Agostinho Neto, um poeta social

Agostinho Neto, nsonekiwa kimvuka muna kufica

Autores/as

  • Regina Pires de Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brasil
  • Camila Concato Universidade Presbiteriana Mackenzie -Brasil

Palabras clave:

Agostinho Neto, Poesia Social, Angola, Estudos LUsófonos

Resumen

Agostinho Neto, político angolano de grande importância, também foi poeta. Busca-se neste trabalho analisar as fases de sua produção poética e a relevância de tal escrita no que tange ao cotejo com a evolução social de Angola. Para atingir esse objetivo, examina-se cada fase a partir de suas características gerais e de seus poemas específicos. As interpretações analíticas regulam-se pela situação histórica colonial e de independência, assim como pelo despertar e resistência do indivíduo traduzido por um sujeito poético social, traçando, por meio da escrita, um percurso que se divide em três etapas: evocação, convocação e consolidação. Para alicerçar a análise da trajetória poética de Agostinho Neto, os teóricos Alfredo Bosi e Antonio Candido, bem como estudos específicos organizados com enfoque na produção literária do político-poeta, foram elencados como base para o sentido interpretativo.

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Agostinho Neto, única mansueki missionários ngola mutu wanfunu kibeni, yempe kakala nsoneki. Mukiakisalu tufuete yindula é ndambu zalu nungukumuna soneca ye unene wa madona mesmo muna mpila ya lunu ngunuku lua kimvuka kia nova. Muna Luanda mu maravilha momo difuene muna ínsula conso nome tua nuna mpilandi ya inveja ye missionários mandei má kinenen. É mbangululu zona guindulua zetikutussonga é  mambu mafiosa muna ninguém a kolo jo ye kimpuanza, bonso bakandue na ye kala wa chaminés é  mutu.wa bangulua muna diambu diansonekiwa kinvuka muna nzila ya missionários lukangalalu logo lua vambulua muna mkuku zitata. Lomba ye vutu lá ye tallulula. Muna kumika é  nkanngalalu a nsonekeno Agostinho  Neto, mmuna noruega za Alfredo Boso ye António  Cândido, yendogokelo zampuena za kubikua muna ndongokelo muna nvutuza nsonekeno ye nsoneki, a solua muna mbangudulu a missionários.

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Biografía del autor/a

Regina Pires de Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brasil

Pós-Doutora pela Universidade do Minho, Doutora e Mestre pela USP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do Colégio Doutoral Tordesilhas. Líder do GP-CNPq Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia. Pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e do CLEPUL (Universidade de Lisboa). Membro da Comissão de Políticas Linguísticas da ABRALIN, da Comissão para a Promoção da Língua Portuguesa (CBL), do Conselho do Instituto Nacional de Linguística de Timor-Leste e do Museu Virtual da Lusofonia (Universidade do Minho). 

Camila Concato, Universidade Presbiteriana Mackenzie -Brasil

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, bolsista Mackenzie. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), bolsista CAPES. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1998). É licenciada e bacharela em Letras (Português/Inglês) pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Mackenzie/Major Arcy) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie - "Trágico: um estudo do gênero e da produção escrita em O Remorso de Baltazar Serapião de Valter Hugo Mãe") sob orientação de Aurora Gedra Alvarez. Tem artigos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais.

Citas

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Publicado

10-06-2022

Cómo citar

Pires de Brito, R. ., & Concato, C. (2022). Agostinho Neto, um poeta social: Agostinho Neto, nsonekiwa kimvuka muna kufica. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(1), 389–402. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/884