ENSINO DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO EM MOÇAMBIQUE: UMA QUESTÃO PARADIGMÁTICA DA ESCRITA DO PORTUGUÊS

Autores

  • Bonete Júlio João Chaha Instituto Médio Politécnico de Moçambique – Moçambique

Palavras-chave:

Ortografia, Língua portuguesa, Reforma, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir as causas do uso arbitrário do antigo e do novo acordo ortográfico pelos alunos no contexto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em Moçambique. Repensar a escrita no contexto processo educativo em Moçambique é embarcar para uma reflexão justificável e de tamanha importância, pois com o advento das mudanças sociais e novas tecnologias, os alunos mostram-se, cada vez mais, desinteressados na escrita. O ensino-aprendizagem da língua portuguesa, em Moçambique, sobretudo, no ensino secundário, é marcado por desafios, pois os alunos usam arbitrariamente o acordo de 1945 e o novo acordo ortográfico de 1990. Em relação à metodologia, este artigo é de caráter bibliográfico, que segue uma abordagem qualitativa, fazendo uso do método de análise de conteúdo e uso da técnica de observação. A pesquisa baseia-se em trabalhos de Lima (2009); Medeiros (2008); Morais (2003); Sim-Sim (1998); Riolfi (2008); Cagliari (1999); Dubois (2006). Portanto, os resultados mostram que, por um lado, a arbitrariedade do uso do antigo e do novo acordo ortográfico no contexto educativo é advinda das mudanças que ocorrem na sociedade atual, em que tudo aparenta momentâneo, sobretudo, as interações rápidas, com a utilização de linguagem escrita mais próxima da oralidade e bastante abreviada, gerando, portanto, rapidez no envio de mensagens por meios eletrónicos. Por outro, é fruto da ratificação tardia do acordo ortográfico, associada também à não reforma dos acervos literários das bibliotecas, livrarias, editoras de publicação, tanto que não permite que as instituições de ensino usem materiais didáticos com novo acordo ortográfico.

Biografia do Autor

Bonete Júlio João Chaha, Instituto Médio Politécnico de Moçambique – Moçambique

Graduado em ensino de Português com habilitações em ensino de Inglês, docente de língua portuguesa, pesquisador independente, técnico de Recursos Humanos, redator e revisor linguístico.

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

Chaha, B. J. J. . (2025). ENSINO DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO EM MOÇAMBIQUE: UMA QUESTÃO PARADIGMÁTICA DA ESCRITA DO PORTUGUÊS . AXÉUNILAB: evista nternacional e studos e inguagens a usofonia, 1(1), 175–186. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/riell/article/view/2246

Edição

Seção

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos