Exposição fotográfica do artista italiano Osvaldo Neirotti
Palavras-chave:
Arte, Artista, Pintura, ExposiçãoResumo
Osvaldo Neirotti, nasceu em Torino, na Itália, é artista plástico. Tem dois livros editados pela editora Il Viandante. Seguiu a sua formação em arquitectura, no entanto, tendo que interromper os estudos por graves motivos familiares, percurso que no entanto lhe permitiu alcançar a qualificação de designer e a especialização em gráfica publicitária e marketing. Mestre em estilo e design. É mestre em Estilo e design. Admira trabalhos com bairro e consegue realizar esculturas com materiais e cores diversos. Seus trabalhos dão ênfase aos bairros e a natureza com um olhar específico para o meio ambiente. As fotos apresentadas nesta exposição ilustram essa relação entre o imaginário e a o meio ambiente e em especial a árvore. A árvore pode carregar interpretações diferentes no espaço onde se encontra. Há um diálogo entre as pinturas dos caules das árvores e o ambiente e a vida em sociedade. Na exposição se observa a elevação da cor da árvore do que o resto do ambiente envolvendo. Trata-se de uma exposição impar e exclusiva. Árvores em cidades ao redor do mundo são polvilhadas, mais ou menos, com PM10 e PM2.5, causadas por décadas de poluição; e com tais substâncias podemos dizer com segurança que quase todas as árvores urbanas estão doentes. Os materiais usados são nada menos que Pesticidas Coloridos Naturais feitos de Cal, Farinha, Leite, Pigmentos Naturais, Água e Óleo de Linhaça, é o mesmo princípio que vários Estados usam incluindo Israel, Espanha, Portugal, EUA, Grécia, Bruxelas ... Quando polvilham o tronco dos pomares e das árvores comuns com cal branca para os proteger dos parasitas, dos raios ultravioleta e das fendas. Neste caso, tenta-se curar a Árvore e é-lhe dada uma máscara que a torna visível aos olhos de quem não a percebe, não a respeita e não a considera suficientemente.
Downloads
Referências
NEIROTTI, Osvaldo. Exposição fotográfica do artista italiano Osvaldo Neirotti. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v.1, nº 2, p.462-474, jul./dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).