Quando as máscaras da colonialidade começarão a cair na Guiné-Bissau? Debates sobre a decolonização do sistema educativo
When will the masks of coloniality begin to fall in Guiné-Bissau? Debates on the decolonization of the education system
Palavras-chave:
Colonialidade, Educação, Reistência, Guiné-BissauResumo
A educação teria a função decolonizadora se primar pelo processo decolonial. Esta reflexão trata-se um olhar diferente do colonial e imperialista, e não a uma posição total aos saberes produzidos no ocidente. A Guiné-Bissau como um país que passou pelo processo da colonização, o sistema educativo e curricular passaram por algumas modificações através das políticas educativas deslocadas, donde ocorrem as máscaras da colonialidade. Neste sentido, o presente trabalho foca-se no drama do sistema educativo guineense através do qual, as últimas décadas evidenciaram e testemunharam a aplicação das medidas educacionais impostas pelas agências neoliberais, corporativas dominantes e alguns países do “Norte global”. Essa política eliminou, aliás, tentou eliminar as bases cosmo perspectivadas e as estórias dos guineenses no(s) currículo(s). Com isso, faz-se necessária a descolonização do sistema educativo para a formação de sujeitos como atores ativos e não passivos, portanto.
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Education would have the decolonizing function if it excelled in the decolonial process. This reflection is about a different view of the colonial and imperialist, and not a total position to the knowledge produced in the West. Guinea-Bissau as a country that went through the colonization process, the educational system and curriculum underwent some changes through displaced educational policies, where the masks of coloniality occur. In this sense, the present work focuses on the drama of the Bissau-Guinean educational system through which, the last decades have evidenced and witnessed the application of educational measures imposed by neoliberal, dominant corporate agencies and some countries of the “Global North”. This policy eliminated, in fact, it tried to eliminate the cosmoperspective bases and the stories of the Bissau-Guineans in the curriculum(s). Therefore, the decolonization of the educational system is necessary for the formation of subjects as active and non-passive actors, therefore.
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