O exilo do herói dos oprimidos: uma reflexão sobre o impacto da morte do Rapper Azagaia na sociedade moçambicana
L'exil du héros des opprimés : une réflexion sur l'impact de la mort du rappeur Azagaia sur la société mozambicaine
Keywords:
RAP, Rapper, Azagaia, MorteAbstract
Este artigo busca reflectir sobre o impacto da morte do Rapper Azagaia na sociedade moçambicana, visando trazer à superfície a sua influência na ideologia da juventude, olhando para o cenário da política e governação atual em Moçambique. O cantor moçambicano Edson Amândio Maria L. da Luz, comumente conhecido como “Azagaia” foi o maior cantor rap do país, suas letras criticam a má governação, a pobreza e a corrupção. Sua carreira profissional no Rap se iniciou em 2006, lançando seu primeiro álbum no ano seguinte, “Babalaze” (ressaca na língua changana), com a gravadora Cotonete Records. Desde então, não se esquivou de diversas polêmicas ao disseminar ideias críticas e contundentes acerca da situação política e social do país, assim como do contexto internacional que o circunscreve. Entre suas produções destacam-se faixas conhecidas como “As mentiras da verdade” e “Combatentes da Fortuna”, música que consagrou-se como o videoclipe mais assistido da história do rap moçambicano, mesmo contando com uma forte censura televisiva.(Afreaka, s.d.).
***
Cet article cherche à réfléchir à l'impact de la mort du rappeur Azagaia sur la société mozambicaine, dans le but de faire ressortir son influence sur l'idéologie des jeunes, en examinant le scénario politique et de gouvernance actuel au Mozambique. Le chanteur mozambicain Edson Amândio Maria L. da Luz, communément appelé "Azagaia" était le plus grand chanteur de rap du pays, ses paroles critiquent la mauvaise gouvernance, la pauvreté et la corruption. Sa carrière de rap professionnel débute en 2006, en sortant son premier album l'année suivante, « Babalaze » (gueule de bois en langue changana), avec le label Cotonete Records. Depuis, il n'a pas évité plusieurs polémiques en diffusant des idées critiques et percutantes sur la situation politique et sociale du pays, ainsi que sur le contexte international qui l'entoure. Parmi ses productions, des morceaux bien connus comme "As mentes da Verdade" et "Combatentes da Fortuna" se démarquent, une chanson qui est devenue le clip vidéo le plus regardé de l'histoire du rap mozambicain, même avec une forte censure télévisée. (Afreaka, n.d. ).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).