Rainha d'nôs Kultura

Autores

  • Silas Abner dos Reis Lopes Universidade de Santiago

Palavras-chave:

Música, Cultura, Cabo Verde

Resumo

Sou músico e compositor de mornas – género puramente cabo-verdiano/Africano e pretendo concorrer ao lançamento de uma composição de minha autoria. Trata-se de uma homenagem à morna, género que expressa o sentimento do crioulo cabo-verdiano, descrevendo, também, a natureza que o rodeia, as suas gentes, os dissabores da emigração, entre outros temas.        A letra desta morna descreve a sua condição de “rainha da nossa cultura”, comparando-a com a natureza, bandeira e vivência. Estabelece a necessidade de cantá-la para o seu amor e tocá-la no seu piano, numa relação de intimidade. Promete cantá-la a vida toda e ser ninado por ela no momento do seu sepultamento, pois a morna é uma música de ninar.

***

Mi ê músico e compositor de morna – género puramente cab-verdiane/Africane e um ta pretende concorre a lançamente de um composição de nha autoria. Ta trata de um homenagem à morna, género que ta expressá sentimente de criol cab-verdiane, ta descrevê, tambê, natureza que ta rodial, sis gente, maltrate de imigração, e otes tema. Esse letra desse morna ta descrevê sê condição de “rainha de nôs cultura”, e te comparal qu’natureza, bandera e vivência. El ta mostrá necessidade de cantal pa sê amor e tocal na sê pione, num relação de intimidade. El ta prometê cantal pa vida toda e ser ninod pa el na momente de sê enterr, porque morna ê um música de niná.

A música está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=VqHM9ASxZTs

Biografia do Autor

Silas Abner dos Reis Lopes, Universidade de Santiago

Músico e Compositor de “Morna” em crioulo – Género principal da música cabo-verdiana.  É natural de Cabo Verde, ilha de São Vicente, residindo atualmente na Ilha do Maio. É músico e autor de várias poesias musicadas. Toca piano e acordion incluindo vários géneros musicais, desde o cultural ao religioso. Atualmente é mestrando em Língua Portuguesa pela Universidade de Santiago - Cabo Verde.

Referências

LOPES, Silas Abner dos Reis. Rainha d’nôs kultura. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA). v.1, nº 2, p.459-461, jul./dez. 2021.

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

Lopes, S. A. dos R. (2021). Rainha d’nôs Kultura. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(2), 459–461. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/572

Edição

Seção

Seção III - Poesias, Letras, canções tradicionais, oratura