28.A literatura afro-brasileira em sala de aula: caminhos para o incentivo da leitura e da história e da cultura

Afro-brazilian literature in the classroom: pathways to encourage reading and history and culture

Autores

  • Ana Lúcia dos Santos Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Palavras-chave:

Literatura, Negro, Racismo, Ensino, Cultura

Resumo

A literatura africana e afro-brasileira é uma ferramenta importante na formação do homem crítico. O ensino médio é o espaço mais adequado para a exploração do potencial do conteúdo textual, a fim de construir identidades livres de preconceito e de discriminação. A pesquisa tem como objetivo debater a relevância da literatura afro-brasileira e africana na construção de identidades críticas e inconformadas com as desigualdades. A pesquisa é de caráter bibliográfico uma vez que a partir de diversas leituras bibliográficas explica os processos de escravização, analisa as práticas racistas em obras e propõe caminhos para um ensino literário que inclui ao invés de segregar brasileiros. A pesquisa se fundamenta na Lei nº 10.639/2003, e Lei nº 7.716/1989, articuladas com revisão bibliográfica de Souza & Lima (2006), Cuti (2011), Albuquerque e Filho (2006), Cadernos Negros (2015), entre outros. Da pesquisa se conclui que há necessidade do professor de literatura aproveitar as diversas obras literárias de temática racista e preconceito com relação ao povo negro para usá-las como instrumento do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e africana. Conclui-se que se deve promover debates entre os alunos do ensino médio para que não façam ENEM apenas, mas também sejam cidadãos de respeito e respeitados pela sociedade e sem discriminação de qualquer tipo, lutando para uma sociedade mais humana.

Biografia do Autor

Ana Lúcia dos Santos, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Licenciada em Letras e Língua portuguesa pela Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras, campus dos Malês. Participa e é membro do Grupo de pesquisa “África-Brasil: produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global.” Participou de diversos eventos acadêmico-científicos e projetos de pesquisa. Tem contribuído na formação de jovens estudantes em São Francisco do Conde.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Santos, A. L. dos. (2022). 28.A literatura afro-brasileira em sala de aula: caminhos para o incentivo da leitura e da história e da cultura: Afro-brazilian literature in the classroom: pathways to encourage reading and history and culture. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial I), 471–495. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1071