PAPEL DAS LÍNGUAS AUTÓCTONES NO ENSINO DO PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU

Autores

  • Alfa dos Santos Siolm Universidade Federal da Bahia -Brasil
  • Joselino Guimarães Universidade Federal da Bahia - Brasil

Palavras-chave:

Ensino, Português, Línguas autóctones, Guiné-Bissau, Educação inclusiva

Resumo

O artigo, intitulado “Papel das Línguas Autóctones no Ensino do Português na Guiné-Bissau”, tem como objetivo analisar e evidenciar a importância das línguas autóctones no contexto educacional guineense, especialmente no ensino do português. A pesquisa fundamenta-se em revisões bibliográficas que incluem autores renomados como Reto (2012), Mendes (2011), Carvalho (2022), Freire (1979), Malone (2012), entre outros. Na introdução, delineiam-se os objetivos do estudo, seguido por uma seção dedicada à explicação da abordagem metodológica, que utiliza um método qualitativo por meio da revisão bibliográfica. A contextualização linguística da Guiné-Bissau é brevemente apresentada, destacando o papel das línguas portuguesa, guineense e outras autóctones. O ensino do português como segunda língua é discutido, focando nos impactos para os alunos. A análise do papel das línguas autóctones no ensino do português demonstra os potenciais impactos positivos na aprendizagem dos alunos. O artigo encerra com considerações finais que destacam a relevância de uma abordagem pedagógica que valorize e integre as línguas autóctones no processo de ensino e aprendizagem do português na Guiné-Bissau.

Biografia do Autor

Alfa dos Santos Siolm, Universidade Federal da Bahia -Brasil

Graduado em Letras - Língua Portuguesa (2019) pela Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, mestre em Língua e Cultura (2023) pela Universidade Federal da Bahia e doutorando na mesma universidade. Pesquisador do Projeto Vertentes do Português Popular da Bahia. Atua no grupo de Pesquisa EDULILA –Malês e é professor voluntário no Projeto Emancipa Malês, vinculado à UNILAB.

Joselino Guimarães, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Graduado em Letras - Língua Portuguesa (2017) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura. Atualmente, é doutorando na mesma instituição.

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

Siolm, A. dos S. ., & Guimarães, J. . (2025). PAPEL DAS LÍNGUAS AUTÓCTONES NO ENSINO DO PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU. AXÉUNILAB: evista nternacional e studos e inguagens a usofonia, 1(1), 206–216. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/riell/article/view/2238

Edição

Seção

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos