O papel dos influenciadores digitais no Marketing de Influência dos Restaurantes - Cidade de Maputo

Basa revapesvedzera vedhijitari muRestaurant Influencer Marketing - Guta reMaputo

Autores

  • Sonia Banguira Posse Universidade Catolica de Mocambique

Palavras-chave:

Influenciadores, Marketing, Papel, Restaurantes, Maputo

Resumo

Com a crescente digitalização de todos os aspectos da vida humana, as pessoas sentem-se a cada vez mais bombardeadas e sobrecarregadas pelas persistentes tentativas das varias marcas chamarem atenção de potenciais consumidores, com a intensão de converte-los em clientes. Este estudo visa é analisar o papel dos influenciadores no Marketing de Influência dos Restaurantes - Cidade de Maputo. A pesquisa em questão é qualitativa e analisou cinco restaurantes (dois portugueses, dois moçambicanos e um japonês) através de entrevistas com gerentes e influenciadores, além de pesquisa bibliográfica e virtual. Os resultados da pesquisa revelaram que os restaurantes têm tido bons resultados nas parcerias com os influenciadores digitais. Não existem influenciadores digitais especializados ou dedicados unicamente ao sector de restauração. Os principais influenciadores chegam a ter mais de 1 milhão de seguidores em múltiplas plataformas digitais, tais como, o Instagram e o  Facebook.

****

Chidzidzo ichi chinoongorora basa revapesvedzeri vedhijitari mukushambadzira kushambadzira kunoshandiswa kuchikamu cheresitorendi muGuta reMaputo. Tsvagiridzo yemhando yepamusoro yakafukidza maresitorendi mashanu: maviri anoshanda muchiPutukezi cuisine, maviri muMozambican cuisine uye imwe muchiJapan. Dhata yakaunganidzwa kuburikidza nekubvunzurudzwa nemamaneja nevapesvedzera, mukuwedzera kune bibliographic uye chaiyo yekutsvaga. Mhedzisiro yacho yakaratidza kuti kudyidzana nevanoita zvemadhijitari kwave kushanda, kunyanya mukukwezva vatengi. Nekudaro, zvakaonekwa kuti hapana vapesvedzeri vane hunyanzvi kana vakazvipira kuchikamu cheresitorendi muMozambique. Zvisinei neizvi, vapesvedzera vane vateveri vanopfuura miriyoni imwe pamapuratifomu akadai se Instagram ne Facebook vanokwanisa kukanganisa veruzhinji zvakanyanya. Kunyangwe nekushaikwa kwehunyanzvi uye mutsauko mumamodhi emuhoro, kudyidzana uku kunomira pachena nekushanda kwavo uye yakanakisa mutengo-bhenefiti reshiyo, inodarika kushambadzira kwechinyakare maererano nemhedzisiro inoyerwa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Banguira Posse, Universidade Catolica de Mocambique

Doutoranda em Ciências de Comunicação pela Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, Mestre em Gestão de Negócios pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique e Licenciada em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique. 

Referências

Epifani, B. (2020). Digital marketing as an essential tool for restaurants’ survival in an ever-changing future. Luiss Department of Business and Management Three-year Degree Course in Economics and Management Chair of Digital Marketing Transformation & Customer Experience.

Forbes, K. (2016). Examining the Beauty Industry’s Use of Social Influencers. Elon Communications Journal, 7.

Glucksman, M. (2017). The Rise of Social Media Influencer Marketing on Lifestyle Branding: A Case Study of Lucie Fink. Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, 8(2).

Gross, J., & von Wangenheim, F. (2018). The Big Four of Influencer Marketing-A Typology of Influencers. Marketing Review St. Gallen, 2 (2018).

Anjos, J. F. (2022). The impact of Instagram influencer marketing in the restaurant industry. International Journal of Service Science, Management, Engineering, and Technology, 13 (1).

Joshi, Y., Lim, W. M., Jagani, K., & Kumar, S. (2023). Social media influencer marketing: foundations, trends. Electronic Commerce Research.

Kroon, E., & Kadhem, N. (2023). Who Are Restaurant Influencers? A Guide to Successful Collaborations. Disponível em: https://restaurant.eatapp.co/blog/restaurant influencers#:~:text=Restaurant%20influencers%20are%20social%20media,customers%20and%20boost%20their%20business.

Lee, P-Y., Koseoglu, M. A., Qi, L., Liu, E-C., & King, B. (2021). The sway of influencer marketing: Evidence from a restaurant group. International Journal of Hospitality Management, 98, 103022.

McKinsey & Company. (2023). What is influencer marketing? Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/mckinsey-explainers/what-is-influencer-marketing

Statista. (2023). Influencer Advertising – Mozambique. Disponível em: https://www.statista.com/outlook/dmo/digital-advertising/influencer-advertising/mozambique

Venciute, D., Mackeviciene, I., Kuslys, M., & Correia, R. F. (2023). The role of influencer–follower congruence in the relationship between influencer marketing and purchase behavior. Journal of Retailing and Consumer Services, 75.

Africa Press. (2023). Teens Turning to TikTok and Instagram for News. Disponível em: https://www.africa-press.net/mozambique/all-news/teens-turning-to-tiktok-and-instagram-for-news (Acessado em 1 de setembro de 2023)

Dataportal. (2023). Digital 2023: mozambique. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-mozambique (acessado em 1 de setembro de 2023)

Food Marketing Statistics .Report 2023. Disponível em: https://www.amraandelma.com/food-marketing-statistics/

Modash. (2023). Top 20 Mozambican Influencers: Find Influencers in Mozambique. Disponível em: https://www.modash.io/find-influencers/mozambique

StarNgage+. (2023). Ranking. Disponível em: https://starngage.com/plus/dashboard/influencer/ranking?country=MZ

Viral Pitch. (2023). Top 200 Food Influencers On Instagram In Mozambique in September 2023. Disponível em: https://viralpitch.co/topinfluencers/instagram/top-200-instagram-food-influencers-in-mozambique/

Downloads

Publicado

29-07-2025

Como Citar

Banguira Posse, S. (2025). O papel dos influenciadores digitais no Marketing de Influência dos Restaurantes - Cidade de Maputo: Basa revapesvedzera vedhijitari muRestaurant Influencer Marketing - Guta reMaputo. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 5(2), 439–455. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/njingaesape/article/view/1622