Edições anteriores

  • Análise e descrição de línguas no Brasil e na África
    v. 1 n. 1 (2025)

    Esta publicação composta por vinte (20) artigos foi dedicada à análise e descrição das línguas faladas no Brasil e na África lusófona. Para além dessa descrição, os artigos debatem sobre a Política e o Planejamento Linguistico nesses espaços. Partimos da ideia de que a língua é um patrimônio imaterial de um povo ou de uma nação e é importante que seja preservada, valorizada e ensinada. Cabe aos pesquisadores interessados na temática a tarefa de buscar compreender como as linguas funcionam, além de explicar como ela se liga à cultura dos povos que a falam. Por isso, a presente publicação é relevante na busca da preservação das diversas linguas. Desejamos a todos, uma boa leitura!

    Editores convidados: Maurício Bernardo (PPGEL/UEFS) & Abias Alberto Catito (PPGEL/UEFS)

  • Repensando metodologias do ensino e estratégias descritivas de línguas naturais: estudos e pesquisas linguísticas, literárias e áreas afins
    v. 1 n. 2 (2025)

    Esta publicação resulta de parcerias acadêmicas iniciadas há cinco anos, dialogando e construindo os saberes. A ciência não pode avançar de forma isolada sem diálogo permanente entre investigadores. Esta publicação intitulada "Repensando metodologias do ensino e estratégias descritivas de línguas naturais: estudos e pesquisas linguísticas, literárias e áreas afins" reuniu quinze(15) artigos inéditos escritos por mestrandos, doutorandos e doutores provenientes de tres continentes: América, África e Ásia. Os textos publicados neste vol.1, nº2 (2025) chamam atenção para a necessidade de uma reflexão profunda sobre as metodologias utilizadas/aplicadas nos ensinos primário, secundário, médio e superior buscando contribuir para uma educação de qualidade. Para além disso, a publicação descreve línguas nacionais e estrangeiras sem se esquecer da literatura que está presente no cotidiano. Sejam todos bem vindos, tenham uma boa leitura e podem obviamente compartilhar o link com outros interessados! 

    Prof. Dr. Eduardo David Ndombele (ISCED-Angola)          

    Prof. Dr. Alexandre António Timbane (UNILAB/UEFS-Brasil)