O papel da educação na preservação da cultura moçambicana num mundo globalizado

Autores

  • Ocacio Manuel Fernando Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Palavras-chave:

Educação, Cultura moçambicana, Globalização, Preservação

Resumo

Este artigo aborda o papel fundamental da educação na preservação da cultura moçambicana diante dos desafios impostos pela globalização. Com o rápido avanço da globalização, Moçambique enfrenta mudanças culturais significativas que podem ameaçar a identidade nacional e a diversidade cultural. A educação desempenha um papel crucial na promoção da consciência cultural, no fortalecimento da identidade nacional e na valorização das tradições e línguas moçambicanas. Neste estudo, analisamos como a educação pode ser um agente ativo na preservação cultural, capacitando os cidadãos a enfrentarem as influências globais de maneira crítica e construtiva. Em suma, a educação desempenha um papel crucial na preservação da cultura moçambicana em um mundo globalizado. Através de uma abordagem educacional que integre conteúdos culturais nos currículos e que promova o respeito pela diversidade, é possível garantir que as gerações futuras apreciem e valorizem a riqueza cultural de Moçambique. Além disso, o uso adequado da tecnologia pode ampliar o alcance desses esforços, contribuindo para uma maior conscientização e valorização da cultura moçambicana no âmbito nacional e internacional. Ao investir na educação como uma força motriz para a preservação cultural, Moçambique estará construindo um futuro sólido e conectado com suas raízes ancestrais. Quanto à metodologia a presente pesquisa é fruto de uma reflexão teórica embasada na pesquisa bibliográfica. Neste tipo de pesquisa, o foco principal está na consulta e análise de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos, teses, documentos governamentais, relatórios e outras publicações relevantes relacionadas ao tema em que se preza abordar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ocacio Manuel Fernando, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Doutoramento em Ciências da comunicação com  especialização em Marketing na Universidade católica de Moçambique - Faculdade de Educação Comunicação da Universidade católica de Moçambique, Mestre em Administração e Gestão de Negócios pela UCM - Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, Licenciado em Economia e Gestão pela UCM - Faculdade de Economia e Gestão. Exerce a função de Gestor do centro de recursos de Gurué do Instituto de Educação - UCM, Membro do conselho Científico da Universidade Católica de Moçambique - Extensão de Gurue. Orienta trabalhos investigativos dos ciclos de estudo de mestrado e Licenciatura. Dedica-se à investigação científica em vários domínios de atuação relacionados com a economia, gestão, comunicação e marketing e educação.

Referências

MAZULA, B. Educação, cultura e ideologia em Moçambique: 1975–1985. Lisboa, p. 28–52, 1995.

MAGODO, Z. J. Diversidade cultural moçambicana: um olhar pela identidade da cultura e globalização em Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde (BA), v. 3, n. 2, p. 49–62, jul./dez. 2023.

MALVENTANO, A. Globalização e homogeneização cultural. [S.l.]: [s.n.], 2018.

ANIFO, I. M. M. A identidade da cultura moçambicana: paradigmas, características e manifestações. [S.l.]: [s.n.], 2018.

JENNINGS, J. Globalizations and the ancient world. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 1–15.

Downloads

Publicado

29-07-2025

Como Citar

Fernando, O. M. (2025). O papel da educação na preservação da cultura moçambicana num mundo globalizado. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 5(1), 217–229. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/njingaesape/article/view/1419

Edição

Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações