A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A PRESENÇA DOS PALOP NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

  • Felismina Lopes Imbiri Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Brasil

Palavras-chave:

PALOP, Livro Didático, Variação Linguística

Resumo

O livro didático se faz presente no contexto do ensino brasileiro desde o período imperial, tendo sua valorização como principal ferramenta da prática pedagógica nas décadas de 1970 e 1980 (Santos, Martins, 2011). Considerando uma das funções do livro didático de ser um meio de aquisição de conhecimentos socialmente relevantes (BRASIL, 2012), o nosso trabalho teve como objetivo fazer uma seleção de um conjunto de livros didáticos de língua portuguesa utilizados nas três séries do Ensino Médio para que pudéssemos apontar como se fazem presentes os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nestas obras. Desse modo, a presença dos PALOP nestes materiais aproxima-se do que temos preconizado na Lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, incluindo o estudo da História da África e dos Africanos. Após a leitura criteriosa das obras selecionadas, em específico das obras ou capítulos relacionados ao ensino da linguagem, notamos que os PALOP se fizeram presentes apenas nos capítulos ou seções em que a variação linguística era abordada, mas não necessariamente em todos os livros. Assim, constatamos uma deficiência no ensino da temática da variação linguística, em específico, a variação diatópica, e a apresentação de conteúdos que envolvam questões linguísticas relacionadas ao continente africano e à língua portuguesa que é falada nos países que passaram pelo processo colonizatório.

Biografia do Autor

Felismina Lopes Imbiri, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Brasil

Licenciada no Curso de Letras - Língua Portuguesa, no Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Guia de livros didáticos PNLD 2008. MEC: Brasília, 2007.

CÁ, L. Cultura escolar e os povos coloniais: a questão dos assimilados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). ETD - Educação Temática Digital, vol. 13, nº1, pp. 207-224, 2011.

CEDRAZ, A. C. C. As representações de África nos livros didáticos de História: uma discussão necessária. 30º Simpósio Nacional de História, Recife, p.1-22, 2019.

COELHO, I. et al. Para conhecer Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.

DANFA, S. O discurso sobre a África nos livros didáticos do Ensino Fundamental: uma análise do livro História, Sociedade & Cidadania, 3.ed., 6º ano. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.

FERRAZ, R. A BNCC e os desafios aos profissionais da docência: debates necessários. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol.7, p.95-111, 2019.

Ministério da Educação. Ministério da Educação.(s.d.). Programa Nacional do Livro e do Material Didático, s.d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-39702797/12391-pnld . Acesso em: 12 abr.2025.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. s.d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 12 abr.2025.

NORÉ, A.; ADÃO, A. O ensino colonial destinado aos “indígenas” de Angola. Antecedentes do ensino rudimentar instituído pelo Estado Novo. Revista Lusófona de Educação, Bissau. Nº1, p.101-126, 2003.

RIZZI, K. R. Relações Brasil-PALOP: 40 anos de cooperação para o desenvolvimento no Atlântico Sul (1974/75-2015). Revista Brasileira de Estudos Africanos, vol.1, nº1, p.143-167, 2016.

SANTOS, V.; MARTINS, L. A importância do livro didático. Candombá – Revista Virtual, vol.7, nº1, p.20-33, 2011

SILVA, M. A. A Fetichização do Livro Didático no Brasil. Educação e Realidade, vol.37. nº23, UFRGS, p.803-821, 2012.

SILVA, I. A. O Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD/EM): uma política de educação implementada pelo estado brasileiro no início do século XXI. 37ª Reunião Nacional da ANPEd, UFSC, Florianópolis, p.1-20, 2015.

TORRES, J. et al. Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturais. Ciência & Educação. Bauru, vol.21, nº3, p.655-671, 2015.

ZACHEU, A. A.; CASTRO, L. L. Dos tempos imperiais ao PNLD: a problemática do livro didático no Brasil. Jornada do núcleo de ensino de Marília. UNESP, Marília, p.1-12, 2015.

Downloads

Publicado

25-06-2025

Como Citar

Imbiri, F. L. . (2025). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A PRESENÇA DOS PALOP NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. AXÉUNILAB: evista nternacional e studos e inguagens a usofonia, 1(1), 229–246. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/riell/article/view/2249

Edição

Seção

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos