A educação sexual como ferramenta impulsionadora no combate do VIH/SIDA e de outras DST/IST
Education sexuel lokola esalami ya conduction na combat ya vih/sida mpe bastd/sti misusu
Palabras clave:
Educação Sexual, Saúde, VIH/SIDA, DST/ISTResumen
Nos nossos dias, a educação sexual tem sido reconhecida como uma ferramenta essencial no combate ao VIH/SIDA e outras DST/IST, devido ao seu papel na promoção de comportamentos sexuais seguros e na disseminação de informações precisas e actualizadas sobre saúde sexual. Vários estudos têm demonstrado que a falta de educação sexual está directamente relaccionada ao aumento da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o VIH/SIDA. Através de uma abordagem metodológica quantitativa descritiva, voltada à revisão sistemática da literatura científica disponível nos repositórios Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Google Académico e Medline, foi possível identificar diversas evidências que confirmam a eficácia da educação sexual na prevenção e mitigação do VIH/SIDA e outras DST/IST. A educação sexual abrange uma variedade de temas, como a importância do uso do preservativo no acto sexual, a desconstrução de mitos e tabus sobre sexualidade, entre outros. Outrossim, a educação sexual também é bastante fundamental no que diz respeito à influência dos indivíduos na tomada de decisões conscientes e informadas sobre sua saúde sexual, promovendo a autonomia e a responsabilidade individual. Portanto, o nosso fundamental objectivo com este estudo é apresentar a importância da educação sexual no combate do VIH/SIDA e de outras doenças sexualmente transmissíveis. O mesmo é motivado pela urgente necessidade de realização de debates abertos em várias instituições sobre a educação sexual, destacando o impacto que a mesma traria nas nossas sociedades.
*****
NA MOKUSE
Na mikolo ya lelo, mateya etali kosangisa nzoto eyebani lokola esaleli ya ntina mingi mpo na kobundisa VIH/SIDA mpe STD/STIs mosusu, mpo na mokumba na yango ya kolendisa bizaleli ya malamu ya kosangisa nzoto mpe kopanza bansango ya sikisiki mpe ya sika na oyo etali kolongono ya nzoto. Baankɛtɛ mingi emonisi ete kozanga koteya makambo ya kosangisa nzoto ezali mpenza na boyokani na kozwa mingi bamaladi oyo ezwamaka na kosangisa nzoto, ata mpe VIH/SIDA. Na nzela ya metode ya metode ya koyeba motango, oyo eza na mokano ya botaleli ya systeme ya mikanda ya siansi oyo eza na Scielo, Virtual Health Library (VHL), Google Scholar mpe bisika ya kobomba Medline, likoki ezalaki ya koyeba bilembeteli mingi oyo endimisaki ndenge mateya ya kosangisa nzoto ezosala malamu mpo na kobundisa mpe kokitisa VIH/SIDA mpe STD/STIs mosusu. Mateya ya kosangisa nzoto elobelaka makambo ndenge na ndenge, na ndakisa ntina ya kosalela kondomu na makambo ya kosangisa nzoto, ezali kobebisa masapo mpe ba tabu na oyo etali kosangisa nzoto, mpe makambo mosusu. Lisusu, mateya ya kosangisa nzoto eza mpe na ntina mingi na oyo etali bopusi ya bato na kozwa bikateli ya koyeba mpe ya mayele na oyo etali kolongono ya nzoto na bango ya kosangisa nzoto, kolendisa bonsomi na bango moko mpe mokumba ya moto na moto. Yango wana, mokano na biso ya ntina na bolukiluki oyo eza ya kolakisa ntina ya koteya makambo ya kosangisa nzoto na kobundisa VIH/SIDA mpe maladi mosusu oyo ezwamaka na kosangisa nzoto. Epusamaka na mposa ya nokinoki ya kosala masolo ya polele na bibongiseli ndenge na ndenge na oyo etali mateya ya kosangisa nzoto, emonisi bopusi oyo yango ekoki komema na ba sociétés na biso.
Descargas
Citas
COSTENARO, B. M.; SILVA, D. P.; COSTA, J. A.; COSTA, M. A. Educação sexual com adolescentes: promovendo saúde e socializando boas práticas sociais e familiares. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 100544–100560, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21960. Acesso em: 22 jun. 2025.
DANZMANN, R. B.; SILVA, L. M.; COSTA, M. F. Educação sexual na percepção de pais e adolescentes: uma revisão sistemática. Revista Psicologia, Diversidade, v. 11, e3981, 2022. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/3981. Acesso em: 22 jun. 2025.
FERREIRA, I. G. et al. Oficina de saúde e sexualidade: residentes de saúde promovendo educação sexual entre adolescentes de escola pública. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 14, n. 41, e1788, 2019. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1788. Acesso em: 22 jun. 2025.
FIGUEIREDO, M. L. Educação sexual e reprodutiva para adolescentes na atenção primária: uma revisão narrativa. Revista Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 24, n. 1, p. 82–87, 2020. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/7404. Acesso em: 22 jun. 2025.
FURLANETTO, A. C. et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, v. 13, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053145084. Acesso em: 22 jun. 2025.
GUIMARÃES DA SILVA, A. P. et al. Papel da enfermagem na educação sexual de adolescentes. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, e3951125585, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25585. Acesso em: 22 jun. 2025.
MORAIS, M. C.; GUIMARÃES, A. C.; MENEZES, E. S. Educação sexual: as percepções dos professores de biologia do ensino médio. REnBio – Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 135–156, 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/395. Acesso em: 22 jun. 2025.
SANTOS, A. C.; MIRANDA, F. A. Educação sexual nas escolas: uma necessidade urgente. *Boletim de Conjuntura (BOCA)*, v. 12, n. 34, p. 108–126, 2022. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/732. Acesso em: 22 jun. 2025.
SOBRAL, J. et al. Conhecimento, atitudes e práticas de estudantes universitários angolanos sobre o VIH/SIDA. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 42, p. 13–26, 2022. Disponível em: https://rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/rilp2022_42p.13-26. Acesso em: 22 jun. 2025.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).