Anúncios
PRORROGADA A CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO DOSSIÊ "OS(AS) MESTRES(AS) E A ESCRITA: A PRODUÇAO LITERÁRIA NO ENGAJAMENTO DO ENCONTRO DE SABERES" ATÉ DIA 31/05/2023
A Ayé: Revista de Antropologia convida para a submissão de trabalhos para o dossiê da edição especial de 2023, Os(as) mestres(as) e a escrita: a produção literária no engajamento do Encontro de Saberes, de organização de José Jorge de Carvalho, Makota Kidoiale (Cássia Cristina da Silva), Rosângela Tugny e Bruno Goulart.
PRORROGAÇÃO PARA RECEBIMENTO DAS SUBMISSÕES: ATÉ DIA 31/05/2023 (através do site da revista)
PROPOSTA DO DOSSIÊ: Nas últimas décadas, as universidades públicas brasileira têm experimentado a inclusão de mestres e mestras indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, das culturas populares etc. nas suas salas de aula. Protagonizado pelo projeto Encontro de Saberes (vinculado ao INCTI/UnB), os(as) mestres(as) têm se feito presentes nas universidades enquanto professores(as), lecionando disciplinas e cursos que têm como tema suas distintas tradições e saberes. Essas experiências não param na sala de aula, e têm repercutido na forma de produções colaborativas de artigos, livros e entrevistas, de autoria própria dos mestres e mestras ou em parceria com docentes das universidades. Além disso, a trajetória e os saberes dos mestres e mestras tem se tornado de interesse de professores(as) engajadas, principalmente com o intuito de confeccionar os memoriais ou dossiês sobre esses sujeitos, com vista a apresentar suas candidaturas ao título de Notório Saber – presentes em um número cada vez maior de universidades brasileiras. O presente dossiê se propõe a reunir reflexões e trabalhos sobre a nova produção literária que emerge no engajamento do Encontro de saberes, podendo se abrir para temas como: a metodologia de escrita de memoriais (coautorias, escritas coletivas, transcrição da oralidade, entrevistas, etc.); o potencial descolonizador das biografias de mestres e mestras das comunidades tradicionais nas disciplinas estabelecidas; a diversidade e natureza dos sistemas de conhecimentos das mestras e dos mestres e suas rupturas com as pedagogias e epistemes ocidentais. Convidamos para a submissão de produções de professores(as), pesquisadores(as), mestres e mestras e seus coletivos e textos de/em co-autoria.
Lembramos também que a revista recebe contribuições de Artigo, traduções, entrevistas, ensaios e resenhas em fluxo contínuo para as edições anuais regulares.