Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto completo do artigo está escrito com a fonte Times New Roman 12 e com espaçamento 1,5. As citações com mais de três linhas foram escritas em fonte tamanho 10. As notas estão em fonte tamanho 10 e aparecem no final do documento e não no rodapé. O artigo foi escrito em português e enviado nos formatos .doc ou .docx.; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

Modalidades aceitas

A Ayé - Revista de Antropologia aceita em fluxo contínuo trabalhos de autores com titulação mínima de mestrando.

Aceitam-se as seguintes modalidades: artigos originais, resenhas, traduções, ensaios fotográficos e entrevistas.

Processo de submissão

As submissões deverão ser enviadas por meio do site da revista. 

Usuários cadastrados: inserir os dados de login e senha. https://www.revistas.unilab.edu.br/index.php/Antropologia/login?source=%2Findex.php%2FAntropologia%2Fsubmissions

Usuários não cadastrados: realizar o registro no link https://www.revistas.unilab.edu.br/index.php/Antropologia/user/register?source=%2Findex.php%2FAntropologia%2Fsubmissions

Em caso de problemas com o cadastro ou com a submissão pelo site, o autor deverá contatar a Equipe Editorial da revista por meio do e-mail: ayerevistadeantropologia@gmail.com

Formato

Artigos

1.1. As contribuições deverão ser inéditas. 

1.2. Além do título em português (em negrito), o artigo deve ter um segundo título em inglês ou espanhol. 

1.3 Os artigos deverão conter um resumo em português e outro em inglês ou espanhol. Os resumos devem conter no máximo 150 palavras. Também deverão contar com uma lista de três palavras-chave separadas por vírgula. Elas deverão aparecer em português e em inglês ou espanhol.

1.4. O texto deverá ter a extensão máxima de 11.500 palavras, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá contar com o formato A4, com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo deverá ser escrito com a fonte Times New Roman 12 e com espaçamento 1,5. As citações com mais de três linhas deverão ser escritas em fonte tamanho 10. As notas, em fonte tamanho 10, deverão aparecer no final do documento e não no rodapé.  O artigo deverá ser escrito em português e enviado nos formatos .doc ou .docx.

1.5. O autor deverá submeter duas cópias do texto na plataforma. A primeira deverá conter a identificação da autoria, assim como o e-mail, a identificação institucional, a titulação, o link para o currículo lattes e o identificador ORCID. O mesmo poderá ser obtido no endereço: https://orcid.org/register

A segunda, que será enviada aos pareceristas, deverá ser completamente anonimizada. Isso implica a exclusão do nome, das referências bibliográficas escritas pelo próprio autor e de outros elementos que permitam a identificação. O autor também deverá eliminar a identificação do arquivo submetido. Para tanto, deverá seguir este procedimento:

No Microsoft Word 365:

Com o documento aberto e salvo, clicar em “arquivo”; clicar em “informações”; clicar em “verificar se há problemas”; clicar em “inspecionar documento”; desmarcar todas as caixas, com exceção de “propriedades do documento e informações pessoais”; clicar em inspecionar; clicar em “remover tudo”.

O nome do arquivo da versão anonimizada deverá ser apenas o título do artigo.

Submissões que não atendam aos procedimentos de anonimização serão devolvidas aos autores para adequação.

  1. As regras de grafia deverão obedecer às seguintes normas:

2.1 As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas entre parênteses: sobrenome do autor com letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (LOPES, 2019, p. 11-14).

2.2. As citações de mais três linhas devem estar em tamanho 10, espaço simples, com recuo à direita de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima.

2.3. Um autor (MENDONÇA, 2015); dois autores (SILVA; SUBUHANA, 2017); três ou mais autores (HOLANDA et al. 2009). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud.

2.4.  As notas de fim deverão ser apenas explicativas.

2.5. Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). 

  1. As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do texto, após as notas de fim, em ordem alfabética, em 12 pt como no modelo:

-  Artigos publicados em periódicos: 

RODRIGUES, Vera. E Agora Falamos Nós: Mulheres Beneficiárias do Bolsa Família em Redenção-CE. Revista Tomo, v. 01, p. 73-84, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/tomo/article/view/5422/4445

- Artigos de publicações referentes a eventos: 

LEWANDOWSKI, Andressa. Entre afetos e desejos: notas acerca da normatização da união entre casais de mesmo sexo. Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais - Desafios Antropológicos Contemporâneos. São Paulo, 2012.

- Livros: 

ARAÚJO, Patrício Carneiro. Entre ataques e atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas. Itanhaém: Arché Editora, 2017.

- Livros organizados: 

PÓLVORA, Jacqueline Britto; ANJOS, José Carlos Gomes (Org.). Dinâmicas identitárias, culturais e de gênero em Cabo Verde. Porto Alegre; Praia: Editora da UFRGS; Editora da UNICV, 2016.

- Livros em coautoria: 

NUNES, Georgina Helena Lima; GOMES, Arilson dos Santos; BAPTISTA, Jean Tiago. I COPENE SUL: Congresso Regional de Pesquisadores Negros da Região Sul. Pelotas: Editora UFPEL, 2015.

- Capítulos de livro: 

SILVA, Bruno Goulart. A Irmandade de Jardim do Seridó e os Folcloristas: pensando a visibilidade e a representação dos negros do Rosário. In: Julie Cavignac; Muirakytan K. de. Macêdo (Org.). Tronco, Ramos e Raízes!: história e patrimônio cultural do Seridó Negro.Natal/ Brasília: Flor do Sal; EDUFRN; ABA, 2014, p. 359-379.

- Capítulo de livro em coautoria: 

ABRANTES, Carla; BARROSO, Maria. Colonialismo, desenvolvimento e formação de comunidades políticas. In: Maria Macedo Barroso, Carla Susana Alem Abrantes. (Org.). Antropologia, Cooperação Internacional e processos de formação de estado: entre práticas de governo e práticas de política. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2020, p. 9-20.

- Teses: 

ALMEIDA, Rafael Antunes. Objetos intangíveis: ufologia, ciência e segredo. Tese (Doutorado), Universidade de Brasília - UNB, Brasília, DF, 2015.

- Dissertações: 

CIRNE, Michelle. “Não é uma tonalidade de pele, é uma posição política”: a formação da identidade negra através do Projeto Universidade Livre. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA, 2007.

- Citações de sites: 

Disponível em: http:// ......, acesso em 12 Jun.2018.

- Vídeo

Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura - PROEX. III Semana Acadêmica de Antropologia: Abertura Institucional. PROEX UNILAB, 2021. 1 Vídeo (29.42 min). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tRyj1DeA9iQ. Acesso em 28 set 2021. 

Resenhas

Os textos das resenhas deverão ter até 3000 palavras, incluindo as notas e as referências bibliográficas.

Deve-se indicar a referência bibliográfica da obra resenhada no início do artigo.

Só serão aceitas resenhas de livros publicados há menos de 3 anos.

Traduções

Caberá ao proponente providenciar a autorização para a tradução da obra junto ao autor, seus familiares ou outros detentores de direitos autorais sobre a peça. A referida autorização deverá ser submetida via plataforma juntamente com o texto traduzido. 

Recomenda-se fortemente que o proponente obtenha a autorização do autor e da Editora responsável pela publicação original do artigo/capítulo.

Serão aceitas traduções de trabalhos com até 11.500 palavras, incluindo notas e referências bibliográficas.

Caso o tradutor opte por produzir um texto de apresentação, ele deverá contar com, no máximo, 3000 palavras, incluindo notas e referências bibliográficas. O texto de apresentação deverá ser submetido na plataforma em arquivo separado.

Ensaios fotográficos

A revista aceitará a submissão de ensaios fotográficos que sejam resultado de pesquisas de caráter etnográfico. Os elementos textuais não poderão exceder 3000 palavras.  As imagens deverão ser enviadas em formato .jpeg ou .png, em 300 dpi, e não poderão exceder o número de 12.

Entrevistas

Os textos das entrevistas deverão ter até 9000 palavras.

Propostas de dossiê

As propostas de dossiê deverão ser encaminhadas para o e-mail ayerevistadeantropologia@gmail.com, com a identificação, a titulação, o contato e o endereço do currículo lattes dos proponentes. Serão analisadas as propostas confeccionadas por dois pesquisadores que possuam o título de doutor. 

O documento deverá conter o título para o dossiê e um resumo de até 500 palavras com a apresentação da proposta.

Os proponentes deverão ainda agregar a lista artigos do número, contendo:

  1. Nome do autor
  2. Titulação 
  3. Endereço do currículo lattes
  4. Título do artigo
  5. Resumo (até 150 palavras)

As propostas de dossiê deverão prever entre 5 e 8 artigos. 

A Ayé: Revista de Antropologia receberá propostas de dossiê em fluxo contínuo. O tempo médio para a análise das propostas pela comissão Editorial é de 60 dias. Caso aprovada, os Editores negociarão com os proponentes os prazos para o envio dos artigos que integrarão o número. A submissão dos textos deverá ser realizada via plataforma, seguindo as regras para a submissão previstas na seção Artigos. 

Vale notar que todo processo de encaminhamento dos artigos para pareceristas e comunicação com os autores ficará a cargo da Equipe Editorial da Ayé: Revista de Antropologia. Isso ocorrerá para garantir a qualidade do processo de revisão duplo cega por pares. Os organizadores do dossiê poderão colaborar na indicação de um parecerista por artigo, ficando a indicação do segundo nome sob a responsabilidade dos Editores da revista. 

3) Todas as propostas serão submetidas à análise da Comissão Editorial antes de serem encaminhadas aos pareceristas. As propostas que não contemplarem as normas editoriais serão devolvidas aos autores. Consulte os detalhes do processo Editorial neste link: https://revistas.unilab.edu.br/index.php/Antropologia/politicaeditorial

A Ayé: Revista de Antropologia informa que não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores em artigos, traduções, entrevistas ou resenhas. 

A Ayé: Revista de Antropologia não cobra nenhuma taxa para submissão, processamento e publicação de manuscritos.









Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Política de privacidade

A revista coletará informações pessoais, como nome, endereço de e-mail e filiação institucional durante o processo de submissão dos manuscritos. Tais dados serão usados exclusivamente pela Ayé com o fim viabilizar a publicação. As informações não serão compartilhadas com outros atores.

Durante o processo de submissão, os dados serão armazenados na Plataforma OSJ/PKP - UNILAB, que atualmente hospeda a revista. Findado o processo de publicação, as informações serão armazenadas na pasta do periódico na nuvem. Apenas os editores, assistentes editoriais e colaboradores internos da revista terão acesso às referidas informações.