Poesia em língua cisena: Moçambique
Palavras-chave:
Poesia, Literatura, Sentimentos, MoçambiqueResumo
A poesia é expressão de sentimentos e ideias. Amar a pátria passa necessariamente pelo estabelecimento de vinculo de identidade e de pertencimento. A língua cisena é uma lingua bantu falada na Cidade da Beira e em 22 distritos de 4 províncias de Moçambique: Província de Manica (Distrito de Gondola, Guru, Macosa e Tambara), Província de Sofala (Cidade da Beira e os distritos de Caia, Chemba, Cheringoma, Dondo, Gorongoza, Maringue, Marromeu, Muanza, Nhamatanda), Província de Tete (Distritos de Changara, Moatize e Mutarara) e Província de Zambézia (Distritos de Chinde, Inhanssunge, Mocuba, Mopeia e Morrumbala, Nicoadala). Além de Moçambique, Cisena é falado também nas Repúblicas de Malawi e de Zimbabwe (NGUNGA; FAQUIR, 2012).
Downloads
Referências
NGUNGA, Armindo; FAQUIR, Orlando G.Padronização da Ortografia de Línguas Moçambicanas: Relatório do III Seminário. Maputo: CEA, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).