O papel da educação na preservação da cultura moçambicana num mundo globalizado

Auteurs

  • Ocacio Manuel Fernando Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Mots-clés :

Educação, Cultura moçambicana, Globalização, Preservação

Résumé

Este artigo aborda o papel fundamental da educação na preservação da cultura moçambicana diante dos desafios impostos pela globalização. Com o rápido avanço da globalização, Moçambique enfrenta mudanças culturais significativas que podem ameaçar a identidade nacional e a diversidade cultural. A educação desempenha um papel crucial na promoção da consciência cultural, no fortalecimento da identidade nacional e na valorização das tradições e línguas moçambicanas. Neste estudo, analisamos como a educação pode ser um agente ativo na preservação cultural, capacitando os cidadãos a enfrentarem as influências globais de maneira crítica e construtiva. Em suma, a educação desempenha um papel crucial na preservação da cultura moçambicana em um mundo globalizado. Através de uma abordagem educacional que integre conteúdos culturais nos currículos e que promova o respeito pela diversidade, é possível garantir que as gerações futuras apreciem e valorizem a riqueza cultural de Moçambique. Além disso, o uso adequado da tecnologia pode ampliar o alcance desses esforços, contribuindo para uma maior conscientização e valorização da cultura moçambicana no âmbito nacional e internacional. Ao investir na educação como uma força motriz para a preservação cultural, Moçambique estará construindo um futuro sólido e conectado com suas raízes ancestrais. Quanto à metodologia a presente pesquisa é fruto de uma reflexão teórica embasada na pesquisa bibliográfica. Neste tipo de pesquisa, o foco principal está na consulta e análise de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos, teses, documentos governamentais, relatórios e outras publicações relevantes relacionadas ao tema em que se preza abordar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ocacio Manuel Fernando, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Doutoramento em Ciências da comunicação com  especialização em Marketing na Universidade católica de Moçambique - Faculdade de Educação Comunicação da Universidade católica de Moçambique, Mestre em Administração e Gestão de Negócios pela UCM - Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, Licenciado em Economia e Gestão pela UCM - Faculdade de Economia e Gestão. Exerce a função de Gestor do centro de recursos de Gurué do Instituto de Educação - UCM, Membro do conselho Científico da Universidade Católica de Moçambique - Extensão de Gurue. Orienta trabalhos investigativos dos ciclos de estudo de mestrado e Licenciatura. Dedica-se à investigação científica em vários domínios de atuação relacionados com a economia, gestão, comunicação e marketing e educação.

Références

MAZULA, B. Educação, cultura e ideologia em Moçambique: 1975–1985. Lisboa, p. 28–52, 1995.

MAGODO, Z. J. Diversidade cultural moçambicana: um olhar pela identidade da cultura e globalização em Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde (BA), v. 3, n. 2, p. 49–62, jul./dez. 2023.

MALVENTANO, A. Globalização e homogeneização cultural. [S.l.]: [s.n.], 2018.

ANIFO, I. M. M. A identidade da cultura moçambicana: paradigmas, características e manifestações. [S.l.]: [s.n.], 2018.

JENNINGS, J. Globalizations and the ancient world. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 1–15.

Téléchargements

Publiée

29-07-2025

Comment citer

Fernando, O. M. (2025). O papel da educação na preservação da cultura moçambicana num mundo globalizado. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 5(1), 217–229. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/njingaesape/article/view/1419

Numéro

Rubrique

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações