"KA NU DEXA BATUKU MORI"

O papel do batuku na construção de uma identidade nacional cabo-verdiana

Autores

  • Alessander Patrick Correia Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB
  • Daniele Ellery Mourão Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

batuku, Cabo Verde, identidade, cultura

Resumo

O batuku é um dos gêneros musicais e de dança mais antigos de Cabo Verde, que se destaca pelo canto-resposta, polirritmia e por ser composto na sua maioria por mulheres. Nasce com os negros africanos deslocados da Costa da Guiné para o Arquipélago Cabo Verde, no cenário escravocrata, sob o domínio português. Considerado a diversão dos escravizados e de pretos livres marginalizados, o batuku foi alvo de perseguição pela igreja católica e Administração Colonial. Após o seu quase total desaparecimento, passou a ser valorizado pela classe política que assumiu o poder pós independência, e que buscou a construção de uma identidade nacional cabo-verdiana. No entanto, essa mesma classe política herda não apenas o poder, mas também um conjunto de códigos e valores do colonizador que sustenta o distanciamento de Cabo Verde da África ao dar mais destaque às manifestações culturais europeias. Assim, o batuku vivenciou
diversas tensões criadas pelas elites intelectuais letradas cabo-verdianas que ainda nos dias atuais tendem a se dissociar do continente africano.

Biografia do Autor

Daniele Ellery Mourão, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ (2013), mestra em Sociologia pelo PPGS/UFC (2006) e bacharela em Ciências Sociais pela UFC (2004). Atua como Professora Adjunto C/nível I no Bacharelado em Humanidades e no Curso de Licenciatura em Sociologia do Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE). É coordenadora do NUDOC - Núcleo de Documentação Cultural Ladeísse Silveira (IH/Unilab), líder do grupo de pesquisa: "SENSORIA - Núcleo de Pesquisa em Imagem, Som e Texto" (CNPq/Unilab). As principais áreas de interesse são os processos diaspóricos e a produção de identidades e subjetividades, culturas e nacionalidades; fluxos internacionais de estudantes dos PALOP para o Brasil; imagens e narrativas etnográficas e a produção de conhecimento em documentário e filme etnográfico.

Downloads

Publicado

30-12-2024