O insucesso escolar: fatores associados à reprovações nos exames finais da 10ª classe nas escolas da Vila Municipal de Mandlakazi no ano letivo de 2021

Ku tsandzeka ka xikolo: swilo leswi fambelanaka na ku tsandzeka eka swikambelo swa makumu swa giredi ya 10 eswikolweni edoropeni ra masipala ra Mandlakazi eka lembe ra tidyondzo ra 2021

Authors

  • Ananias Orlando Sitoe Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini - Moçambique

Keywords:

Aprendizagem, Avaliação, Exames, insucesso

Abstract

This study aims to understand the main factors that contributed to the high rate of failures in the final exams of the 10th grade at Escolas Secundárias da Vila Municipal de Mandlakazi (ESVMM) in the academic year of 2021. The study was carried out at Escola Secundária Samora Machel and Escola Secundária de Manjacaze. A qualitative approach was privileged, with the collection of information through semi-structured interviews directed at students who failed the 10th grade exams in the 2021 school year, to the teachers who taught the 10th grade in the 2021 school year and to the pedagogical managers from the 1st.cycle. Based on the results of the research, we conclude that the factors that contributed to the high rate of failures in the final exams of the 10th grade in the ESVMM of Mandlakazi in the academic year of 2021 are of an individual nature, related to the weak dedication of the students; of institutional originrelated to weak teacher training to respond to the changes imposed by the COVID-19 pandemic, the application of traditional assessment practices, the weak involvement of students in the exam process and the weak dissemination of the legislation that regulates the learning assessment process. in the National Education System (SNE), including the examination process; family factors, related to the family income situation of some parents and guardians, which made it impossible for them to acquire learning support material for their students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ananias Orlando Sitoe, Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini - Moçambique

Licenciado em Ensino Básico com Habilitação em Administração e Gestão de Educação, pela Universidade Pedagógica de Moçambique; pós-graduado em Psicopedagogia do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini e Mestre em Ciências de Educação. Funcionário no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Mandlakazi, afecto na Escola Primária de Chiguivitane

References

ALARCÃO, M. (Des)equilíbrios familiares. 3.ed. Coimbra: Ed. Quarteto, 2006.

BRANCO, J. P. Insucesso escolar: um estudo na área escolar da Maia. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2012.

CHIZZOTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2017.

CORTESÃO, L.; TORRES, M. A. Avaliação pedagógica I - insucesso escolar. Lisboa: Porto Editora, 1990.

DE OLIVEIRA, R. G., MOTA, A. A., & DE SOUSA, J. A. A Avaliação Educacional: uma breve análise das modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, 16 (34): 21-28, 2022.

DIAS, M. N. Contributos para compreender o insucesso escolar. Santarém: IPSantarém, 2017.

FERREIRA, S. H.; BARRERO, S. D. Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil. PSICO, Porto Alegre: PUCRS, 41(4): 462 – 472, 2010.

FONSECA, V. D. Dificuldades de aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar. Lisboa: Âncora Editora, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREITAS, P. F. Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios. 149f. (Tese de Doutoramento). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de são Paulo, 2019.

INDE. Moçambique. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Maputo. Imprensa Universitária, UEM, 2007.

JÚNIOR, E. B. L., DE OLIVEIRA, G. S., DOS SANTOS, A. C. O., & SCHNEKEMBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Minas Gerais: Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, 20(44): 36-51, 2021.

LAGARTO, M. J. S. Avaliação formativa e exames nacionais: Análise de práticas de ensino e avaliação de uma professora da disciplina de História. 435f. (Dissertação de especialização em avaliação em Educação). Universidade de Lisboa. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2019.

LEITÃO, R. A. R.; STEFANUTO, V. A. Entre a prática de exames e a perspectiva formativa: Avaliação da aprendizagem a partir do olhar dos discentes do ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, 2(19): 1-22, 2020.

LEITE, C.; FERNANDES, P. Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária. Perspectiva, Florianópolis, 29(2): 507-533, 2011.

MACAMO, E. M. Insucesso escolar em Moçambique: Estudo do Caso na Escola Secundária Graça Machel. 123f. (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Universidade Aberta, 2015.

MARTINS, H. S. S. Insucesso Escolar: Prevenção e Intervenção na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Paula Frassinetti, 2017.

MEC, Moçambique. Regulamento da organização do processo de exames. Boletim da República número 34, 1ª série. Maputo: Imprensa Nacional, 2007.

MINEDH, Moçambique. Regulamento Geral do Ensino Básico. Maputo: Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, 2008.

MINEDH, Moçambique. Regulamento Geral de Avaliação. Maputo. Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, 2021.

NEVES, M. A. O impacto de percursos passados de insucesso escolar, na vivência presente e expectativas futuras face à escola: Efeitos moderadores e preditores de fatores psicossociais e sociodemográficos. 73f. (Dissertação de Mestre em Psicologia). Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação. Porto: Universidade do Porto, 2020.

PICANÇO, A. L. B. A relação entre a escola e a família. As suas implicações no processo de ensino – aprendizagem. (Relatório de Mestrado em Supervisão Pedagógica). Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa: Associação de Jardins – Escolas João de Deus, 2012.

SEVERINO, A. D. Insucesso escolar e estratégias pedagógicas inovadoras: estudo de caso na Escola Comandante Bula, Huambo. 81f. (Tese de Mestrado em Ciências de Educação). Universidade Portucalense. Porto: Universidade Portucalense, 2019.

SILVA, R. M. F. Desenvolvimento profissional de professores de matemática do 2º ciclo do ensino básico: o insucesso escolar e estratégias para o minorar. (Dissertação de Mestrado em Educação). Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, 2004.

SILVA, C. A problemática do insucesso escolar: a educação fisica como estratégia de combate ao insucesso escolar - uma abordagem teórica. Trás-Os-Montes e Alto Douro: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2011.

SIMPAIO, M. O. Os estudantes e o uso das TIC na preparação aos exames de seleção do ensino superior público: ferramentas, dificuldades e táticas. 155f. (Dissertação de mestrado em Educação). Universidade de Brasília. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.

TEIXEIRA, K., V. V. S. L. O Insucesso Escolar no Conselho de São Lourenço dos órgãos (CSLO) e o Papel da Administração Local: Estudo do Caso - Escola Secundária Luciano Garcia. 147f. (Dissertação de Mestrado em Gestão Autárquica). Instituto Superior de Gestão e Ciências. Lisboa: ISEC Lisboa, 2021.

Published

14-12-2023

How to Cite

Sitoe, A. O. (2023). O insucesso escolar: fatores associados à reprovações nos exames finais da 10ª classe nas escolas da Vila Municipal de Mandlakazi no ano letivo de 2021: Ku tsandzeka ka xikolo: swilo leswi fambelanaka na ku tsandzeka eka swikambelo swa makumu swa giredi ya 10 eswikolweni edoropeni ra masipala ra Mandlakazi eka lembe ra tidyondzo ra 2021. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 3(Especial II), 295–314. etrieved from https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1426