A pertinência da Didáctica da Filosofia no ensino médio em Angola e os novos paradigmas de avaliação

Autores/as

  • Bonifácio António Universidade Agostinho Neto - Angola

Palabras clave:

Filosofia, Didatica, Avaliação

Resumen

O presente tema em análise surge dos resultados do trabalho de tese de Doutoramento em Educação apresentado na Universidad de Desarrolo Sustentable (UDS) em 2024, onde realizamos estudos comparados entre os critérios de avaliação em Filosofia numa Escola pública e numa Escola de orientação religiosa católica. Os resultados da pesquisa, justificam o presente artigo, porque percebeu-se que ainda é insuficiente o uso dos métodos e critérios de avaliação actualizados. Não obstante a realidade encontrada, sendo a didactica à Filosofia uma área de interesse actual e pessoal, alinhando a questão de Michel Tozzi, “será que filosoficamente é possível realizar a investigação das ciências da educação no campo da didáctica da filosofia? Pode se fazer uma investigação em didáctica da filosofia que não seja, ela mesma filosófica? A nossa resposta é positiva, na medida em que a Filosofia não se fecha no hiperunâneo. Ela também se aplica nas ciências da Educação. Assim, procuramos apresentar uma sugestao filo-pedagógica de como melhorar a didáctica da filosofia no ensino médio em Angola, que vise sair da transcendência do pensamento filosófico para a imanência do ensino de Filosofia. Assim, compreender a importância do estudo da didáctica da Filosofia aos professores desta disciplina no ensino médio, é o principal objectivo.

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Biografía del autor/a

Bonifácio António, Universidade Agostinho Neto - Angola

doutorando em Ciências Sociais, opção: Ciência Política, na Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Agostinho Neto

Citas

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Publicado

29-07-2025

Cómo citar

António, B. (2025). A pertinência da Didáctica da Filosofia no ensino médio em Angola e os novos paradigmas de avaliação. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 5(1), 51–64. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/njingaesape/article/view/2299

Número

Sección

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações