Análise da interculturalidade e dignidade da pessoa humana do estudante do Ensino Superior em Maputo

Uchambuzi wa tamaduni na utu wa binadamu wa wanafunzi wa elimu ya juu huko Maputo

Autores

  • Sebastião Sumbana Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Palavras-chave:

Interculturalidade, Direitos fundamentais, Dignidade da pessoa humana

Resumo

O presente artigo tem como objectivo analisar a Interculturalidade e a Dignidade da Pessoa Humana no Ensino Superior em Maputo, bem como demonstrar a importância da interacção entre mais de uma cultura e o respeito pela diversidade. Este artigo apresenta o método utilizado para o desenvolvimento que culminou com um trabalho final do módulo de Dignidade da Pessoa Humana. Ele compreende fases distintas e complementares. Foi usada a pesquisa aplicada, fez-se o estudo descritivo, exploratório e explicativo. O artigo envolveu o uso de técnicas padronizadas de colecta de dados: leitura de obras bibliográficas sobre a dignidade da pessoa humana, no que tange a pesquisa documental, uma técnica decisiva para a pesquisa em ciências sociais e humanas. Constatou-se que, com a crescente mobilidade estudantil ocorrendo nas universidades, estas tem que ficar atentas às necessidades que estão emergindo. O modelo da Constituição da República de Moçambique, portanto, é o de um Estado essencialmente que legitima os direitos humanos e fundamentais e que também os assume como tarefa e como objectivo. Concluiu-se neste artigo que, é notória a intensificação na interacção entre comunidades científicas em Maputo e de diferentes partes do mundo e as experiências estudantis; a Constituição da República de Moçambique protege o valor e o princípio da dignidade e dos direitos dos cidadãos, nesta óptica, nota-se a aplicabilidade na observância dos direitos e deveres da sociedade académica.

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Makala haya yanalenga kuchanganua Utamaduni na Utu wa Binadamu katika Elimu ya Juu huko Maputo, na pia kuonyesha umuhimu wa mwingiliano kati ya tamaduni zaidi ya moja na heshima kwa anuwai. Makala haya yanawasilisha mbinu iliyotumika kwa maendeleo ambayo iliishia katika kazi ya mwisho ya moduli ya Utu wa Binadamu. Inajumuisha awamu tofauti na za ziada. Utafiti uliotumika ulitumika, utafiti wa kimaelezo, wa uchunguzi na ufafanuzi ulifanywa. Makala hiyo ilihusisha matumizi ya mbinu sanifu za ukusanyaji wa data: kusoma kazi za biblia kuhusu hadhi ya binadamu, kuhusiana na utafiti wa hali halisi, mbinu madhubuti ya utafiti katika sayansi ya kijamii na ubinadamu. Ilibainika kuwa, pamoja na kuongezeka kwa uhamaji wa wanafunzi kutokea katika vyuo vikuu, wanapaswa kuwa waangalifu kwa mahitaji ambayo yanajitokeza. Kwa hivyo, muundo wa Katiba ya Jamhuri ya Msumbiji ni ule wa Nchi ambayo kimsingi inahalalisha haki za binadamu na za kimsingi na ambayo pia inazichukua kama jukumu na lengo. Ilihitimishwa katika makala haya kwamba kuimarika kwa mwingiliano kati ya jumuiya za kisayansi huko Maputo na sehemu mbalimbali za dunia na uzoefu wa wanafunzi ni sifa mbaya; Katiba ya Jamhuri ya Msumbiji inalinda thamani na kanuni ya utu na haki za raia, kwa mtazamo huu, imebainika kufaa katika uzingatiaji wa haki na wajibu wa jamii ya wasomi.

Biografia do Autor

Sebastião Sumbana, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Mestre pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique, Gestão Empresarial.

Referências

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Sumbana, S. (2023). Análise da interculturalidade e dignidade da pessoa humana do estudante do Ensino Superior em Maputo : Uchambuzi wa tamaduni na utu wa binadamu wa wanafunzi wa elimu ya juu huko Maputo. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial I), 180–194. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1214