ENSINO DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO EM MOÇAMBIQUE: UMA QUESTÃO PARADIGMÁTICA DA ESCRITA DO PORTUGUÊS

Autores/as

  • Bonete Júlio João Chaha Instituto Médio Politécnico de Moçambique – Moçambique

Palabras clave:

Ortografia, Língua portuguesa, Reforma, Ensino-aprendizagem

Resumen

O presente estudo tem como objetivo discutir as causas do uso arbitrário do antigo e do novo acordo ortográfico pelos alunos no contexto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em Moçambique. Repensar a escrita no contexto processo educativo em Moçambique é embarcar para uma reflexão justificável e de tamanha importância, pois com o advento das mudanças sociais e novas tecnologias, os alunos mostram-se, cada vez mais, desinteressados na escrita. O ensino-aprendizagem da língua portuguesa, em Moçambique, sobretudo, no ensino secundário, é marcado por desafios, pois os alunos usam arbitrariamente o acordo de 1945 e o novo acordo ortográfico de 1990. Em relação à metodologia, este artigo é de caráter bibliográfico, que segue uma abordagem qualitativa, fazendo uso do método de análise de conteúdo e uso da técnica de observação. A pesquisa baseia-se em trabalhos de Lima (2009); Medeiros (2008); Morais (2003); Sim-Sim (1998); Riolfi (2008); Cagliari (1999); Dubois (2006). Portanto, os resultados mostram que, por um lado, a arbitrariedade do uso do antigo e do novo acordo ortográfico no contexto educativo é advinda das mudanças que ocorrem na sociedade atual, em que tudo aparenta momentâneo, sobretudo, as interações rápidas, com a utilização de linguagem escrita mais próxima da oralidade e bastante abreviada, gerando, portanto, rapidez no envio de mensagens por meios eletrónicos. Por outro, é fruto da ratificação tardia do acordo ortográfico, associada também à não reforma dos acervos literários das bibliotecas, livrarias, editoras de publicação, tanto que não permite que as instituições de ensino usem materiais didáticos com novo acordo ortográfico.

Biografía del autor/a

Bonete Júlio João Chaha, Instituto Médio Politécnico de Moçambique – Moçambique

Graduado em ensino de Português com habilitações em ensino de Inglês, docente de língua portuguesa, pesquisador independente, técnico de Recursos Humanos, redator e revisor linguístico.

Citas

CAGLIARI, L. C. Alfabetização sem o bá-bé-bi-bo-bu. São Paulo: Scipione, 1999.

CIBERDÚVIDAS. «O Acordo Ortográfico é uma simplificação da ortografia da língua portuguesa», 2020. Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/acordo/marta-sitoe-o-novo-acordo-ortografico-e-uma-simplificacao-da-ortografia-da-lingua-portug…. Acesso em 15 de outubro de 2023.

DUBOIS, J. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 2006.

GIVÓN, T. Syntax I. New York: Academic Press, 1984.

LIMA, M. A. B. Guia da Reforma Ortográfica, 2009. Disponível em: http://www.unifemm.edu.br/v2/_files/guia-da-reforma-ortogr%C3%A1fica.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2023.

MEDEIROS, E. (Org.). Novo Acordo Ortográfico: As novas regras da Língua Portuguesa. Natal: Casa do Cordel, 2008.

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.

RIOLFI, C. Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thompson Learning, 2008.

SILVEIRA, C. S. A prática docente e os métodos de alfabetização: desafios do ensino da leitura e da escrita para crianças. Salvador: Universidade Católica do Salvador, 2014.

SIM-SIM, I. Desenvolvimento da Linguagem. Universidade Aberta, 1998.

Universidade Da Integração Internacional Da Lusofonia Afro-Brasileira. [UNILAB]. Moçambique ratifica Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, 2012. Disponível em: https://unilab.edu.br/2012/06/11/mocambique-ratifica-acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa/. Acesso em 15 de outubro de 2023.

WIKIPEDIA. Acordo Ortográfico de 1990. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Ortogr%C3%A1fico_de_1990. Acesso em 15 de outubro de 2023.

Publicado

25-06-2025

Cómo citar

Chaha, B. J. J. . (2025). ENSINO DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO EM MOÇAMBIQUE: UMA QUESTÃO PARADIGMÁTICA DA ESCRITA DO PORTUGUÊS . AXÉUNILAB: evista nternacional e studos e inguagens a usofonia, 1(1), 175–186. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/riell/article/view/2246

Número

Sección

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos