Práticas de avaliação no processo de ensino e aprendizagem na Escola Superior Ulongué: Cidade de Maputo

Pratiques d'évaluation dans le processus d'enseignement et d'apprentissage à l'Escola Superior Ulongué: ville de Maputo

Autores

  • Olga Judite Jamisse Academia de Ciências Policiais - Moçambique

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-aprendizagem, Educação

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo impulsionado por conhecer as práticas de avaliação usadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem na ESU. E, constituíram objetivos específicos apresentar como é feita a planificação da avaliação no processo de ensino e aprendizagem na ESU, identificar as práticas avaliativas mais usadas na ESU e por fim trazer as percepções dos professores da ESU sobre o tipo das práticas de avaliação que estimulam aprendizagem. Para o efeito recorreu-se a revisão bibliográfica, análise documental e o questionário. Os resultados evidenciam que avaliação é tida como aquela que tem multiplicidade de entendimento, devido a sua evolução de acordo com as mudanças que ocorrerem na sociedade e no processo de ensino e aprendizagem. A forma como foi programada nos planos analíticos da ESU nosso objecto de análise revela a predominância de testes escritos individuais e a inexistência de práticas avaliativas que conduzem avaliação à sua função formativa. O que significa que os estudantes não experimentam práticas avaliativas que permitem o entendimento de que avaliação é uma negociação ou construção entre todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem. Todavia, ficou claro que independentemente do paradigma que o docente adota na avaliação é preciso reconhecer que esta ocorre no seio de estudantes com uma diversidade cultural, e que cada um entra no processo de avaliação com um conhecimento prévio obtido na sua cultura e que serve de base para a compreensão dos conhecimentos ministrados na implementação do currículo.    

***

Cet article présente une étude motivée par la connaissance des pratiques d'évaluation utilisées par les enseignants dans le processus d'enseignement et d'apprentissage à l'ESU. Et, les objectifs spécifiques étaient de présenter comment la planification de l'évaluation se fait dans le processus d'enseignement et d'apprentissage à l'ESU, d'identifier les pratiques évaluatives les plus utilisées à l'ESU et enfin d'apporter les perceptions des enseignants de l'ESU sur le type de pratiques d'évaluation qui stimulent l'apprentissage. À cette fin, une revue de la littérature, une analyse de documents et un questionnaire ont été utilisés. Les résultats montrent que l'évaluation est vue comme celle qui a une multiplicité de compréhension, en raison de son évolution en fonction des changements qui se produisent dans la société et dans le processus d'enseignement et d'apprentissage. La manière dont elle a été programmée dans les schémas analytiques de l'UES notre objet d'analyse révèle la prédominance des épreuves écrites individuelles et l'inexistence de pratiques évaluatives qui conduisent l'évaluation à sa fonction formative. Ce qui signifie que les étudiants n'expérimentent pas des pratiques évaluatives qui permettent de comprendre que l'évaluation est une négociation ou une construction entre tous les participants au processus d'enseignement et d'apprentissage. Cependant, il est apparu clairement que quel que soit le paradigme que l'enseignant adopte dans l'évaluation, il faut reconnaître que cela se produit chez des élèves ayant une diversité culturelle, et que chacun entre dans le processus d'évaluation avec une connaissance préalable obtenue dans sa culture et qui sert de base au processus d'évaluation base de compréhension des connaissances enseignées dans la mise en œuvre du programme d'études.

Biografia do Autor

Olga Judite Jamisse, Academia de Ciências Policiais - Moçambique

Licenciada em Ensino de História e Geografia, Mestre em Desenvolvimento Curricular e Instrucional, Doutorada em Educação/Currículo; áreas de pesquisa: currículo e Educação; Docente nas disciplinas de Metodologia de Pesquisa Cientifica e Projecto, na Academia de Ciências Policiais, Moçambique.

Referências

Allal, L. (1986). Estratégias de avaliação formativa: concepções Psicopedagógicas e modalidades de aplicação. Coimbra, Almedina.

Ballester, M. et al. (2003). Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre, Artmed.

Bradfield, J.; Moredock, H.S. (1963). Medidas e testes em educação. Rio de Janeiro, Fundo de cultura.

Barreira, C. (2001). Avaliação das aprendizagens em contexto escolar. Estudo das atitudes dos docentes face ao modelo de avaliação do Ensino Básico. Coimbra, Universidade de Coimbra, tese de doutoramento (policopiado).

Bloom, B. S. et al. (1983). Taxionomia de objectivos educacionais e domínio cognitivo. Porto Alegre, Globo.

Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa, Texto Editora.

Furtado, A. (2014). Manual de curso de lidar com a diversidade cultural e promover a igualdade e valorizar a diferença. Disponível em: www.cidadesglocais.org∕ficheiros∕file∕diversidade_cultura.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

Guba, E.; Lincoln, Y. (1989). Fourth generation evaluation. San Francisco, Jossey Bass.

Grupos de Disciplinas (2020). Planos analíticos das disciplinas do 1º semestre do 1º ano. Maputo, ESU.

Grupos de Disciplinas (2019). Planos analíticos das disciplinas do 1º semestre do 3º ano. Maputo, ESU.

Habermas, J. (1997). Teoria de la accion comunicativa: complementos y estúdios prévios. Madrid, Catedra.

Hadji, C. (2001). Avaliação desmitificada. Porto Alegre, Artmed.

Hoffmann, J.M.L. (2008). Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre,

Mediação.

Jorba, J. ; Sanmarti, N. (2003). A função pedagógica da avaliação. In: Ballester, M. et al. (Org.). Avaliação como apoio aprendizagem. Porto, Atmed.

Kraemer, M. E. P. (2006). Avaliação da aprendizagem como construção do saber. coloquio internacional sobre gestão universitária na América do sul. Disponível na Internet via https://www. Anpocs. Avaliação/bib61.pdf. Acesso em 18 de Abril de 2021.

Luckesi, C.C. (1998). Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições, São Paulo, Cortez.

Machado, E. (2007). Avaliação e participação: um estudo sobre o papel dos actores na avaliação da formação continua. Universidade do Minho: Instituto de Educação e Psicologia, tese de doutoramento (policopiado).

Machado, M. A. A. (1995). Diagnóstico para superar o tabu da avaliação nas escolas. São Paulo, Revista Editorial.

Pacheco, J. A. (1998). Avaliação da aprendizagem. In: Almeida, L. S. e Tavares, J. (Org). conhecer, aprender, avaliar. Porto, Porto Editora.

Perrenoud, F. (2008). Não existe inclusão eficaz sem diferenciação pedagógica. Lisboa, Educação Inclusiva.

Rabelo, E. H. (1998). Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, Editora Vozes.

Ribeiro, L. C. (1999). Avaliação da Aprendizagem. Lisboa, Texto Editora.

Sacristán, J. G. (2000). O currículo – Uma Reflexão Sobre A prática. SP, Artmed.

_________. (2002). Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre, Artmed.

Tapias, J.A.P. (2013). “Educar a partir da interculturalidade: exigências curriculares para o diálogo interculturais”. In: Sacristán, J. G. (Org.): Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo,Penso.

Downloads

Publicado

10-06-2022

Como Citar

Judite Jamisse, O. (2022). Práticas de avaliação no processo de ensino e aprendizagem na Escola Superior Ulongué: Cidade de Maputo: Pratiques d’évaluation dans le processus d’enseignement et d’apprentissage à l’Escola Superior Ulongué: ville de Maputo . NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(1), 58–74. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/883