Línguas e identidades: Um ensaio sobre as representações identitárias de Hugh Masekela

Izilimi kanye Nobunikazi: I-eseyi mayelana nokumelelwa kobunikazi buka-Hugh Masekela

Autores

  • Oscar Fumo Universidade do Zimbabwe- Zimbabwe

Palavras-chave:

Identidade, Representações, Cultura, Hugh Masekela

Resumo

Ainda há quem acredita que a África é um país, uno, e onde só existem animais selvagens e pessoas sem cultura nem tradições. Essa foi a imagem construída pelo colonialismo. No entanto, sabe-se, por evidências históricas, que a África é o berço da humanidade e, sem dúvidas, possui intelectuais e artistas de todo tipo. Neste trabalho, apresenta-se um ensaio sobre as representações identitárias do compositor, cantor, trompetista sul-africano Hugh Masekela (1939 – 2018). A música consegue transmitir e agregar identidades socioculturais e exprimir um consjunto de sentimentos de um grupo sociail ou mesmo de uma nação. A carreira de Masekela carrega essas imprissões digitais das africanidades e busca representar o seu grupo e tradições. A pesquisa visa analisar essas representações identitárias em suas obras. Analisando diversos materiais discográficos produzidos pelo Masekela se concluiu que há uma marca permanente de identidade nas músicas, especialmente no saxofone, instrumento predileto dele e de expressão por meio do som afrimações das africanidades.

***

Basebaningi abacabanga ukuthi i-Afrika iyizwe elilodwa nokuthi kunezilwane zasendle kuphela, ezingenamasiko namasiko. Lowo kwakuwumbono owalethwa ubukoloniyali yonkana i-Afrika. Siyazi ukuthi i-Afrika iyisizinda sobuntu futhi, ngaphandle kokungabaza, inongqondongqondo namaciko azo zonke izinhlobo. Lo msebenzi wethula indaba yomculi waseNingizimu Afrika, umqambi, umculi, u-Hugh Masekela, owazalwa ngo-1939 futhi washona ngo-2018. . Umsebenzi kaMasekela uphethe le minwe yabantu base-Afrika futhi ufuna ukumela iqembu namasiko akhe. Ucwaningo luhlose ukuhlaziya lezi zithombe zobuyena emisebenzini yakhe. Kucutshungulwa amarekhodi ahlukahlukene akhiqizwe uMasekela, kufinyelelwe esiphethweni sokuthi kunophawu oluhlala njalo lokuzibonakalisa ezingomeni, ikakhulukazi ku-saxophone, insimbi ayithandayo nendlela azizwa ngayo ngokuzwakala kwama-Afrika.

***

There are still many who believe that Africa is one country and that there are only wild animals there and people without culture or traditions. That was images brought by colonialism. We know, with historical evidences, that Africa is the cradle of humanity and, without a doubt, has intellectuals and artists of all kinds. This work presents an essay about identities representations of the composer, singer, trumpeter south-african Hugh Masekela (1939-2018). Music manages to transmit and aggregate sociocultural identities and express a set of feelings of a social group or even of one nation. Masekela's career carries these fingerprints of Africanities and seeks to represent her group and traditions. The research aims to analyze these representations of identity in his works. Analyzing various record materials produced by Masekela, it was concluded that there is a permanent mark of identity in the songs, especially in the saxophone, his favorite instrument and expression through the sound of Africanities

Biografia do Autor

Oscar Fumo, Universidade do Zimbabwe- Zimbabwe

Mestre em Linguística Aplicada; Docente e Investigador, Assistente Universitário no Depto de Línguas da Universidade Eduardo Mondlane (UEM); Membro do Projecto de Investigação em Literacia Académica da UEM; Leitor de Português na Universidade do Zimbabwe.

Referências

AFRICA DO SUL. Constituição da República da África do Sul. 1995. Disponível em: https://www.justice.gov.za/legislation/constitution/saconstitution-web-eng.pdf Acesso em: 30 mai.2022.

BUCHOLTZ, Mary; HALL, Kira. Language and Identity. In: DURANTI, Alessandro (Org.). A companion to Linguistic Antropology. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2004. p.369-394.

CRAWFURD. Hugh Masekela. Disponível em: www.crawfurd.com

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, [1992] 2003.

iAfrica: Assuppol and the Hugh Masekela heritage foundation celebrate Bra Hugh’s cultural legacy. 2022. Disponível em: https://iafrica.com/assupol-the-hugh-masekela-heritage-foundation-celebrate-bra-hughs-cultural-legacy-23-january-2022/ Acesso em: 22 mar. 2022.

KRAMSCH, Claire. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Revista Estudos Afro-asiáticos, Ano 23, n°1, p. 172-209, 2001.

NORTON, Bonny; TOOHEY, Kelleen. Identity, Language leraning, and social change. Cambridge University Press, 2011.

SOUTH AFRICA GATEWAY. The 11 languages of South Africa. 2018. Disponível em: https://southafrica-info.com/arts-culture/11-languages-south-africa/ .Acesso em: 30 mai.2022.

Downloads

Publicado

10-06-2022

Como Citar

Fumo, O. (2022). Línguas e identidades: Um ensaio sobre as representações identitárias de Hugh Masekela: Izilimi kanye Nobunikazi: I-eseyi mayelana nokumelelwa kobunikazi buka-Hugh Masekela. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(1), 653–665. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/927