Reflexões sobre o ensino de língua apiaká e da língua portuguesa na aldeia indígena Mayrob do Brasil

Reflections about the teaching of the Apiaká language and the Portuguese language in the Mayrob indigenous village of Brazil

Autores/as

  • Alceu Zoia Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil
  • Ivanete Crixi Escola Estadual Indígena Leonardo Crixi Apiaká - Brasil
  • Ronélia do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil

Palabras clave:

ensino aprendizagem; língua Apiaká; segunda língua; Revitalização linguística.

Resumen

O presente trabalho, que dialoga com Gumperz (1982), Grojean (1982), Calvet (2001; 2011), Maher (2007), Lima (2004), Moita Lopez (2003) entre outros, tece algumas considerações sobre o ensino/aprendizagem das línguas Apiaká e da língua portuguesa na aldeia Mayrob localizada na Terra Indígena Apiaká/Kayabi no município de Juara-MT. Os desafios em ensinar/aprender as línguas envolvidas nesse processo não são fáceis. Resultados satisfatórios só surgirão a médio e longo prazo se, por um lado, tivermos a língua vernácula, a língua Apiaká; por outro, temos a língua portuguesa, padrão, obrigatória e de prestígio. Há alguns fatores que se observam na comunidade: a) que têm como primeira língua a portuguesa; b) que mantêm viva a vontade de revitalizar a oralidade da língua materna. O que se observa é que, à medida que se prioriza uma língua em detrimento de outra, os resultados são insatisfatórios tanto para o aprendiz quanto para o docente. A língua deverá ser utilizada/aprendida com valores significativos para este povo; suas necessidades efetivas deverão ser consideradas para o estabelecimento de parâmetros de ensino/aprendizagem, permitindo que o povo estabeleça seus objetivos de ensino de línguas na aldeia. Compreender as particularidades do uso e significado de cada uma dessas línguas se torna essencial para o desenvolvimento de atividades que possam valorizar a língua materna, possibilitando, também, um desempenho linguístico satisfatório da língua portuguesa. Desenvolver uma língua, seja ela qual for, em detrimento de outra, tem resultados negativos tanto para os aprendizes quanto para os indivíduos bilíngues da comunidade.

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The present work makes some considerations about the teaching/learning of the Apiaká languages and the Portuguese language in the Mayrob village located in the Apiaká/Kayabi Indigenous Land in the municipality of Juara-MT. The challenges in teaching/learning the languages involved in this process are great. There are some factors that are observed in the community: a) they have Portuguese as their first language; b) that keep alive the desire to revitalize the orality and writing of the mother tongue, in an attempt to reverse atrocities suffered in the past by contact with rubber tappers, miners and some missionaries, having currently only one person who masters the Apiaká language. The Apiaká people have as research records three books with words and phrases, made through projects by Brazilian universities, the first book entitled "Apiaká words nhandê nhe'eng" produced by the Linguistic Laboratory of UnB in 2009, Spelling book Apiaká in 2019 and Pedagogical Practices Intercultural in 2001, being a product of the project of the federal government Indigenous Knowledge at School, having as institutions involved the UFMT and UNEMAT. The language must be used/learned with significant values for these people; their actual needs should be considered for the establishment of teaching/learning parameters, allowing the people to establish their language teaching objectives in the village. Understanding the particularities of the use and meaning of each of these languages becomes essential for the development of activities that can value the mother tongue as a fundamental element of the identity of the Apiaká people, enabling a satisfactory linguistic performance of the Portuguese language as it is the language to communicate. if with other people. Developing one language over another has negative results for both learners and bilingual individuals in the community.

 

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Biografía del autor/a

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil

Professor Pós-Doutor em Educação do PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso-Cáceres, coordenador de Polo do Projeto Saberes Indígena-Polo Juara. 

Ivanete Crixi, Escola Estadual Indígena Leonardo Crixi Apiaká - Brasil

Professora da Escola Estadual Indígena Leonardo Crixi Apiaká da Aldeia Mayrob, Mestranda do Curso de Stricto Senso em Ensino em Contexto Indígena Intercultural –PPGECI. Coordenadora de ação do Projeto Saberes Indígena na Escola Polo Juara. 

Ronélia do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil

Professora Mestra em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Juara-MT, coordenadora local do Projeto Saberes Indígena Polo Juara

Citas

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Publicado

10-06-2022

Cómo citar

Zoia, A., Crixi, I., & Nascimento, R. do . (2022). Reflexões sobre o ensino de língua apiaká e da língua portuguesa na aldeia indígena Mayrob do Brasil: Reflections about the teaching of the Apiaká language and the Portuguese language in the Mayrob indigenous village of Brazil. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(1), 16–34. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/898