Ensino bilingue como desafio e passos para mais inclusão no sistema de ensino angolano: Caso Lunda-Norte, 2019 -2020

Longeso mu malimy aali mumu kweseka nyi kukungila eswe ha ulongeso mwangola. Kutala ha Lunda wa Kusango 2019-2020

Auteurs

  • Albano Agostinho Eduardo Escola Pedagógica da Lunda-Norte - Angola

Mots-clés :

Ensino bilingue, Sistema de ensino, Lunda-Norte

Résumé

O presente estudo preliminar teve como objetivo analisar a implementação do ensino bilíngue em Angola, província da Lunda Norte, visando, na 2ª fase, a elaboração de uma proposta teórico-metodológica que, depois de refletida, será aplicada no Ensino Primário. Em que medida o grau de implementação do ensino bilíngue satisfaz as necessidades de unyingikiso no Ensino Primário, em particular na Lunda Norte é a questão que norteia a pesquisa e assente na teoria de L.S.Vygotsky, exigiu o estudo bibliográfico, a análise de documentos oficiais e a observação da realidade. Os dados levam à conclusão de um início tímido de implementação do ensino bilíngue na província que requer a complementaridade de apoios. E, apesar do estado promover o seu estudo, ainda não corresponde à expectativa dos agentes do ensino neste início.

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Kukehesa-Sona: Kusolola ca manyonga aa atangu kapwa a ulemu wa kunyingikisa ha

kutwala ca kuputuka nyi kulongesa ca malimi aali mu Angola, mbonge ya Lunda wa Kusango, mu cisulo ca mucaali, mu cipwa ca kuwana manyonga catamba kulongesa malimy aali, mba muze hi kwapwa kuwana manyonga jaco, makapwa kulongesa mu xikwola ya uputukilo. Ngue ulemu ukha uli ha ulongeso wa malimy aali mucikawahixila “unyingikiso” mu xikwola ya uputukilo, mu mbonge ya Lunda wa Kusango, cili cihulo ca manhonga ca L.S.Vygotsky nyi kukufupafupa yisoneko,  kusela nyonga ha mikanda ya nguvulu, ya ulemu nyi kutalatala umwenemwene wayo. Kulita nyi yize hituwana kukufupafupa ngue hitchily kuputhukilo ha kulongesa ca malimy aali, khexika, ndo cinatele kupwa nyi ukwaso, mbunga, thusendo ha Nguvulu, mba hanga yino milimo yende kanawa. Alyoze cipwe Nguvulu malemesa kulongesa ca malimy aali, nyhindu kanda acikumbulula manhyonga ha mianangana milongeshi hesue kuno kuputhukilo.

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Biographie de l'auteur

Albano Agostinho Eduardo, Escola Pedagógica da Lunda-Norte - Angola

Docente colaborador da Escola Pedagógica da Lunda-Norte e pesquisador do CEDES-ULAN.

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Publiée

10-06-2022

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Eduardo, A. A. . (2022). Ensino bilingue como desafio e passos para mais inclusão no sistema de ensino angolano: Caso Lunda-Norte, 2019 -2020: Longeso mu malimy aali mumu kweseka nyi kukungila eswe ha ulongeso mwangola. Kutala ha Lunda wa Kusango 2019-2020. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(1), 35–57. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/896