Sobre a Revista

A Ayé Revista de Antropologia tem como missão publicar trabalhos relacionados às linhas de pesquisa da Antropologia das populações afro-brasileiras, Estudos africanos, Antropologia da ciência, Antropologia do direito, Estudos de gênero, Antropologia das populações rurais/ Antropologia e campesinato, Antropologia urbana, Antropologia do corpo, Etnologia indígena, Antropologia da religião e Antropologia do Estado e do colonialismo. Além disso, busca reunir artigos que resultam de estudos etnográficos que tratam da memória coletiva, da duração, da narrativa, das formas de sociabilidade, dos sistemas simbólicos e políticos do cotidiano e de suas relações de poder. De forma especial, são selecionados os estudos que contribuam para a compreensão de aspectos fundamentais da vida urbana e rural na sociedade brasileira e dos países parceiros tendo em vista as perspectivas políticas e históricas que orientam os fenômenos da cultura nas sociedades complexas.

Edição Atual

v. 5 n. 1 (2023): Dossiê Os(as) mestres(as) e a escrita: a produção literária no engajamento do Encontro de Saberes
					Visualizar v. 5 n. 1 (2023): Dossiê Os(as) mestres(as) e a escrita: a produção literária no engajamento do Encontro de Saberes

Nas últimas décadas, as universidades públicas brasileira têm experimentado a inclusão de mestres e mestras indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, das culturas populares etc. nas suas salas de aula. Protagonizado pelo projeto Encontro de Saberes (vinculado ao INCTI/UnB), os(as) mestres(as) têm se feito presentes nas universidades enquanto professores(as), lecionando disciplinas e cursos que têm como tema suas distintas tradições e saberes. Essas experiências não param na sala de aula, e têm repercutido na forma de produções colaborativas de artigos, livros e entrevistas, de autoria própria dos mestres e mestras ou em parceria com docentes das universidades. Além disso, a trajetória e os saberes dos mestres e mestras tem se tornado de interesse de professores(as) engajadas, principalmente com o intuito de confeccionar os memoriais ou dossiês sobre esses sujeitos, com vista a apresentar suas candidaturas ao título de Notório Saber – presentes em um número cada vez maior de universidades brasileiras. O presente dossiê reune reflexões e trabalhos sobre a nova produção literária que emerge no engajamento do Encontro de saberes. O conjunto de textos que compõem esse dossiê é bastante heterogêneo e adota diferentes estéticas literárias, mas tem como proposta específica o foco nos mestres e mestras que participaram ou se vincularam ao projeto Encontro de Saberes em algum momento.

Publicado: 30-12-2023

Apresentação

Dossiê Os(as) mestres(as) e a escrita: a produção literária no engajamento do Encontro de Saberes

Ver Todas as Edições