O papel dos influenciadores digitais no Marketing de Influência dos Restaurantes - Cidade de Maputo
Basa revapesvedzera vedhijitari muRestaurant Influencer Marketing - Guta reMaputo
Palavras-chave:
Influenciadores, Marketing, Papel, Restaurantes, MaputoResumo
Com a crescente digitalização de todos os aspectos da vida humana, as pessoas sentem-se a cada vez mais bombardeadas e sobrecarregadas pelas persistentes tentativas das varias marcas chamarem atenção de potenciais consumidores, com a intensão de converte-los em clientes. Este estudo visa é analisar o papel dos influenciadores no Marketing de Influência dos Restaurantes - Cidade de Maputo. A pesquisa em questão é qualitativa e analisou cinco restaurantes (dois portugueses, dois moçambicanos e um japonês) através de entrevistas com gerentes e influenciadores, além de pesquisa bibliográfica e virtual. Os resultados da pesquisa revelaram que os restaurantes têm tido bons resultados nas parcerias com os influenciadores digitais. Não existem influenciadores digitais especializados ou dedicados unicamente ao sector de restauração. Os principais influenciadores chegam a ter mais de 1 milhão de seguidores em múltiplas plataformas digitais, tais como, o Instagram e o Facebook.
****
Chidzidzo ichi chinoongorora basa revapesvedzeri vedhijitari mukushambadzira kushambadzira kunoshandiswa kuchikamu cheresitorendi muGuta reMaputo. Tsvagiridzo yemhando yepamusoro yakafukidza maresitorendi mashanu: maviri anoshanda muchiPutukezi cuisine, maviri muMozambican cuisine uye imwe muchiJapan. Dhata yakaunganidzwa kuburikidza nekubvunzurudzwa nemamaneja nevapesvedzera, mukuwedzera kune bibliographic uye chaiyo yekutsvaga. Mhedzisiro yacho yakaratidza kuti kudyidzana nevanoita zvemadhijitari kwave kushanda, kunyanya mukukwezva vatengi. Nekudaro, zvakaonekwa kuti hapana vapesvedzeri vane hunyanzvi kana vakazvipira kuchikamu cheresitorendi muMozambique. Zvisinei neizvi, vapesvedzera vane vateveri vanopfuura miriyoni imwe pamapuratifomu akadai se Instagram ne Facebook vanokwanisa kukanganisa veruzhinji zvakanyanya. Kunyangwe nekushaikwa kwehunyanzvi uye mutsauko mumamodhi emuhoro, kudyidzana uku kunomira pachena nekushanda kwavo uye yakanakisa mutengo-bhenefiti reshiyo, inodarika kushambadzira kwechinyakare maererano nemhedzisiro inoyerwa.
Downloads
Referências
Epifani, B. (2020). Digital marketing as an essential tool for restaurants’ survival in an ever-changing future. Luiss Department of Business and Management Three-year Degree Course in Economics and Management Chair of Digital Marketing Transformation & Customer Experience.
Forbes, K. (2016). Examining the Beauty Industry’s Use of Social Influencers. Elon Communications Journal, 7.
Glucksman, M. (2017). The Rise of Social Media Influencer Marketing on Lifestyle Branding: A Case Study of Lucie Fink. Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, 8(2).
Gross, J., & von Wangenheim, F. (2018). The Big Four of Influencer Marketing-A Typology of Influencers. Marketing Review St. Gallen, 2 (2018).
Anjos, J. F. (2022). The impact of Instagram influencer marketing in the restaurant industry. International Journal of Service Science, Management, Engineering, and Technology, 13 (1).
Joshi, Y., Lim, W. M., Jagani, K., & Kumar, S. (2023). Social media influencer marketing: foundations, trends. Electronic Commerce Research.
Kroon, E., & Kadhem, N. (2023). Who Are Restaurant Influencers? A Guide to Successful Collaborations. Disponível em: https://restaurant.eatapp.co/blog/restaurant influencers#:~:text=Restaurant%20influencers%20are%20social%20media,customers%20and%20boost%20their%20business.
Lee, P-Y., Koseoglu, M. A., Qi, L., Liu, E-C., & King, B. (2021). The sway of influencer marketing: Evidence from a restaurant group. International Journal of Hospitality Management, 98, 103022.
McKinsey & Company. (2023). What is influencer marketing? Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/mckinsey-explainers/what-is-influencer-marketing
Statista. (2023). Influencer Advertising – Mozambique. Disponível em: https://www.statista.com/outlook/dmo/digital-advertising/influencer-advertising/mozambique
Venciute, D., Mackeviciene, I., Kuslys, M., & Correia, R. F. (2023). The role of influencer–follower congruence in the relationship between influencer marketing and purchase behavior. Journal of Retailing and Consumer Services, 75.
Africa Press. (2023). Teens Turning to TikTok and Instagram for News. Disponível em: https://www.africa-press.net/mozambique/all-news/teens-turning-to-tiktok-and-instagram-for-news (Acessado em 1 de setembro de 2023)
Dataportal. (2023). Digital 2023: mozambique. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-mozambique (acessado em 1 de setembro de 2023)
Food Marketing Statistics .Report 2023. Disponível em: https://www.amraandelma.com/food-marketing-statistics/
Modash. (2023). Top 20 Mozambican Influencers: Find Influencers in Mozambique. Disponível em: https://www.modash.io/find-influencers/mozambique
StarNgage+. (2023). Ranking. Disponível em: https://starngage.com/plus/dashboard/influencer/ranking?country=MZ
Viral Pitch. (2023). Top 200 Food Influencers On Instagram In Mozambique in September 2023. Disponível em: https://viralpitch.co/topinfluencers/instagram/top-200-instagram-food-influencers-in-mozambique/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras (ISSN: 2764-1244)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).
