Procedimentos éticos nos serviços de urgência do Hospital Provincial de Chimoio

Ethical procedures in the emergency services of the Provincial Hospital of Chimoio

Autores

  • Marília de Morais Pugas Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia https://orcid.org/0000-0002-1087-2940
  • Augusto Lucas Jone Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia - Moçambique
  • Janete Alberto Wilson Nipuete Binana Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia

Palavras-chave:

Serviços de urgência, Ético, Atendimento

Resumo

A importância que dilemas éticos assumem na urgência pelas suas repercussões sobre ensino, assistência e formação de médicos justifica a discussão permanente acerca do tema. Constitui objetivo geral  do presente estudo, compreender os procedimentos éticos nos serviços de urgência do Hospital Provincial de Chimoio,  que por sua vez os objetivos específicos levantados foram caracterizar as formas de atendimento no serviço de Urgência e descrever os procedimentos éticos levados em conta no processo de atendimento dos pacientes. A metodologia usada foi observacional transversal. Decorreu nos Serviços de Urgência concretamente no Banco de Socorros do Hospital Provincial de Chimoio no ano de 2022, inquirindo um total de 18 pacientes. Os dados foram processados na base do Microsoft Excel. Das entrevistas foi possível constatar que maior parte dos pacientes entrevistados reclamaram de demora no atendimento, contudo foi possível compreender que os pacientes reclamavam porem não entendem como funciona a Classificação de Risco e houve a observação de procedimentos éticos embora com pouca incidência. A percentagem de aspectos éticos foram respondidos, existe também uma percentagem não boa em termos da falta de observância de aspectos éticos.

Biografia do Autor

Marília de Morais Pugas, Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia

Médica Clínica Geral no Hospital Provincial de Chimoio-Moçambique, Mestranda em Saúde Pública pela Univiversidade Aberta, Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia (ISCED).

Augusto Lucas Jone, Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia - Moçambique

Mestrando em Saúde Pública, na Universidade Aberta, Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia (ISCED), Técnico de medicina, Licenciado em Ensino de Biologia,

Janete Alberto Wilson Nipuete Binana, Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia

Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Aberta, Instituto Superior de Ciências e Educação à Distancia (ISCED)Técnica Superior em Administração Hospitalar e Psicologia Educacional em Nampula-Moçambique

Referências

Campos L. (2014). Roteiro de intervenção em cuidados de emergência e urgência. Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Lisboa: DGS.

Ghiorzi, A. R. (2003). O quotidiano dos trabalhadores em saúde. Texto & Contexto Enferm. vol.12, nº4, p.551-558.

Giglio-Jacquemot, A. Urgências e emergências em saúde: perspectivas de profissionais e usuários (online). Rio de Janeiro. Ed. FIOCRUZ, 2005, p.137-139.

Jaime, C. (2018). A classificação de riscos. Universidade Estadual Paulista. São Paulo: s.e.

Lima, J. C. F. (2006). Neoliberalismo e formação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: e.d.

Pereira, I. B. (2005). Políticas de Saúde e Formação de Trabalhador. Série Trabalho e Formação em Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Pereira, W. A. P; Lima, M. A. D. S. (2006). Atendimento pré-hospitalar: caracterização das ocorrências de acidente de trânsito. Acta Paul Enferm. vol.19, nº3, p. 279-283.

Portugal. (2006). Diário da República, 2ª série, nº 176, 12 set. 2006. Despacho nº 18 459/2006.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Pugas, M. de M. ., Jone, A. L. ., & Binana, J. A. W. N. . (2022). Procedimentos éticos nos serviços de urgência do Hospital Provincial de Chimoio: Ethical procedures in the emergency services of the Provincial Hospital of Chimoio. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial II), 110–122. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1166

Edição

Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações