O impacto económico e histórico-social do reconhecimento tardio do Ensino a Distância em Angola

Ocipama cilo ci lomboloka ndomo oku livokiya kwekambo lyolombongo volwali lwosi kwa syata oku kwatisa oku kwatisa omanu oku kwata ekalo liwa, ovisimilo vymano oku longisa omãla oco va kule lolondunge vo Ngola

Autores

  • Américo Custódio Hungulo Universidade Oscar Ribas - Angola

Palavras-chave:

EaD, Economia, Angola

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto económico, histórico-social do reconhecimento tardio do ensino a distância em Angola. A sua importância, garante aos estudantes o acesso a diferentes níveis e tipos de educação e formação de qualidade tendo em conta as vantagens e desvantagens. Esta investigação permitiu explicar e compreender o percurso de avanços e retrocessos do reconhecimento do ensino a distância em Angola. A metodologia empregue é de nível exploratório, descritivo e explicativo. Os limites e benefícios desta modalidade possibilitou identificar fatores que determinaram o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s), seguido das ações didáticas. Concluiu-se que o impacto do reconhecimento e valorização do (EaD) em Angola é uma mais-valia para o enriquecimento da formação do sujeito para um enquadramento de ofertas de programas de educação que atendem com equidade e qualidade às necessidades do desenvolvimento económico, histórico-social, político e cultural do país.

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Ovipama evi vi lombolola eci ci pita lomanu poku lilongisa elimi lyokaliye, oku  kongola ovina vi sangiwa valivulu oku longisa omanu oco va linge olondonge, cinema asumuluho alwa. Olondaka evi vi lekisa okuti, omanu va pondola oku kwata elombololo oku amako kwolongelo yofeka, kwenda oku kapiwa ondimbukisi yupange woku kunda volwali lwosi, ndomo ku teluluma ocitangi caco onumbi eyi, ya sunguluka kwenda ya teta onimbu. Ndomo tu pondola oku kwatisa, tu sukila oku kulihisa ekalo lyomwenyo wetu, oco tu limbuke nda tu pondola oku kwama ovoloñgo olomakina vyoku kwatsa oku sapela. Elilongiso lyaco lya syata oku kwatisa olondonge, oku kwata elomboloko  lyeci olondunge  vyaco vi kasi oku longisa kolosikola vyaco vo Ngola, oco k´imbiwe onima yimwe yi tunda koku eca, oku longisa omanu oco v linge olondunge, ci nena asumuluho alwa, olondaka vimwe vya lombolwiwa ekalo lyopulitika, kwenda ovituwa vyofeka.

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Biografia do Autor

Américo Custódio Hungulo, Universidade Oscar Ribas - Angola

Doutorando em Psicologia do Trabalho e das Organizações na Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México) desde 2022. Mestre em Psicopedagogia Clínica graduado pelo Instituto de Altos Estudos Universitários Barcelona - Espanha (IAEU), Universidade de León, 2012. Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo (ISCED-HBO), Universidade Agostinho Neto - Angola, 2006.

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Publicado

29-07-2025

Como Citar

Hungulo, A. C. . (2025). O impacto económico e histórico-social do reconhecimento tardio do Ensino a Distância em Angola: Ocipama cilo ci lomboloka ndomo oku livokiya kwekambo lyolombongo volwali lwosi kwa syata oku kwatisa oku kwatisa omanu oku kwata ekalo liwa, ovisimilo vymano oku longisa omãla oco va kule lolondunge vo Ngola. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 5(2), 251–263. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/njingaesape/article/view/1803