Leitura Corporal
Body reading
Palabras clave:
Leitura, Gesto, Comunicação, Expressão corporalResumen
Neste texto, apresentamos uma abordagem dos temas do gesto e da leitura, numa confluência de discursos de variados domínios do conhecimento científico tais como a arqueologia, a biologia, a paleontologia, a filosofia, a psicologia, a linguística, a cinésica, a proxêmica e do campo das artes. Por isso, longe de ser o registro de uma abordagem analítica ou de um exame exaustivo etc., o presente texto se presta mais a um ensaio acerca do gesto e da leitura, tendo como propósito primeiro uma reflexão sobre alguns aspectos não-cognitivos (físicos, biológicos, culturais, psicológicos, artísticos) – sem prescindir dos cognitivos, nesses tempos de grandes avanços nas investigações científicas dos aspectos cognitivos – do ato de ler o corpo e do corpo que lê. Como produto de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo principal deste texto é apresentar uma visão geral das principais contribuições de vários campos do saber acerca da expressão corporal e como ela pode ser percebida pelos interlocutores, ressaltando algumas das principais concepções acerca dos estudos que relacionam gesto e fala no espaço comunicativo. Assim, este texto encerra uma confluência de discursos acerca da gestualidade, da expressão corporal e de sua leitura. No que excede a isto, este texto apresenta uma breve análise – apenas para fins de organização e classificação – de algumas formas de expressão corporal, a partir da proposta tipológica de Vezali (2011) e do continuum proposto por Kendon (2004).
****
In this text, we present an approach to the themes of gesture and reading through a confluence of discourses from various fields of scientific knowledge such as archaeology, biology, paleontology, philosophy, psychology, linguistics, kinesics, proxemics, and the arts. Therefore, rather than being a registration of an analytical approach, an exhaustive examination etc., this text serves more as an essay about gesture and reading, having as its primary purpose a reflection on some non-cognitive aspects (physical, biological, cultural, psychological, artistic) — without disregarding cognitive aspects, especially in times of significant advances in scientific investigations of cognitive phenomena — of the act of reading the body and the body that reads. As a product of bibliographic research, the main objective of this text is to provide an overview of the key contributions from various fields of knowledge regarding corporal expression and how it can be perceived by interlocutors, highlighting some of the primary concepts related to studies that connect gesture and speech in the communicative space. Thus, this text encapsulates a confluence of discourses about gestuality, body expression, and its interpretation. In what exceeds this, this text presents a brief overview – for the purpose of organizing and classifying – some forms of corporal expression, based on the typological proposal of Vezali (2011) and a continuum proposed by Kendon (2004).
Descargas
Citas
ALMEIDA, João Ferreira de. Trad. A Bíblia Sagrada (revista e atualizada no Brasil) 2 ed. São Paulo. Sociedade Bíblica Brasileira, 1993.
BARTHES, Roland; MARTHY, Eric. Oral/Escrito. In: Oral/Escrito, Argumentação (Enciclopédia Einaudi), Lisboa, v. 11. Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1987.
BARTHES, Roland; COMPAGNON, Antoine. Leitura. In: Oral/Escrito, Argumentação (Enciclopédia Einaudi), Lisboa, vol. 11. Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1987.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística Geral II. Campinas: Pontes, 1989.
CAES, V. A Importância da Gestualidade na Comunicação Não-verbal. Revista CC ADM, nº 7, 2011.
FLUSSER, Vilém. Les gestes. Paris: HC-D’arts, 1999.
LEROI-GOURHAN, André. O gesto e a palavra, vol. 1 - Técnica e linguagem. Lisboa: Edições 70, 1990.
________. O gesto e a palavra, vol. 2 – Memória e Ritmos. Lisboa: Edições 70, 1990.
MORTIMER, E. F. et al. Interações Entre Modos Semióticos E A Construção De Significados Em Aulas De Ensino Superior. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.16, n. 03, p. 121-145. Set-dez, 2014.
RIVIÈRE, Jean-Loup. Gesto. In: Oral/Escrito, Argumentação (Enciclopédia Einaudi), Lisboa, v. 11. Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1987.
RODRIGUES, V. M. A. Gestos Que Muito Dizem: A Comunicação Não-Verbal Entre Professores e Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira (Inglês). [Dissertação de mestrado]. 147 p. Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução – LET, Universidade de Brasília. Brasil, 2010.
SANTANA, Ana Paula; GUARINELLO, Ana Cristina; BERBERIAN, Ana Paula; MASS, Giselle. O ESTATUTO SIMBÓLICO DOS GESTOS NO CONTEXTO DA SURDEZ In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 2, p. 297-306, abr./jun. 2008.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 24ª ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002.
SILVA, L. M. G. Comunicação Não-verbal: Reflexões Acerca da Linguagem Corporal. Revista Latino-América Enfermagem - Ribeirão Preto, v. 8, n. 4, p. 52-58. Agosto 2000.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso; OLIVEIRA, Francisco Jailson Dantas de. Leitura (Abordagem Cognitiva). Maceió: EDUFAL, 2015.
VEZALI, P. A. A Dêixis na Interação Entre Afásicos e Não Afásicos: Conjugação Indicial Fala/Gesto. Campinas - SP, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).