“Quo Vadis” Língua Portuguesa?
Palavras-chave:
Língua, Variação, Influências, PortuguêsResumo
Esta publicação póstuma da Profa. Dra. Amélia Arlete Mingas (1940-2019) visa divulgar trabalhos inéditos produzidos pela investigadora durante a sua atuação enquanto professora na Universidade Agostinho Neto. Estas publicações resultam de comunicações e manuscritos produzidos em eventos academico-científico pelo mundo fora. A Revista Njinga & Sepé publica esses trabalhos para reaviver ideias já construidas pela Mingas, assim como chamar atenção para novos pesquisadores sobre a necessidade da valorização da variedade angolana do português que foi inicialmente vista pela Dra Mingas. Os exemplos citados nesta publicação revelam como o português angolano está presente e sempre existirá no cotidiano dos cidadãos. (Editor-chefe da Revista)
Downloads
Referências
LINO, Maria Teresa Rijo da Fonseca (2010). A língua portuguesa em situação de contacto de línguas e culturas unidade e diversidade. In: Simpósio Internacional sobre a Interpenetração da língua e culturas de/em língua portuguesa na CPLP, IILP. Mindelo, Cabo Verde.
MINGAS, Amélia Arlete (2000). Interferência do kimbundu no português falado em Lwanda, Campo das Letras Porto, Xá de Caxinde Luanda.
MINGAS, Amélia Arlete 2010). Complementaridades entre línguas e culturas. In Simpósio Internacional sobre a Interpenetração da língua e culturas de/em língua portuguesa na CPLP, IILP. Mindelo, Cabo Verde.
NGUNGA, Armindo. (2010). A problemática de interferências de línguas moçambicanas na língua portuguesa. In: Simpósio Internacional sobre a Interpenetração da língua e culturas de/em língua portuguesa na CPLP, IILP. Mindelo, Cabo Verde.
PESSOA DE CASTRO, Yeda (2010). A participação de falantes africanos na formação do português brasileiro: aspectos sócio-históricos e linguísticos. In: Simpósio Internacional sobre a Interpenetração da língua e culturas de/em língua portuguesa na CPLP, IILP. Mindelo, Cabo Verde.
SECCO, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro (2010). A literatura brasileira e a paixão pela língua portuguesa, uma língua de memórias, afetos e rumores… In: Simpósio Internacional sobre a Interpenetração da língua e culturas de/em língua portuguesa na CPLP, IILP. Mindelo, Cabo Verde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).