MORFOSEMÂNTICA DAS CLASSES 1 E 2 EM CONTRASTE ÀS CLASSES 9 E 10 NA LÍNGUA MAKONDE

Autores

  • Eduardo Moisés Instituto de Formação de Professores Alberto Joaquim Chipande / Universidade Rovuma - Moçambique

Palavras-chave:

Morfosemântica, Classes nominais, Ximakonde, Línguas bantu

Resumo

O presente artigo tem como foco a análise morfo-semântica das classes nominais 1 e 2 em contraste com as classes 9 e 10 na língua bantu Ximakonde. Através de uma abordagem filológica e introspectiva, o estudo investiga os morfemas nominais, bem como os campos semânticos associados a essas classes. As classes 1 e 2, tradicionalmente associadas a seres humanos, mostram variações morfológicas com a presença dos prefixos mu-, mw-, m- e n-. As classes 9 e 10, por outro lado, apresentam uma maior diversidade semântica, abarcando animais, conceitos abstratos, objetos diversos e empréstimos lexicais, com prefixos como (i)N-, i-, y-, di- e dy-. O estudo salienta ainda a importância das classes nominais na estruturação gramatical e semântica da língua Ximakonde, destacando-se como um contributo significativo para o aprofundamento do conhecimento sobre a organização morfológica e semântica das línguas bantu.

Biografia do Autor

Eduardo Moisés, Instituto de Formação de Professores Alberto Joaquim Chipande / Universidade Rovuma - Moçambique

Docente de carreira, natural da aldeia de Matambalale, no distrito de Muidumbe, província de Cabo Delgado, Licenciado em Linguística Bantu pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. É formador no Instituto de Formação de Professores Alberto Joaquim Chipande de Pemba e Mestrando em Linguística Bantu pela Universidade Rovuma. Foi professor de Língua Portuguesa na Escola Secundária de Luanda em Cabo Delgado (2013-2020). 

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

Moisés, E. . (2025). MORFOSEMÂNTICA DAS CLASSES 1 E 2 EM CONTRASTE ÀS CLASSES 9 E 10 NA LÍNGUA MAKONDE. AXÉUNILAB: evista nternacional e studos e inguagens a usofonia, 1(1), 270–280. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/riell/article/view/2239

Edição

Seção

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos