Política Editorial
ISSN: 2674-6360
Objetivos e escopo do periódico
A Ayé: Revista de Antropologia (ISSN: 2674-6360) é um periódico científico fundado em 2018 e editado pelos professores do curso de Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
A revista recebe artigos em fluxo contínuo, tem periodicidade anual e publica textos escritos em língua portuguesa na área de antropologia. São aceitas as seguintes modalidades: artigos originais, resenhas, traduções, ensaios fotográficos e entrevistas.
Apenas serão apreciados os manuscritos de pesquisadoras/es que tenham a titulação de mínima de mestrandos.
Política de acesso livre
Ayé: Revista de Antropologia está abrigada no Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Uma vez que o periódico é editado no bojo de uma instituição pública, os artigos publicados terão acesso livre.
Trabalhamos com a noção de acesso livre da DOAJ: Directory of Open Access Journals. Essa definição faculta “o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permite a qualquer usuário ler, fazer o download, copiar, distribuir, imprimir, buscar, ou associar por meio de link o texto completo dos artigos, assim como rastreá-los para indexação, incluí-los como dados em softwares, ou usá-los para qualquer propósito legal” (https://doaj.org/apply/guide/).
A política de acesso livre garante também o direito de citação de trechos ou passagens dos textos, desde que creditada corretamente a autoria. Ademais, a revista não cobra nenhuma taxa e tampouco requer o registro ou assinatura para os usuários terem total e irrestrito acesso à íntegra dos artigos científicos e outros textos publicados na Ayé.
Condições de licença
O conteúdo da Revista é licenciado pelo Creative Commons e a Ayé adota em seus conteúdos a licença CC BY-NC https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.
Direitos autorais
Ao publicar na Ayé: Revista de Antropologia, os autores manterão os direitos autorais sobre a sua produção. Ao mesmo tempo, ao submeterem manuscritos para o periódico, os autores concedem à revista o direito à primeira publicação, que ocorrerá seguindo os termos de licença previstos pela Ayé.
Isenção de taxas para autores
A Ayé: Revista de Antropologia não cobra dos autores taxas para publicação, avaliação, processamento, preparação de texto, revisão ou diagramação. Logo, a submissão de manuscritos e a sua posterior publicação é inteiramente gratuita.
Responsabilidade pela autoria
Os conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial da Ayé: Revista de Antropologia, do Colegiado do Bacharelado em Antropologia ou da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Processo editorial
Artigos enviados em fluxo contínuo
Pré-análise
Após o recebimento dos artigos no sistema da revista, os editores realizam uma pré-análise sobre a adequação dos mesmos ao escopo e aos objetivos da publicação. Nesta etapa, também são feitas: a) a verificação automatizada da existência de plágios b) a verificação da adequação do texto às instruções para autores c) a checagem se o texto submetido adequa-se a uma das modalidades de trabalhos publicados pela Ayé d) a verificação da presença de indicadores de autoria nos manuscritos, como nomes, obras citadas, ou outros tipos de menção que possam comprometer a revisão cega.
Escolha dos pareceristas
Caso aprovado na primeira etapa, o artigo será enviado para dois pareceristas. Os revisores poderão ser escolhidos diretamente pelos Editores da revista ou poderão ser designados por eventuais organizadores de dossiês, que figurarão como Editores Colaboradores, a partir de suas especialidades.
Aos Editores Colaboradores caberá se certificar da adequação do manuscrito aos objetivos da revista, a realização de uma avaliação de caráter abrangente da contribuição do trabalho para o ganho de conhecimento antropológico, identificando se o mesmo apresenta resultados claros e uma argumentação correspondente à temática proposta. Nesse sentido, são avaliados o mérito científico relacionado à temática do manuscrito.
Avaliação cega
Durante o processo de avaliação, nenhuma das partes, autores e pareceristas, será identificada. Caso um dos pareceristas notifique a revista com a indicação de que, por meio de elementos indiciais, conseguiu identificar a autoria, mostrando-se, por consequência, impedido de avaliar o texto, caberá aos Editores a indicação de novo revisor.
A partir da data do aceite, os pareceristas terão 30 dias para enviar o resultado de sua análise. Caso não o façam, caberá aos editores a indicação de novos revisores.
Resultado da avaliação
O prazo médio para o recebimento da avaliação do artigo é de 60 dias e há quatro resultados possíveis: a) artigo aprovado b) artigo aprovado com modificações c) revisar e resubmeter d) recusado. Deve-se notar que o artigo recusado não poderá ser novamente submetido dentro de dois anos a contar da data da primeira submissão. A categoria “revisar e resubmeter” implica que o autor deverá reiniciar o processo de submissão, devendo passar por todas as etapas anteriormente descritas.
No caso de pareceres divergentes, isto é, quando o mesmo artigo receber de um avaliador a aprovação e de outro a recusa, a equipe editorial acionará um terceiro parecerista para dirimir a questão.
Entrega das correções
Finalizado o processo de revisão por pares, caso o autor tenha recebido dos pareceristas a indicação “artigo aprovado com modificações”, terá 30 dias para o envio do texto corrigido. Assim que os editores da revista receberem o texto reformulado, será feita a verificação da realização dos ajustes. Se constatado que o autor atendeu às indicações dos revisores, o texto será enviado para a etapa de produção, quando passará pela revisão ortográfica/ gramatical e pelo processo de diagramação.
Os artigos aprovados com modificações não enviados para a Ayé dentro de 30 dias a partir da data de recebimento dos pareceres serão arquivados pela revista.
Na ocasião da entrega do artigo, o autor deverá também encaminhar uma declaração assinada informando que concorda com as normas da publicação da revista e com a política de acesso livre.
Revisão ortográfica e gramatical
Os autores terão 7 dias, contados a partir do recebimento do texto corrigido, para comunicar a revista sobre a sua concordância com as revisões ortográficas e gramaticais realizadas. Caso não respondam dentro desse prazo, a revista considerará as revisões aceitas.
Diagramação
Os autores terão 7 dias, contados a partir do recebimento do texto diagramado, para comunicar a revista sobre aceite da diagramação. Caso não respondam dentro desse prazo, a revista considerará a proposta de diagramação aceita.
Artigos enviados para dossiês
O processo editorial dos artigos enviados para dossiês é similar ao adotado nos artigos submetidos em fluxo contínuo.
A única diferença é que, no caso dos dossiês, os organizadores do volume atuarão como Editores Colaboradores e ficarão responsáveis pela certificação da adequação do manuscrito aos objetivos da revista, pela realização de uma avaliação de caráter abrangente da contribuição do trabalho para o ganho de conhecimento antropológico, identificando se o mesmo apresenta resultados claros e uma argumentação correspondente à temática proposta. Nesse sentido, são avaliados o mérito científico relacionado à temática do manuscrito.
No caso dos dossiês, caberá aos organizadores a indicação de um parecerista para cada artigo. O segundo nome será indicado pelos Editores da revista. Ainda em relação aos volumes temáticos, todo o processo de comunicação com os revisores e com os autores ficará exclusivamente sob a responsabilidade dos Editores.
Controle de qualidade e Política Antiplágio
Durante o processo editorial
Todos artigos enviados para a Ayé: Revista de Antropologia passam por uma rigorosa análise de qualidade. Entre as suas etapas estão: a) a verificação se a totalidade ou partes do artigo já foram publicados pelo autor em outros periódicos b) o uso do software Turnitin ou congênere dedicado à checagem de plágio.
Caso se constante que partes ou a totalidade do artigo já foram publicados em outro periódico, o texto será devolvido ao autor. O mesmo acontecerá no caso da detecção de plágio.
Após a publicação
A Ayé receberá denúncia da presença de plágio em seus artigos por meio do e-mail: ayerevistadeantropologia@gmail.com
As comunicações de irregularidades poderão ser anônimas. Sugere-se que o seu autor indique a natureza do plágio cometido (paráfrase, cópia integral de trecho, cópia integral do documento), a fonte plagiada e os trechos idênticos.
Após a apuração, caso se constate a presença plágio, o artigo será despublicado do site da revista e retirado das bases de dados. Posteriormente, uma notificação será enviada ao autor do plágio comunicando-o acerca do ocorrido.
Armazenamento dos arquivos da revista a longo prazo
A Ayé:Revista de Antropologia utiliza a plataforma Internet Archive para armazenar de forma permanente os artigos e outros textos publicados em seus volumes. Tais materiais ficam disponíveis no perfil da revista, disponível no link https://archive.org/details/@ay_revista_de_antropologia
Política em relação ao uso de Inteligência Artificial Generativa
A Ayé: Revista de Antropologia não admite a publicação de artigos parcial ou completamente redigidos por inteligência artificial (IA). Ao passar os documentos pelos detectores de uso IA, caso se identifique alta probabilidade de redação automatizada, o texto será devolvido ao autor.
A Revista não veda o uso de IA nos processos de transcrição de entrevistas, análise de dados ou edição de fotos, contudo, o recurso a tais ferramentas automatizadas deve ser informado explicitamente no artigo.
A Ayé: Revista de Antropologia não publicará imagens geradas por softwares que empreguem inteligência artificial.
Os casos omissos envolvendo o uso de IA serão apreciados pelos Editores e pela equipe ampliada da Comissão Editorial.
Política de privacidade
A revista coletará informações pessoais, como nome, endereço de e-mail e filiação institucional durante o processo de submissão dos manuscritos. Tais dados serão usados exclusivamente pela Ayé com o fim viabilizar a publicação. As informações não serão compartilhadas com outros atores.
Durante o processo de submissão, os dados serão armazenados na Plataforma OSJ/PKP - UNILAB, que atualmente hospeda a revista. Findado o processo de publicação, as informações serão armazenadas na pasta do periódico na nuvem. Apenas os editores, assistentes editoriais e colaboradores internos da revista terão acesso às referidas informações.
Indexadores
A Ayé: Revista de Antropologia está presente nas seguintes bases indexadoras:
Diadorim - http://diadorim.ibict.br/handle/1/2651
LivRe - Revistas de acesso livre - https://livre.cnen.gov.br/ConsultaPorPalavras.asp
Google scholar:
https://scholar.google.com/citations?user=q2EaQZUAAAAJ&hl=pt-BR&authuser=2
LATINREV:
https://latinrev.flacso.org.ar/revistas/aye
Equipe Editorial
Editores responsáveis:
Prof. Dr. Bruno Goulart, Unilab
Profa. Dra. Carla Susana Alem Abrantes, Unilab
Assistente Editorial:
Rafael Antunes Almeida, Unilab
Comissão Editorial:
Profa. Dra. Andressa Lewandowsk, Unilab
Prof. Dr. Arilson dos Santos Gomes, Unilab
Prof. Dr. Bruno Goulart, Unilab
Profa. Dra. Carla Susana Alem Abrantes, Unilab
Prof. Dr. Carlos Subuhana, Unilab
Profa. Dra. Denise Ferreira da Costa Cruz, Unilab
Profa. Dra. Jaqueline Britto Pólvora, Unilab
Profa. Dra. Joanice Santos Conceição, Unilab
Prof. Dr. Lailson Ferreira da Silva, Unilab
Prof. Dr. Luis Tomás Domingos, Unilab
Prof. Dr. Patrício Carneiro Araújo, Unilab
Prof. Dr. Rafael Antunes Almeida, Unilab
Prof. Dr. Rhuan Carlos dos Santos Lopes, Unilab
Prof. Dr. Segone Ndangalila Cossa, Unilab
Profa. Dra. Violeta Maria Siqueira Holanda, Unilab
Conselho Editorial:
Prof. Dr. Alessandro Angelini, Johns Hopkins University (EUA)
Profa. Dra. Cristiana Bastos, ICS - Universidade de Lisboa (Portugal)
Prof. Dr. Eduardo Viana Vargas, UFMG
Prof. Dr. Guilherme José da Silva e Sá, UNB
Prof. Dr. José Carlos Dos Anjos, UFRGS
Prof. Dr. Kabengele Munanga, USP
Profa. Dra. Keisha-Khan Y. Perry, Brown University (EUA)
Prof. Dr. Kleyton Rattes, UFC
Prof. Dra. Luanda Rejane Soares Sito/ Universidad de Antioquia (Colômbia)
Prof. Dr. Márcio Goldman, Museu Nacional - UFRJ
Profa. Dra. Suely Kofes, UNICAMP
Profa. Dra. Zélia Amador de Deus, UFPA
Endereço
Endereço da Ayé: Revista de Antropologia
Sala das Coordenações dos Cursos - Coordenação do Colegiado de Antropologia da Unilab
Unidade Acadêmica dos Palmares - Bloco 2
Rodovia CE 060 - Km 51
CEP: 62785-000 - Acarape - CE - Brasil
Contato
E-mail: ayerevistadeantropologia@gmail.com
Periodicidade
Anual