Um olhar filosófico e sociocultural sobre alguns aspectos cultuais do povo bantu
Una mirada filosófica y sociocultural sobre algunos aspectos culturales del pueblo bantú
Palavras-chave:
Povo Bantu, Aspetos culturais, Filosofia, SocioculturaResumo
Existe uma grande necessidade de os pesquisadores voltarem sua atenção aos assuntos ligados à cultura Bantu de uma forma isolada, não numa tendência separatista, porém, particularizada. Tal isolamento deve ser visto, mais, na vertente metodológica. Os estudos já feitos a volta da cultura Bantu indicam que se trata de uma rica cultura, assim, não se justifica o reduzido número de estudos publicados. Esta é uma abordagem do tipo qualificativa, que objectiva de modo geral estudar alguns aspectos basilares da cultura Bantu, de forma específica objetiva entender as particularidades culturais deste povo; refletir sobre a moral bantu e sua crise, mediante a revisão bibliográfica dos estudos já publicados sobre o assunto. Concluímos que a Cultura Bantu tem sua formação num processo longo de adaptações, mas que se manteve conectada as suas origens, tal conexão, não só garantem a unidade entre os diversos subgrupos, mas indica uma de suas particularidades, a resiliência.
***
Hay una gran necesidad de que los investigadores vuelvan su atención a las temáticas relacionadas a la cultura bantú de manera aislada, pero no como una tendencia separatista, sino individualizada. Tal aislamiento debe ser visto más profundamente en la vertiente metodológica. Los estudios ya realizados sobre la cultura, por lo tanto, no se justifica el reducido número de estudios publicados. Este es un abordaje de tipo cualitativo que tiene por por objetivo, de modo general, estudiar algunos aspectos de base de la cultura bantú, de forma específica, objetiva entender las particularidades culturales de este pueblo y reflexionar sobre la moral bantú y su crisis, mediante la revisión bibliográfica de los estudios ya publicados sobre este asunto. Conluimos que la cultura bantú há tenido en su formación un largo proceso de adaptaciones, pero se há mantenido concectada a sus orígenes; tal conexión no solo garantiza la unidad entre los diversos subgrupos , sino que también indica una sus particularidades, la resiliencia.
Downloads
Referências
ALTUNA, Raúl Ruiz de Asúa. (2014). Cultura Tradicional Bantu. 2.ed. Luanda: Paulinas.
CAVALCANTE, Ana Célia Lopes; XAVIER, Antonio Roberto. XI Encontro Regional Nordeste De Historia Geral: História Oral e tradição oral africana, a construção de saberes. 9 a 12 de Maio de 2017. Fortaleza, Universidade Federal do Ceará.
CEAST. (1986). Firmes na esperança. Angola: [s.n.].
CHOMBELA, Pedro Gbriel. (2013). (K’) Ondjembo: Elementos epistemológicos do éskaton antropológico na Paideia ‘‘Hanha’’ entre os Ovimbundo. Monopoli: Edizioni Viverein.
CHORÃO, João Bigotte (Dir.). [20-?]. Enciclopedia Verbo: Luso – Brasileira de Cultura. Edição Século XXI. (Fi-Ga) Lisboa: Editorial Verbo.
ESTERMANN, Carlos. (1983). Etnografia de Angola: Sudoeste e Centro. Vol. II. Lisboa: Instituto de investigação científica.
GENNEP, Arnold Van. (2013). Os ritos de passagem. 4.ed. Petrópolis: Vozes.
JOHNSTON, H. H.. (2012). The River Congo: From its Mouth to Bólóló. France: Ulan Press.
KI-ZERBO, Joseph. (Org.). (1982). História geral da África: I metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática S.A.
LAKATOS, Eva Maria. (1990). Sociologia Geral. 6. ed. São Paulo: Atlas.
MONDIN, Battista. (1981). Curso de Filosofia: Vol. 1. São Paulo: Paulus.
MUANZA, Manbu Teresa. (2013). Filosofia: desde os pré-socráticos até santo Tomás de Aquino. Tubingen: Tubingen Handelsdeuckerei Muller+Bass.
MURDOCK, G. P.. (1959). Africa, its people and culture history. New York: Mc-Craw Hill Company.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).