O Contributo da Formação Pedagógica nas Práticas Docentes do Professor do Ensino Superior: Estudo de Caso de uma Universidade de Cuamba
Die Bydrae van Pedagogiese Opleiding in die Onderrigpraktyke van Hoër Onderwysprofessore: Gevallestudie van 'n Universiteit in Cuamba
Palavras-chave:
formação pedagógica, ensino superior, docência universitária, Gestão de Informação, práticas pedagógicasResumo
O presente artigo analisa o contributo da formação pedagógica nas práticas docentes no ensino superior, tomando como referência uma universidade da cidade de Cuamba, província do Niassa, Moçambique. A pesquisa parte da constatação de que, apesar do crescimento do número de cursos e docentes, a ausência de políticas institucionais de formação pedagógica tem comprometido a qualidade do ensino. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza exploratória, com delineamento de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados revelam que a formação pedagógica contribui significativamente na melhoria do desempenho do professor, e consequentemente na melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a institucionalização de programas de formação pedagógica é essencial para a valorização da docência e para o desenvolvimento profissional do professor.
*******
Hierdie artikel ontleed die bydrae van pedagogiese opleiding tot onderrigpraktyke in hoër onderwys, met as verwysing 'n universiteit in die stad Cuamba, Niassa-provinsie, Mosambiek. Die navorsing is gebaseer op die waarneming dat, ten spyte van die groei in die aantal kursusse en onderwysers, die afwesigheid van institusionele beleide vir pedagogiese opleiding die kwaliteit van onderrig benadeel het. Die metodologie wat aangeneem is, was kwalitatief, verkennend van aard, met 'n gevallestudie-ontwerp. Data-insamelingsinstrumente het semi-gestruktureerde onderhoude en dokumentêre analise ingesluit. Die resultate toon dat pedagogiese opleiding aansienlik bydra tot die verbetering van onderwyserprestasie, en gevolglik tot die verbetering van studente se leeruitkomste. Daar word tot die gevolgtrekking gekom dat die institusionalisering van pedagogiese opleidingsprogramme noodsaaklik is vir die valorisering van onderrig en vir die professionele ontwikkeling van die onderwyser.
Downloads
Referências
Alarcão, I. (2001). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Imbernón, F. (2010). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.
Libâneo, J. C. (2013). Didática. São Paulo: Cortez.
Masetto, M. T. (2012). Docência na universidade. São Paulo: Papirus.
Moran, J. M. (2015). Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo: Papirus.
Nóvoa, A. (Org.). (1992). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote.
Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. C. (2002). Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez.
Saviani, D. (2008). Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados.
Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1–22.
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Zeichner, K. (1993). Educando os educadores. In A. Nóvoa (Org.), Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras (ISSN: 2764-1244)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).
