ztHNk9hRH3TJhh5fMgDFCFj/. Acesso em: 31 mar. 2022.

ZOCHIO, L. B. Biossegurança em Laboratórios de Análises Clínicas, Academia de Ciência e Tecnologia, 2009. Disponível em: http://www.ciencianews.com.br/arquivos/ACET/IMAGENS/revista_virtual/administracao_laboratorial/trabzochio.pdfhttp://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23662/2021. Acesso em 02 de abr.2022.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Xai-Xai, H. S. ., Chicra , J. R. ., & Manuel, J. . (2022). A complexidade dos princípios éticos nos laboratórios clínicos dos hospitais públicos na cidade de Nampula (Nampula) e distrito de Cahora Bassa (Tete): The complexity of ethical principles in the clinical laboratories of public hospitals in the city of Nampula (Nampula) and the district of Cahora Bassa (Tete). JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 2(Especial II), 16–29. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1158

Edição

Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações