A educação ambiental um estudo com professores e alunos das escolas do ensino primário (1 de junho de Namacunde) e do ensino médio (Magistério de Namacunde) escolas pertencentes na Província do Cunene em Angola

Outekudingonoko: epekaapko kovahongifikola nosho yo kovahognwafikola voMeefikola dondodo yote (1 de junho de Namacunde) nondodo yopokati (Magistério de Namacunde) e enhele dehongo moshitopolwa sha Cunene moAngola

Authors

  • Manuel Cambuta da Silva Magistério de Namacunde -Cunene Angola
  • Joaquim Luís Catchipa Instituto Superior de Educação Sumbe-Angola

Keywords:

Educação Ambiental, Professores, Alunos, Escolas

Abstract

A Educação Ambiental tem o objetivo de preparar a sociedade para compreender a dimensão do meio ambiente, entendendo a relação entre o homem e a natureza. O presente artigo tem como tema a educação ambiental : um  estudo  com professores e alunos  das escolas  do ensino primário ( 1 de junho de namacunde/cunene)  e do ensino médio (magistério de namacunde/cunene), descrevendo o seu contexto histórico.

Os diversos problemas ambientais causados pela ação antrópica exigem uma mudança de pensamento, comportamento e hábitos dos indivíduos. A conscientização a respeito da importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais faz-se mais que necessária, e é através da Educação Ambiental que este objetivo pode ser alcançado. Este artigo aborda a Educação Ambiental como base para a conscientização dos indivíduos em sua formação enquanto educandos. A pesquisa foi realizada em duas escolas uma do  Ensino Primário e outra do Ensino Médio,  onde foram verificados dois aspectos: as atividades pedagógicas utilizadas pelos professores, voltadas para a Educação Ambiental, e a visão dos alunos acerca do tema. Para coleta de dados foram elaborados dois questionários, um aplicado nos professores, contendo seis perguntas abertas e fechadas, e outro questionário aplicado nos alunos de três turmas (dois da 5ªClasse, com idades entre 12 e 14 anos, sete da 10ªClasse, com idades entre 15 e 18 anos e doze da 12ªClasse, com idades entre 17 e 23 anos, que abordaram a compreensão de forma geral em relação ao tema, e  suas atitudes e hábitos diários. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os professores demonstraram dificuldade em trabalhar a Educação Ambiental de forma ativa na escola, e isso ocorre devido a vários fatores, incluindo falta de capacitação na área, falta de investimentos financeiros para realização de projetos.

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EXUPIPIKO

Outekudingonoko ou na elalakano loku longikida ovanhu opo vashiive efikamepo lao, tava u uduko ekwatafano li li pokati komunhu noushitwe. Omushangwapekapeko ou, ou li koshi yoshikalimo tashi ti, Outekudingonoko: epekapeko la kwatela mo ovahongifikola novahongwa vomeefikola dondodo yotete (1 de Junho de Namacunde-Cunene) nehongo lopokati ( Magistério de Namacunde-Cunene) taku shangwa pandjokonona yado kombinga yoshikalimo. Omaudjuu eli li noku li a etifwa koilonga yopaunhu otaa indile e elundululo lomadilaadilo, omaluumbato osho yo omikalo ndjiikilile domunhu keshe. Eliile mo lina ko nasha noku kwatela po Omudingonoko noukwaushitwe aushe, ola pumbuwa unene. Lo elalakano eli o li na oku wanifwa po ashike pautekudingonoko. Omushangwapekapeko ou otau popi kombinga youtekudingonoko, wa talwako ngaashi efina lafimana leudifeko lovanhu mehongo. Epekaapeko eli, ola ningwa meenhele dehongo ( meeshikola) di li mbali. Imwe oyondodo yotete ikwao eyehongo lopakati, omo mwa monika oinongononwa ili ivali: oilonga yovahongifikola ya kwatela mo outekudingonoko neudeko lovahongwa kombinga yoshikalimo. Opo nee epekaapeko li wanifwe po, opa longikidwa emikandapekapekifo dili mbali, umwe owa nuninwa ovahongifikola u na omapulo ambwalangadja naakwao aidilwa, aeshe kumwe eli atano na limwe, naakwao anuninwa yo ovahongwafikola veengudu nhatu ( vavali vondodo 5^, vepupi lili pokati keedula 12 needula 14; veli vatano na vavali vondodo 10^ pokati keedula 15 needula 18; na vakwao veli omulongo na vavali, veedula dili pokati 17 fiyo 18, va vanyamukula pauhapu eudeko lavo loshikalimo, pamikalondjikilile davo dakeshefiku. Sheli kolelela koyeetwapo yepekaapeko eli, okwa kwashilipalekwa kutya, ovahongifikola ova holola omaunghundi moku longa outekudingonoko moshikola shashi inaveshi deulilwa, nosho yo ka pena eyambidido pashimaliwa leete po oikalimo yaama koutekudingonoko.

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Author Biographies

Manuel Cambuta da Silva, Magistério de Namacunde -Cunene Angola

Licenciado em Ciências da Educação opção Física e Mestre em Ensino das Ciências opção Ensino da Física. Docente de Física do Magistério de Namacunde do Cunene, Angola

Joaquim Luís Catchipa, Instituto Superior de Educação Sumbe-Angola

Licenciado em Ciências da Educação opção Física e Mestre em Ensino das Ciências opção Ensino da Física. Docente do Departamento de Ciências Exactas do  ISCED-Sumbe,Angola

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Published

29-07-2025

How to Cite

da Silva, M. C., & Catchipa, J. L. . (2025). A educação ambiental um estudo com professores e alunos das escolas do ensino primário (1 de junho de Namacunde) e do ensino médio (Magistério de Namacunde) escolas pertencentes na Província do Cunene em Angola: Outekudingonoko: epekaapko kovahongifikola nosho yo kovahognwafikola voMeefikola dondodo yote (1 de junho de Namacunde) nondodo yopokati (Magistério de Namacunde) e enhele dehongo moshitopolwa sha Cunene moAngola. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 5(2), 315–327. etrieved from https://revistas.unilab.edu.br/njingaesape/article/view/2030