SHONENGLISH: DUAS LÍNGUAS, DOIS POVOS, UMA REALIDADE MOÇAMBICANA

Autores

  • António Bonifácio Companhia Universidade Púnguè – Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Humanidades – Moçambique

Resumo

A abordagem do “Shonenglish” no contexto moçambicano tem sido feita em campos específicos. Nesta pesquisa pretendemos abordar a questão do Shonenglish no ensino bilíngue na província de Manica. O objectivo do estudo é analisar a dinâmica sociolinguística dessa variedade linguística. Baseando-se no ensino bilíngue em Moçambique, o nosso campo de estudo abrange uma variedade de áreas interdisciplinares como sociolinguístico e histórico do país. O procedimento metodológico foi qualitativo com a análise bibliográfica recém-publicada e a descrição de factos reais dos falantes dessa variante. Por meio da análise dos autores Nhatuve (2023), Fang (2022), Nhatuve e Machava (2021), defendem que o ensino bilíngue tem sido crítico a um fenómeno de comprometimento dos fazedores da lei, professores, alunos e sociedade civil que estejam envolvidos na esfera educacional. Salientar que, todo processo precisa ser acompanhado por uma monitoria das actividades em curso no âmbito da sua implementação. Contudo, algumas recomendações incluem, promover o multilinguismo equitativo e incorporar o Shonenglish na educação. É crucial oferecer treinamento adequado aos professores, para que possam efectivamente expandir o ensino bilíngue e o Shonenglish na sala de aula. Além disso, promover o diálogo e a colaboração entre educadores, engajamento comunitário e especialistas em linguística é fundamental para promover o desenvolvimento contínuo de abordagens pedagógicas inclusivas e culturalmente sensíveis. Esse tipo de colaboração pode ter um impacto significativo no sucesso e na sustentabilidade das iniciativas de ensino bilíngue.

Biografia do Autor

António Bonifácio Companhia, Universidade Púnguè – Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Humanidades – Moçambique

Doutorando em Ciências da Linguagem na Universidade Pedagógica de Maputo e docente na Universidade Púnguè-Chimoio, na Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Humanidades, em Moçambique. Possui mestrado em Educação e licenciatura em Ensino de Inglês. Atua nas áreas de ensino de línguas, didáticas e interculturalidade. Participa regularmente em eventos científicos e colabora com instituições como a British Council e PhD4Moz. Desenvolve pesquisas no âmbito do ensino de línguas e práticas discursivas.

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Publicado

25-06-2025

Como Citar

Companhia, A. B. . (2025). SHONENGLISH: DUAS LÍNGUAS, DOIS POVOS, UMA REALIDADE MOÇAMBICANA. AXÉUNILAB: evista nternacional e studos e inguagens a usofonia, 1(1), 151–161. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/riell/article/view/2235

Edição

Seção

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos