Diagnóstico sobre as condições de oferta do ensino no Complexo Escolar 4 de Julho Aeroporto/ Lunda Norte

Autores

  • Anastância Maurício Universidade Lueji A´Nkonde - Angola

Palavras-chave:

Ensino Primário, Qualidade, Ensino, Cidade

Resumo

O presente trabalho buscou investigar os factores que estão na base da falta de qualidade de ensino no subsistema do Ensino Primário a partir do estudo do Complexo Escolar 4 de Julho Aeroporto (Dundo, Lunda Norte). Tendo como questão de base quais os factores que influenciam a fraca qualidade do Ensino Primário no caso do Complexo Escolar 4 de Julho Aeroporto, fez-se o diagnóstico; aplicação de questionário com 08 professores e 02 membros da direcção da escola para a colecta de dados; observação, análise, síntese e análise percentual, com vista a elaborar uma proposta de adequação da escola para enquadramento da Lei 17/16 e assim reunir as condições necessárias para melhorar a qualidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGOLA. Lei N. 17/16 de 7 de Outubro. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República, I Série, N. 170, 2016.

BEIRA, J. C. Gestão de qualidade do ensino básico em Moçambique: Um estudo em escolas primárias e públicas. Florianópolis, 2015.

CARDOSO, M. R. Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Básico: Perspectivas dos Professores. Lisboa, 2011.

CARVALHO, J. A. A escrita na escola: Uma visão integradora. Minho, 2013.

CERVO, A. L., BERVIANE, P. A. & DA SILVA, R. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson, 2014.

CONVERT, R. Qualidade na educação: o que é e como a escola pode melhorar. s/l, 2020.

CORREIA, J. L. Profissionalidade docente: os desafios e perspectivas dos professores face à monodocência na 5ª e 6ª Classes do Ensino Primário numa Escola da Província do Bengo. Covilhão, 2018.

CORREIA, V. G. Sistema de ensino, transição societal e práticas educativas estratégicas dos actores sociais: o caso dos alunos de fracos recursos socioeconómicos de Luanda (Angola). Lisboa, 2015.

DOURADO, L. f. et al.. A qualidade da educação: perspectiva e desafios. Campinas, 2009.

FOUANI, M. & COITO, R. D. A leitura para alunos da EJA: Com foco para a formação do leitor - 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Paraná, 2013.

LIJMER, J., EVERS, J., BOSSUYT, P. Características de bons estudos diagnósticos, 2003. Retirado em 14 de Fevereiro de 2020 em: researchgate.net.

MACANO, E. M. Insucesso Escolar em Moçambique: Estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel. Lisboa, 2015.

MARCONI, M. D., & LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Regulamento das Escolas do Ensino Primário. Luanda, 2012.

NIZA I, SEGURA I. J. & MOTA, I. Escrita: A aprendizagem da escrita nunca está concluída, antes se refaz a cada novo texto. Quem escreve, está sempre a iniciar-se na escrita desse mesmo texto. Lisboa, 2011.

OOSTENBRINK, R., MOONS, KG., BLEEKER, S., MOLL, H., GROBBE, D. Pesquisa diagnóstica sobre dados de cuidados de rotina: perspectivas e problemas, 2003. Retirado em 14 de Fevereiro de: nlm.nih.gov.

SILVA, E. T. A Produção da Leitura na Escola: pesquisas x propostas. São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

29-07-2025

Como Citar

Maurício, A. (2025). Diagnóstico sobre as condições de oferta do ensino no Complexo Escolar 4 de Julho Aeroporto/ Lunda Norte. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 5(1), 339–358. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/njingaesape/article/view/1343

Edição

Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações