A ANÁLISE DA MARCA DE TEMPO E ASPECTO EM XIMAKONDE EM FORMAS AFIRMATIVA E NEGATIVA

Autores

  • Lucas Américo Universidade Rovuma- Intituto Superior de Recursos Naturais e Ambientais -Moçambique

Palavras-chave:

Marca de tempo, Aspecto, Ximakonde

Resumo

O presente trabalho tem como tema a análise da marca de tempo e aspecto em Ximakonde, com foco nas formas afirmativa e negativa. A pesquisa investiga a forma como se realiza a marcação temporal (passado, presente e futuro) e os aspectos verbais (perfectivo e imperfectivo), observando as possíveis distinções morfológicas e sintáticas entre enunciados afirmativos e negativos. O problema central consiste em compreender como a polaridade influencia a estrutura verbal e quais mecanismos linguísticos são usados para expressar tempo e aspecto em Ximakonde. Parte-se da hipótese de que existem morfemas específicos e contrastes relevantes entre formas afirmativas e negativas, que interferem na interpretação e organização temporal das ações. O objetivo principal é realizar uma descrição detalhada dos elementos morfológicos e sintáticos responsáveis pela marcação de tempo e aspecto, justificando-se pela importância de documentar e compreender a gramática desta língua bantu ainda pouco estudada. A metodologia adotada é de natureza filológica, com base na análise de documentos linguísticos escritos e registros orais em Ximakonde, complementada pela comparação com dados de outras línguas bantu próximas. Os resultados apontam para a existência de padrões próprios na expressão do tempo e aspecto, com variações sistemáticas entre formas afirmativas e negativas, revelando a riqueza e complexidade da estrutura verbal em Ximakonde.

 

Biografia do Autor

Lucas Américo, Universidade Rovuma- Intituto Superior de Recursos Naturais e Ambientais -Moçambique

Mestrando em Linguística Bantu, pela Universidade Rovuma, Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica, Delegação de Montepuez e formado no curso de Ensino do Inglês para Escolas Primárias (10 + 1 ano), no Instituto de Formação de Professor Alberto Joaquim Chipande, Cidade de Pemba. É atualmente docente da Escola Secundária 15 de outubro da Cidade de Montepuez (MEDH).

Referências

BYBEE, J. P. R. & PAGLUICA, W. The Evolution of the Grammar: Tense, Aspect and Modality in the Languages of the World. London: University Of Chicago Press, 1994.

COMRIE, B. Language Universals and Linguistic Typology: Sintax and morphology. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

COMRIE, B. Tense. New York: Cambridge University Press, 1985.

GUTHRIE, M. Comparative Bantu: An introduction to the comparative linguistics and prehistory of the Bantu languages. Vols. I-IV. Claredon: Oxford University, 1976/71.

LIPHOLA, M. Aspects of phonology and morphology of shimakonde, 2001.

NURSE, D. Aspect and Tense in Bantu Languages. In: NURSE, D. & PHILIPPSON, G. (Eds).The Bantu Languages. London and New York: Routledge, 2003, p.90-102.

NGUNGA, A. Introdução à Linguística Bantu. Maputo: Imprensa Universitária - Universidade Eduardo Mondlane, 2004.

NHAMTUMBO, A. M. A expressão do tempo e aspecto nas línguas bantu de Moçambique: uma abordagem morfossintática. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2014.

Downloads

Publicado

25-06-2025

Como Citar

Américo, L. . (2025). A ANÁLISE DA MARCA DE TEMPO E ASPECTO EM XIMAKONDE EM FORMAS AFIRMATIVA E NEGATIVA. AXÉUNILAB: evista nternacional e studos e inguagens a usofonia, 1(1), 259–269. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/riell/article/view/2228

Edição

Seção

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos