“A mata é o céu dos espíritos”

Entrevista com o Pajé Barbosa (Raimundo Barbosa da Silva)

Autores

  • Pajé Barbosa Povo Pitaguary-CE
  • Patrício Carneiro Araújo IH/UNILAB-CE
  • Alexandre Hermes Oliveira Assunção Mestrando em Antropologia Social na UFRN

Palavras-chave:

Pajé Barbosa, Pitaguary, Religião

Resumo

A entrevista que segue foi coletada por Patrício Carneiro Araújo e Alexandre Hermes Oliveira Assunção (Alex Hermes) no dia primeiro de novembro de 2021, na aldeia da Monguba, Pacatuba, Ceará, Brasil. Na ocasião, a intenção era entrevistar o Pajé Barbosa e uma das suas filhas para a produção de um capítulo de um livro organizado pelo professor Leonardo Oliveira de Almeida, sobre as religiões afro-cearenses, no qual os entrevistadores publicaram o capítulo intitulado “O terreiro do pajé: afro-indígena no sentido do termo”. Naquele capítulo serão encontrados trechos desta entrevista, ora publicada na íntegra. Na
mesma época, também estava em análise a proposta de concessão do título de Notório Saber ao Pajé Barbosa na UNILAB, estando alguns professores daquela instituição diretamente implicados no processo, o que explica o fato de esta entrevista ter sido publicada exatamente na Ayé Revista de Antropologia.

Biografia do Autor

Pajé Barbosa, Povo Pitaguary-CE

Liderança epiritual do povo Pitaguary, pai de santo da Umabanda e reitor da Universidade das Matas

Patrício Carneiro Araújo, IH/UNILAB-CE

Professor de Antropologia na UNILAB. Pós-doutorando em Antropologia Social na UFRN. Coordenador do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso” (CNPq/UNILAB).

Alexandre Hermes Oliveira Assunção, Mestrando em Antropologia Social na UFRN

Mestrando em Antropologia Social na UFRN. Bacharel em Antropologia pela UNILAB.

Downloads

Publicado

12-12-2022